Selecione o dia...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Assinatura de acordo permite ao Brasil exportar carne bovina para a China

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214001.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os ministros da Agricultura do Brasil, Wagner Rossi, e da Administração-Geral de Supervisão da Qualidade, Inspeção e Quarentena da China, Wang Young, assinaram ontem (15/04/10) protocolos para a exportação de carne bovina brasileira termoprocessada e tabaco para aquele mercado asiático. Durante a cerimônia também foi entregue uma proposta de certificado sanitário para dar início às exportações da carne suína in natura para a China.

Plano implementará acordo de cooperação científica entre o Brasil e a China

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214002.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um dos resultados práticos do Plano de Ação Conjunta assinado ontem (15/04/10) pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hu Jintao, da China, é a implementação de um acordo de cooperação em ciência, tecnologia e inovação assinado em maio de 2009 pelos dois países.

Lula sugere a criação de ministério para as micro e pequenas empresas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213999.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O segmento das micro e pequenas empresas deveria reivindicar um ministério para cuidar do seu desenvolvimento. Esta foi uma das principais mensagens do do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em discurso proferido na plenária da 17ª Semana de Capacitação do Sistema Sebrae, feita no dia 14 de abril de 2010, em Brasília (DF).

Derivados de umbu do sertão baiano fazem sucesso na Europa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213986.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Depois de quatro meses, está chegando ao fim a safra do umbu no sertão da Bahia. No norte do estado, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) ? já processou este ano 140 toneladas da fruta. A cooperativa produz doce, geleia, compota, suco e polpa de umbu e também, em menor proporção, de manga, goiaba, maracujá e banana.

Emater-MG incentiva uso da cama de frango como adubo orgânico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214003.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Em 2009, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou uma instrução normativa com punições severas para o produtor que fizer uso da cama de frango na alimentação do rebanho. Para desestimular a prática e dar alternativas de renda ao avicultor, que comercializava esse subproduto das granjas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Embrapa Milho e Sorgo estão incentivando a aplicação da cama de frango como adubo de lavouras, principalmente do milho.

Secretário da ONU acha difícil acordo climático em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214000.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As chances de que um novo acordo legal sobre mudança climática seja finalizado até o final de 2010 são pequenas, afirmou no dia 12 de abril o secretário-executivo para mudança climática da Organização das Nações Unidas (ONU), Yvo de Boer. Boer fez suas declarações na primeira reunião da ONU para discutir o assunto desde o encontro de Copenhague, em dezembro de 2009.

Certificação cresce no mundo e já é diferencial competitivo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213998.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A quantidade de florestas e empresas certificadas pelo Conselho de Manejo Florestal (FSC Brasil) tem aumentado significativamente nos últimos anos. O número de organizações que obtiveram a certificação de cadeia de custódia ? que assegura que todo o processo produtivo acontece em conformidade com padrões de sustentabilidade ambiental e social ? tem crescido, em média, 40% ao ano desde 2006. O total já chega a 17 mil instituições no mundo.

Produtores de aguardente do Espírito Santo regularizam empreendimentos com obtenção da licença ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213997.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] "Este é um fato inédito no Brasil. Não há nenhum estado no País que tenha, atualmente, esta quantidade de produtores de cachaça com licenças ambientais". Foi o que afirmou o presidente da Associação Capixaba dos Produtores de Cachaça de Qualidade do Espírito Santo (Aprocana), Paulo Roberto Dias Soares, ao abordar a entrega coletiva de licenças ambientais a fabricantes de aguardente ocorrida no dia 13 de abril de 2010, no Hortomercado, em Vitória (ES).

Senar-RS vai alfabetizar mais de mil adultos no campo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213996.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar-RS) iniciou no dia 15 de abril de 2010, as aulas do programa Alfa ? Alfabetizando para profissionalizar. Cerca de 1,3 mil alunos em 70 municípios gaúchos serão beneficiados com 210 horas de prática em alfabetização para posteriormente, participar de cursos profissionalizantes na área de saneamento básico e nutrição.

Chineses querem comprar soja direto do produtor goiano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/213995.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtores rurais goianos poderão vender soja diretamente para companhias chinesas governamentais e privadas. Essa possibilidade foi discutida durante encontros de negócios realizados em Hong Kong no dia 12 de abril de 2010, por dirigentes e produtores rurais goianos que participam da missão oficial à China, organizada pelo governo de Goiás com apoio da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Pesquisar este blog