Selecione o dia...

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Construção de fábrica de fertilizantes em Mato Grosso do Sul começa em 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214152.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Petrobras e o governo de Mato Grosso do Sul discutiram, no dia 27 de abrl, o cronograma para a instalação da fábrica de fertilizantes em Três Lagoas, cujas obras estão previstas para começar em 2011. A unidade, que produzirá amônia e ureia a partir de setembro de 2014, é um dos quatro novos investimentos da Petrobras na área de fertilizantes para aumentar a produção brasileira e reduzir a dependência do produto importado. As demais unidades serão construídas em Uberaba (MG), Linhares (ES) e Laranjeiras (SE).

Brasil terá nova marca para promover exportação de biotecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214141.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As ações de promoção da marca mundial da biotecnologia brasileira, a BrBiotec Brasil, foram apresentadas à imprensa no dia 27 de abril de 2010, em São Paulo. O lançamento da marca brasileira ocorrerá durante a BIO 2010, maior evento mundial sobre o tema, que acontece em Chicago, nos Estados Unidos, de 3 a 6 de maio de 2010.

Senadores criticam taxas de juros cobradas nas dívidas agrárias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214140.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As taxas de juros cobradas pelos bancos oficiais estão levando à inviabilização do pagamento de dívidas agrárias pelos produtores rurais brasileiros, advertiu no dia 27 de abril de 2010 o senador Valter Pereira (PMDB-MS). Para o senador, é necessário repactuar as dívidas agrárias com taxas de juros "civilizadas", além de garantir aos agricultores melhores condições na aquisição de máquinas e equipamentos. Somente dessa maneira, garantiu Valter Pereira, o agronegócio e a agricultura familiar ganhariam maior força.

Embrapa apresenta um motor multicombustível, multiuso e barato

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214139.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP) está apresentando no Ciência para a Vida um motor estacionário de funcionamento simples e que pode ser alimentado com qualquer tipo de combustível sólido, líquido ou gasoso. Por ter baixo custo e ser de fácil construção, pode representar uma alternativa nos locais onde não há acesso à rede de energia elétrica.

Rio das Velhas rejuvenesce com melhoria da qualidade das águas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214151.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O maior afluente do Rio São Francisco, o Rio das Velhas, começa a apresentar melhoria na qualidade das águas, isso é comprovado pela volta dos peixes ao rio, que dá sinais de rejuvenescimento. Em dez anos, os peixes que subiam cerca de 200 km na bacia desde o Rio São Francisco agora são identificados ao longo de 580 km, já bem mais próximos as áreas consideradas mais degradadas, que ficam na região metropolitana de Belo Horizonte. Essa foi uma das constatações feitas pela Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do Projeto Manuelzão, na ?Expedição Rio das Velhas 2009: encontros de um povo com sua bacia?.

Embrapa até 2 de maio mostra avanços biotecnológicos para cafeicultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214146.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Estudo realizado por pesquisadores da Embrapa Café (Brasília/DF), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Instituto Agronômico (IAC), instituições integrantes do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), isolou dois promotores de plantas de café que permitem direcionar e controlar a expressão de genes a eles associados: o Promotor CalsoR, que atua nas folhas, e o Promotor Caperox, que age nas raízes. Essa é uma das tecnologias prontas das atrações da VII Exposição de Tecnologia Agropecuária ? Ciência para a Vida, que ocorre até o dia 2 de maio de 2010, em Brasília.

Rodovia vai gerar nova era de investimentos, prevê especialista do BID

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214142.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A inauguração da rodovia Transoceânica, que ligará o Brasil aos portos do Pacífico via Peru, prevista para novembro de 2010, permeia as discussões no Exponegócios MT 2010 - Encontro Internacional de Negócios de Mato Grosso, realizado em Cáceres (MT), na fronteira com a Bolívia. Os participantes do evento acreditam que a rodovia inaugurará uma nova era de relacionamento entre o Brasil e os países vizinhos.

Livro sobre o plantio da mandioca para o pequeno agricultor está na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214138.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A produtividade da mandioca na região do Cerrado é em média 13 toneladas por hectare. Com o uso de variedades melhoradas e técnicas de cultivo adequadas, esse número pode facilmente chegar a até 40 toneladas. Para incentivar a adoção dessas práticas, a Embrapa Cerrados ? Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ? e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) lançaram o livro Mandioca no Cerrado: Questões práticas. O lançamento faz parte da programação da exposição Ciência para a Vida, realizada pela Embrapa em Brasília (DF).

Emater-MG mobiliza produtores rurais para compra conjunta de insumos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214137.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O meio rural tem exigido, cada vez mais, incentivos para o pequeno produtor. Uma das ações com melhores resultados é a compra conjunta de insumos para a agricultura familiar. A iniciativa vem sendo estimulada e gerenciada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) em vários municípios do Estado.

Câmara propõe mudança em fórmula de agrotóxico que poderá ser simplificada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214135.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os três órgãos envolvidos no registro e na alteração das fórmulas dos agrotóxicos ? a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ? vão apresentar aos parlamentares, no mês de maio de 2010, avanços na discussão de uma norma conjunta que simplifique e harmonize o processo de mudança e registro de componentes desses produtos em cada pasta.

Pesquisar este blog