Selecione o dia...

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Economista quer criação de agência para tratar de mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214077.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Ronaldo Motta afirmou ontem (22/4/10) que o marco regulatório nacional sobre mudanças climáticas é frágil e que é fundamental a criação de uma agência reguladora para tratar o tema.

Manifestação do MST cobra inclusão do tema "reforma agrária" nas eleições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214076.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), dos quilombolas e dos movimentos negro e indígena se reuniram na tarde do feriado do dia 21 de abril de 2010, na Praça da Sé, em São Paulo, para discutir a questão da terra no país. O encontro que tinha o objetivo inicial de ser um tribunal popular para julgar o Estado brasileiro, se transformou em uma "aula pública", com denúncias e pedidos de reforma agrária.

Promoção das exportações de países ibero-americanos será discutida em fórum na internet ainda em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214075.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Um fórum virtual na internet, que deverá entrar em funcionamento ainda em 2010, será importante ferramenta para a troca de ideias e experiências entre os países que integram a Rede Ibero-Americana de Organismos de Promoção Comercial (Redeibero).

Economia da natureza

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214069.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Seria a natureza a única limitante do processo econômico? Existem barreiras biofísicas que impediriam o crescimento exponencial de produção de bens de consumo de tal forma que o mundo caminhasse para uma "estabilização das atividades econômicas"? Essas e outras questões envolvendo economia e ecologia estão presentes no livro A natureza como limite da economia: a contribuição de Nicolas Georgescu-Roegen, de Andrei Cechin, lançado pela Editora da Universidade de São Paulo (Edusp).

Festa dos 50 anos de Brasília reúne 200 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214074.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cerca de 200 mil pessoas, de acordo com estimativas da Polícia Militar, estiveram no dia 21 de abril de 2010na Esplanada dos Ministérios participando das comemorações do 50 anos de Brasília. Diante do comparecimento em massa da população, os organizadores estimam que a festa, deva ter superado a expectativa de envolver cerca de 300 mil pessoas.

FMI eleva projeção de crescimento da economia brasileira e mundial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214073.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a projeção de crescimento do Brasil em 2010 e 2011. Em relatório lançadono dia 19 de abril, o FMI estima crescimento de 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2010, um aumento de 0,8 ponto percentual em relação à previsão feita em janeiro, de 4,7%.

"Mãe Natureza" está sob pressão, afirma Ban Ki-moon da ONU

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214072.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Mãe Natureza está sob pressão, já que o mundo a explora com frequência sem devolver o que retirou. E as consequências para a falta de proteção estão sendo sentidas agora. A afirmação é do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, em mensagem pelo Dia Internacional da Terra, celebrado ontem (22/04/10).

Conselho de Recursos Hídricos aprova criação do comitê da bacia do Rio Grande

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214071.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A gestão efetiva dos recursos hídricos é um grande desafio para os estados. Por isso é necessário unir forças para garantir a proteção dos recursos naturais. Os estados de São Paulo e de Minas Gerais já estão fazendo a sua parte com a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBH-Rio Grande), aprovada pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), em 13 de abril de 2010.

Genomas comparados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214070.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um grupo coordenado por cientistas brasileiros descreveu o genoma das duas espécies de bactéria do gênero Xanthomonas, que causam os cancros cítricos tipo B e tipo C, e comparou os resultados com o genoma da Xanthomonas citri, agente da cancrose tipo A ? que é a forma mais severa dessa doença de grande impacto econômico na citricultura mundial.

Esperteza vegetal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214068.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Plantas como o mulungu (Erythrina velutina) ? árvore nativa da Mata Atlântica ? produzem sementes duras e coloridas muito utilizadas na fabricação de colares e pulseiras. Além de garantir o sucesso nas feiras de artesanato, as características das chamadas sementes miméticas fazem parte de uma complexa estratégia evolutiva de dispersão de sua espécie.

Pesquisar este blog