Selecione o dia...

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Alimentos contaminados no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213926.htm
[ POLITICA # ARTIGOS ] O Brasil é o maior mercado de agrotóxicos do mundo e representa 16% da sua venda mundial. Em 2009, foram vendidas aqui 780 mil toneladas, com um faturamento estimado da ordem de 8 bilhões de dólares. Ao longo dos últimos 10 anos, na esteira do crescimento do agronegócio, esse mercado cresceu 176%, quase quatro vezes mais que a média mundial, e as importações brasileiras desses produtos aumentaram 236% entre 2000 e 2007. As 10 maiores empresas do setor de agrotóxicos do mundo concentram mais de 80% das vendas no país.

Parlamento Europeu quer retomar negociação comercial com Mercosul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213938.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Comissão de Comércio Internacional do Parlamento Europeu, o português Vital Moreira, defendeu a retomada das negociações entre o Mercosul e a União Europeia, paralisadas desde 2004. A retomada dos entendimentos comerciais entre o Brasil e a União Europeia, no tríplice contexto das relações bilaterais, do Mercosul e da Organização Mundial do Comércio (OMC), foi o tema da reunião de trabalho do dia 7 de abril de 2010 entre parlamentares europeus e as comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

Produtores de orgânicos no Paraná buscam certificação com ajuda do PAIS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213930.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Atuam hoje no Paraná mais de quatro mil produtores rurais dedicados à agricultura orgânica, mas menos de 10% deles possuem certificação de seus sistemas de produção ou processamento. A informação, que é da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), mostra um dado preocupante: a falta do atestado dificulta o acesso a mercados e a melhor remuneração dos produtos.

Teste do chip do boi mostra economia de tempo no manejo do gado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213920.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Teste realizado no dia 6 de abril de 2010 pelo Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) em uma fazenda em Mato Grosso do Sul mostrou que a tecnologia do chip do boi desenvolvida pela empresa de Porto Alegre (RS) pode reduzir em até 95% o tempo gasto no trabalho de pesagem do gado.

Emater-MG inicia implantação de unidades de recuperação de pastagens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213933.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) está iniciando a implantação de 15 unidades demonstrativas de recuperação de pastagens para o gado de leite nas regionais Juiz de Fora, Cataguases e Belo Horizonte.

Garantia Safra para agricultor do Centro-Oeste passa em comissão do Senado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213932.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O benefício Garantia Safra, um seguro monetário oferecido aos pequenos produtores nordestinos em casos de perda ou redução na safra agrícola geradas por seca ou excesso de chuvas, deve ser também estendido para a área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). É o que prevê projeto - PLS 547/09 - aprovado no dia 7 de abril de 2010 pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal.

Comissão do Senado aprova projeto que limita compra de terras por estrangeiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213931.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Estrangeiros podem ter novos limites para a posse e propriedade de terras na Amazônia e nas faixas de fronteira nas regiões Norte e Nordeste. Proposta nesse sentido foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal no dia 7 de abril de 2010.

Presidente da CNA defende mecanismos de sustentação de preços

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213929.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A criação de mecanismos de sustentação dos preços para comercializar a produção foi uma das bandeiras defendidas nno dia 7 de abril de 2010 pela presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Deliberativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), senadora Kátia Abreu. Ao falar para cerca de 80 lideranças rurais de Mato Grosso do Sul e 15 dirigentes sindicais do Rio Grande do Sul durante o programa Campo vai à CNA, em Brasília (DF), ela alertou que estes instrumentos estão entre os desafios para assegurar a rentabilidade do produtor. "Somos bons produtores de café, milho, soja, temos acesso a tecnologias, mas não temos como nos defender dos riscos dos preços. Do jeito que a situação está hoje, o produtor rural não paga conta nenhuma", afirmou.

Dia de Campo na TV fala sobre tecnologia social para agricultura urbana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213925.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Esta edição do Dia de Campo na TV exibe o tema Tecnologia social para agricultura urbana. Este programa vai ao ar dia 9 de abril, pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) a partir das 9h30 (com reprise às 15h30) e no dia 11, às 8h pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet).

Botucatu sedia 1º Simpósio da Cadeia Produtiva da Bubalinocultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213914.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O 1º Simpósio da Cadeia Produtiva da Bubalinocultura será realizado entre os dias 9 e 11 de abril de 2010, na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu (SP). O evento promovido pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, é voltado para estudantes de graduação, pós-graduação, técnicos e profissionais da área.

Pesquisar este blog