Selecione o dia...

terça-feira, 4 de maio de 2010

Abril tem maior superávit comercial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214195.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O superávit comercial chegou a US$ 1,283 bilhão em abril, informou ontem (3/5/10) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Apesar de ser o saldo mensal mais alto deste ano, na comparação com abril de 2009 (US$ 3,693 bilhões), o resultado é 65,2% menor.

Cientistas brasileiros irão sequenciar o código genético do zebu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214190.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Após um ano da divulgação do mapeamento do genoma bovino, realizado pela comunidade científica internacional, o Brasil iniciará os estudos para realizar o sequenciamento genético de animais das raças zebuínas. O lançamento do programa ocorreu ontem (3/5/10), em Uberaba, durante a abertura da Expozebu 2010 ? uma das maiores exposições pecuárias do mundo.

Comissão do Senado analisa projetos sobre clonagem e inventário florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214187.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A clonagem de animais e o inventário florestal digital são os principais temas em análise na reunião que ocorre amanhã (5/5/10), às 8h30, da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), do Senado Federal. A regulamentação das atividades de pesquisa, produção, importação, liberação no ambiente e comercialização de clones de mamíferos, exceto humanos, peixes, anfíbios, répteis e aves, é uma proposta - PLS 73/07 - da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) e já tem relatório favorável, com emendas, do senador Gilberto Goellner (DEM-MT).

SuperAgro 2010 discutirá expansão da silvicultura em Minas Gerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214186.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A silvicultura em Minas mantém-se em primeiro lugar no ranking nacional com 1,4 milhão de hectares plantados e este setor tem tudo para crescer ainda mais. A afirmação é do presidente da Associação Mineira de Silvicultura (AMS), Bruno Melo Lima, que destacou que a atividade é essencial a uma ampla cadeia produtiva, pois fornece matéria-prima para produção em usinas de aço, para setores como o de gusa, ferro-liga, energia, celulose e aglomerados que utilizam madeira, destacou.

Lula diz que Embrapa contribui para imagem positiva do país no exterior

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214194.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ao comentar o aniversário de 37 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem (3/5/10) que o órgão é motivo de orgulho e que tem contribuído para uma imagem positiva do país no exterior.

Mudanças genéticas podem aumentar em até 50% produção de etanol por hectare

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214193.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) estuda 25 projetos com o objetivo de aumentar o plantio de cana-de-açúcar e a eficiência da produção de etanol no país. Com isso, será possível elevar em até 50% a produção de álcool por hectare de cana plantada, que hoje é de 7 mil litros.

Setor sucroenergético registra 55 projetos para o Leilão de Energia de Reserva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214192.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O setor sucroenergético participará com 55 projetos que utilizam o bagaço de cana-de-açúcar para produção de energia, em um leilão programado para o dia 18 de junho de 2010. O número de inscritos ficou acima das expectativas, principalmente em relação à potência instalada, na avaliação da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Minas Gerais bate novo recorde na produção de cana-de-açúcar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214191.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção mineira de cana-de-açúcar destinada à indústria sucroalcooleira, em 2010, deve alcançar 56,2 milhões de toneladas, superando o recorde de 49,9 milhões de toneladas registrado no período anterior. O aumento previsto é de 12,6%, enquanto para a safra nacional do produto, com as mesmas finalidades, a previsão é de 664,33 milhões de toneladas, e neste caso o crescimento é de 9,9%, também garantindo recorde.

Comissão de Agricultura do Senado vota Estatuto do Produtor Rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214188.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os produtores rurais poderão ter uma série de facilidades para desempenhar seu trabalho caso seja aprovado hoje (4/5/10), em decisão terminativa, pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, o projeto de lei do Senado - PLS 325/06 - que cria o Estatuto do Produtor Rural.

Minas Gerais busca normatização para leite de cabras e ovelhas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214185.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Quase quarenta anos depois das primeiras importações de cabras leiteiras para as propriedades mineiras, o Estado procura normatizar a produção desse setor e, ao mesmo tempo, organizar o segmento leiteiro de ovelhas, este mais recente. A Câmara Técnica de Ovinocaprinocultura do Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa) vai se reunir na hoje (4/5/10), às 10h, na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), para debater a criação de uma lei específica para o setor que disponha sobre as condições higiênico-sanitárias da produção artesanal de leite de cabra e de ovelha e seus derivados. Atualmente, as normas vigentes são as mesmas utilizadas pela bovinocultura leiteira.

Epamig realiza 1º Simpósio Mineiro de Olivicultura na cidade de Itajubá

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214184.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Os resultados de mais de 40 anos de pesquisa em azeitona e azeite serão apresentados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) no 1º Simpósio Mineiro de Olivicultura, que será realizado de 4 a 7 de maio de 2010, em Itajubá, no Sul de Minas Gerais.

Pesquisar este blog