Selecione o dia...

terça-feira, 13 de abril de 2010

Glifosato: "todo veneno deveria ser proibido"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213968.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um dos herbicidas que mais tem causado danos ao meio ambiente e também para o ser humano é o glifosato. Ele é uma molécula química sintetizada, desenvolvido para matar qualquer tipo de planta, principalmente perenes. É o ingrediente principal do Roundup, herbicida da Monsanto. Assim, muitas plantas culturais geneticamente modificadas são simplesmente alterações genéticas para resistir ao glifosato.

Stedile: ?A mídia critica nossas ocupações, mas faz vista grossa às terras griladas pela Cutrale e Daniel Dantas?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213970.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] 17 de abril de 1996. Cerca de 1.500 famílias de trabalhadores rurais sem-terra estão acampadas há mais de um mês no município de Eldorado dos Carajás, sul do Pará. Reivindicam a desapropriação de terras, principalmente as da Fazenda Macaxeira. Como não são atendidas, em 10 de abril, iniciam a "Caminhada pela Reforma Agrária", rumo a Belém, a capital, para sensibilizar as autoridades.

Brasil participa da feira de cafés especiais dos Estados Unidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213965.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) participará mais uma vez da feira e convenção anual da Specialty Coffee Association of America (SCAA) - clique aqui para acessar a página do evento. Em sua 22ª edição, o evento será promovido em Anaheim, cidade ao sul da Califórnia, de 15 a 18 de abril de 2010, e deverá ser visitada por mais de 8 mil profissionais do setor.

Governo lança portal que integra e divulga dados geoespaciais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213942.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão lançou no dia 8 de abril de 2010 uma ferramenta que ajudará o Poder Público e a iniciativa privada a planejar e gerir de maneira mais eficiente investimentos e ações. O portal da Infraestrutura de Dados Espaciais (Inde) - integra dados geoespaciais produzidos por diversas instituições nacionais ? como o traçado de uma rodovia para escoar a produção, a construção de uma usina hidrelétrica que garantirá acesso a energia em uma determinada região ou a instalação de um polo industrial.

Novas especificações para qualidade de trigo devem revolucionar mercado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213969.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) deve publicar portaria redefinindo as classificações de qualidade do trigo que poderá ser adquirido pelo governo federal em seus programas de apoio à comercialização. Segundo o coordenador-geral de Cereais e Culturas Anuais do MAPA, Silvio Farnese, a nova classificação se aproxima mais das exigências do mercado.

Comissão da Câmara aprova selo de qualidade para produtos de origem animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213967.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou no dia 7 de abril de 2010 proposta de criação de um selo de qualidade ambiental para produtos de origem animal. Conforme a proposta, selo funcionará como um atestado de que o animal usado na produção foi criado em condições adequadas do ponto de vista ambiental.

Comissão da Câmara aprova selo de qualidade para produtos de origem animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213966.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Cãmara dos Deputados aprovou no dia 7 de abril de 2010 proposta de criação de um selo de qualidade ambiental para produtos de origem animal. Conforme a proposta, selo funcionará como um atestado de que o animal usado na produção foi criado em condições adequadas do ponto de vista ambiental.

Comissão divulga vencedores do Prêmio Frederico de Menezes Veiga 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213964.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Comissão Julgadora do Prêmio Frederico de Menezes Veiga, concedido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), divulgou no dia 8 de abril de 2010 os vencedores da 32ª edição do concurso, que tem como tema Valorização dos recursos genéticos para a inovação tecnológica na agricultura. Os escolhidos foram os pesquisadores José Francisco Valls e Jorgino Pompeu Junior, respectivamente, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF) e do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas (SP).

Agricultores dobram a lucratividade com as variedades de banana Japira e Vitória

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213963.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção de banana da Associação dos Produtores de Quarto Território tem apresentado bons resultados em Alfredo Chaves (ES). Com o acompanhamento dos técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag), nos últimos anos, a fruta passou a ser comercializada pelo dobro do preço.

Laticínios Cordilat pretende dobrar o faturamento em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213954.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Cordilat, uma das empresas do setor de laticínios que mais cresceu em 2009 em Santa Catarina, programa lançamentos e aumento no processamento de leite nas duas unidades do Oeste Catarinense. Fruto do empreendedorismo de Daniel Tozzo, a empresa nasceu na sala de aula, através do projeto Cordilat, como trabalho de conclusão de curso do futuro empresário.

Livro analisa características e usos do herbicida glyphosate

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213962.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O Glyphosate é o herbicida mais usado em todo o mundo e seu mercado tem crescido continuamente nas últimas décadas. Com o objetivo de agrupar e disponibilizar um conjunto de informações atualizadas sobre o produto, possibilitando a análise sobre a viabilidade de seu uso, os pesquisadores Edivaldo Domingues Velini, Dana Kátia Meschede, Caio Antonio Carbonari e Maria Lúcia Bueno Trindade organizaram o livro Glyphosate, lançado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf).

Pesquisar este blog