Selecione o dia...

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Em concentração de renda, Brasil rural só não supera Namíbia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213873.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um "país" dentro do Brasil com 30 milhões de habitantes, com a quadragésima (40ª) maior população do mundo, atrás apenas de Brasil e Argentina na América do Sul. Este "numeroso contingente" que forma a "nação" do Brasil rural, mesmo que cada vez menos quantitativa em comparação às multidões dos centros urbanos, continua sendo relevante.

Comércio exterior brasileiro mantém forte crescimento em março de 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213880.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A exemplo de fevereiro de 2010, o comércio exterior brasileiro manteve forte crescimento em março, de acordo com dados divulgados no dia 1º de abril pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). As exportações renderam US$ 15,7 bilhões, um aumento de 33,2% sobre março de 2009, e as importações somaram pouco mais de US$ 15 bilhões, um avanço de 50% na mesma comparação.

Abertas inscrições para seleção de 150 bolsistas de extensão rural em Alagoas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213879.htm
[ POLITICA # CONCURSOS ] A Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário de Alagoas (Seagri), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), publicou, no dia 31 de março de 2010, um edital para a concessão de bolsas a 150 técnicos, que deverão atuar no atendimento aos agricultores. O documento está disponível no site da Fapeal.

Simpósio em Brasília discute novas propostas para agregar valor aos recursos genéticos vegetais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213874.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Brasil abriga cerca de 20% da biodiversidade mundial, incluindo plantas, animais e microrganismos. Esse patrimônio natural abriga milhares de espécies com potencial para aplicação em diversas áreas, como: alimentação, medicamentos e a indústria da biotecnologia, entre outras. A pesquisa agropecuária é, sem dúvida, o caminho para ampliar o conhecimento sobre os recursos genéticos vegetais e estimular a sua utilização de forma sustentável.

Ipea e Ministério da Agricultura discutem os desafios da agricultura no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213882.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O representante regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para América Latina e o Caribe, José Graziano da Silva, junto a pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e acadêmicos apresentaram seus trabalhos no seminário A agricultura brasileira: desempenho recente, desafios e perspectivas, promovido pelo Ipea e pelo MAPA no dia 30 de março de 2010, no auditório do ministério, em Brasília (DF).

Brasil quer exportar mais frutas aos árabes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213881.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Estudo realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) e empresas participantes do instituto definiu os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita como mercados-alvo para a exportação de frutas brasileiras e seus derivados, como polpas e sucos.

Pessuti visita Expolondrina e reafirma que agropecuária será prioridade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213878.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Durante visita à 50ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (Expolondrina), no dia 3 de abril de 2010, o governador Orlando Pessuti reforçou que as prioridades de seu governo serão o reforço da segurança pública e a atenção especial à agropecuária do Paraná. Ele caminhou, juntamente com a família e deputados, por praticamente todos os estandes da feira. Foi recebido com muito entusiasmo pelos funcionários da Emater e entrou sob aplausos na Feira Sabores do Paraná.

Rio Grande do Sul cria projeto inédito no Brasil para zoneamento da silvicultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213877.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Rio Grande do Sul está realizando um projeto inédito para a preservação do meio ambiente. Através de decreto assinado pela governadora Yeda Crusius, o Estado está fazendo um Inventário Florestal Estadual/Nacional. De maneira absolutamente distinta de outros estados, aconteceu a assinatura do zoneamento da silvicultura, por acordo entre todas as partes - o único no Brasil.

Gravataí recebe Fórum Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213876.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] No dia 9 de abril de 2010, se realiza o 16º Fórum Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável. O evento, que começa às 8h, na Câmara Municipal de Gravataí, é organizado pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Gravataí e Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) e terá a participação de representantes do setor rural, da educação e de autoridades.

Agricultores iniciam plantio de 30 mil seringueiras em Xapuri

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213875.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Agricultores e extrativistas de Xapuri (AC) iniciaram, o plantio de mudas de seringueiras, como parte do Programa Florestas Plantadas, lançado recentemente pelo Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Extensão Agro-florestal e Produção Familiar do Acre (Seaprof), com apoio da Secretaria de Floresta do Acre (SEF). No dia 26 de março de 2010, o pesquisador da Embrapa Acre, Rivadalve Gonçalves, visitou áreas de produção para acompanhar as atividades e avaliar o aspecto técnico da implantação dos plantios.

Pesquisar este blog