Selecione o dia...

sábado, 24 de abril de 2010

Brasil adia retaliação comercial contra Estados Unidos por 60 dias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214085.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Brasil adiou para daqui a dois meses (junho de 2010) a aplicação das retaliações comerciais contra os Estados Unidos autorizadas pela Organização Mundial do Comércio (OMC). O Diário Oficial da União publicou no dia 22 de abril resolução que adiou o início das medidas para 21 de junho.

Deputado da FPA critica foco em florestas nas discussões ambientais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214087.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Representante da Câmara dos Deputados no Fórum de Energia Verde, realizado em Macau, China, o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) criticou o foco das discussões ambientais brasileiras na questão florestal. "No Brasil, erramos porque falamos só das florestas em discussões de meio ambiente. Não falamos de área urbana, solo, água, animais, e também dos impactos ambientais da sociedade. Nós temos de discutir isso, como fazem a Europa e a Ásia. Precisamos explorar como a atuação de cada um influi no meio ambiente", afirmou o deputado, que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Ministério lança lista de produtos da cadeia produtiva do café

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214083.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou ontem (23/04/10), em Passos (MG), uma lista de produtos da cadeia produtiva do café que serão financiados pelo programa Mais Alimentos. São cerca de cem produtos, com descontos de até 15% em relação aos preços de fábrica. Os novos produtos serão apresentados durante o Circuito Mineiro de Cafeicultura, está disponível na página do Mais Alimentos.

Nova tecnologia da UFMG sintetiza mentol a partir de óleo de eucalipto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214079.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Balas, produtos de limpeza, pasta de dentes, pastilhas para garganta, medicamentos e cosméticos. O que todos esses produtos possuem em comum é o mentol em sua composição. Amplamente utilizado na indústria, o produto químico é encontrado em forma natural em óleos essenciais de plantas do gênero mentha. Mas há formas de obtê-lo a partir de outras substâncias.

Governo lança pré-edital de concessão de floresta no Pará

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214089.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), lançou o pré-edital de concessão para a Floresta Nacional do Amana, no Pará. Serão disponibilizados 210 mil hectares para a extração de madeira de forma legal e sustentável. A área equivale a 1,3 vezes a do município de São Paulo.

Governo vai aprimorar linha de crédito para estocagem de etanol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214086.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Anunciadas no Plano Agrícola e Pecuário 2009/2010, as linhas de crédito para formação de estoques de etanol e de recuperação de áreas degradadas serão ajustadas para atender um maior número de agricultores, já que tiveram baixa procura desde seu lançamento. Segundo o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, os dois programas são pontos de destaque no Plano Agrícola e Pecuário 2010/2011, que já está em fase final de formulação e deverá ser lançado em junho.

Tocantins recebe incentivo para aumento de produção de amendoim

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214084.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção do amendoim no Tocantins possui grandes possibilidades de crescimento. Para incentivar o plantio, O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) incluiu o Tocantins entre os estados selecionados para o Zoneamento Climático para a produção da oleaginosa na safra 2010/2011. A portaria foi divulgada no dia 20 de abril de 2010. Além do Tocantins, mais 11 estados estão inclusos no zoneamento.

Revista Tempo do Mundo do Ipea está disponível na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214081.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou em abril de 2010, a Revista Tempo do Mundo, uma publicação quadrimestral que conta com versões em português e inglês. A ideia é promover debates contemporâneos no campo da economia política, com ênfase na temática do desenvolvimento, a partir de uma perspectiva Sul-Sul.

Simpósio na Esalq discute processos para a colheita de produtos hortícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214080.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, sedia nos dias 5 e 6 de maio de 2010 o segundo Simpósio sobre Pós-colheita de Produtos Hortícolas: da pré-colheita à comercialização. O evento reunirá produtores rurais, pesquisadores, empresas de hortifruti e estudantes das ciências agrárias para trocar conhecimentos na área de pós-colheita.

Cartilha feita por jovens índios aborda mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214078.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] "Nós, que vivemos em aldeias, percebemos que as coisas já estão diferentes. Já não existe tanto alimento quanto antes." A afirmação da jovem indígena Maria Baré, da Aldeia Taperera, no Amazonas, reflete a preocupação dos índios com as mudanças climáticas e os efeitos sobre suas atividades. Clique aqui para baixar a cartilha.

Pesquisar este blog