Selecione o dia...

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Anvisa autua Monsanto por omissão de informações na produção de agrotóxico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214202.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autuou a empresa norte-americana Monsanto por omissão de informações relacionadas ao processo de produção do agrotóxico Glifosato. Em nota divulgada no dia 3 de abril de 2010, a Anvisa informou que a omissão foi constatada durante a fiscalização na fábrica da empresa, em São José dos Campos (SP), no final do mês de abril, e que as informações já tinham sido solicitadas em 2007.

Ministério da Educação estuda implantar o Fies para cursos técnicos a partir de 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214201.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Educação (MEC) estuda incluir no Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies) os cursos técnicos. A medida valeria já para 2011, segundo o ministro Fernando Haddad. "Nós queremos recriar esse modelo para o ensino técnico", disse. Criado em 1999, o Fies financia a mensalidade em instituições privadas de ensino superior para estudantes de baixa renda.

Farinha de Cruzeiro do Sul no Acre pode ter selo de Indicação Geográfica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214197.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Técnicos da Embrapa Acre e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) reuniram-se com produtores de farinha do vale do Juruá, no Acre, para iniciar o processo de obtenção do selo de Indicação Geográfica (IG) para a farinha da região. Para isso, segundo o fiscal federal agropecuário, Isaías de Carvalho Pinto, do MAPA, é preciso que os produtores se organizem em associações, cooperativas ou confederações, pois somente uma pessoa jurídica pode requerer uma IG.

Projovem Campo ? Saberes da Terra abre curso com 24 mil vagas para agricultores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214196.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O programa Projovem Campo ? Saberes da Terra abre este ano 24 mil vagas para agricultores de 18 a 24 anos, alfabetizados, mas com o ensino fundamental incompleto. O curso de dois anos, que é específico para agricultores dessa faixa de idade, une teoria e prática em agricultura familiar e ao final confere certificado do ensino fundamental.

Embrapa seleciona empresas para repasse de tecnologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214205.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Embrapa Instrumentação Agropecuária, localizada em São Carlos (SP), está convidando empresas a enviarem propostas para participarem do processo de seleção e firmamento de contrato, visando licenciamento de exploração de patente, em caráter não-exclusivo, para desenvolvimento, industrialização e comercialização da tecnologia intitulada Sistema de aplanação para avaliar a firmeza dependente da pressão celular em folhas e segmentos de face plana de órgãos macios, também conhecida como Wiltmeter®, com depósito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), pedido de patente PI 0705830-5.

Presidente da CNA apresenta propostas do setor rural a Dilma e Serra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214203.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, entregou no dia 3 de maio de 2010, o documento O que esperamos do próximo Presidente a pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff; e ao candidata do PSDB à Presidência, José Serra. A entrega ocorreu durante a abertura oficial da 76ª ExpoZebu, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). O documento reúne as propostas do setor rural que serão entregues a todos os candidatos ao Palácio do Planalto nas eleições de 3 de outubro de 2010.

MDA abre chamada de projetos para Alimentação Escolar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214200.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) deu início no dia 28 de abril de 2010, à seleção de projetos de Promoção da Inserção de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar nos Estados do Amazonas, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

FAO alerta para aumento da ameaça de febre aftosa no mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214198.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), fez um alerta no final do mês de abril de 2010 para a necessidade de aumento da vigilância internacional sobre a febre aftosa, após três visitas recentes ao Japão e à Coréia do Sul. Segundo o chefe de Doenças Infecciosas do Serviço de Saúde Animal da agência da ONU, Juan Lubroth, possíveis falhas nas medidas de biossegurança nos dois países provocaram infecção recente em larga escala nas áreas de origem.

Sebrae-SP investe em aprimoramento tecnológico das cachaçarias paulistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214189.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Com o objetivo de implantar um projeto de aprimoramento tecnológico, o Sebrae-SP e a Universidade de São Paulo (USP) firmaram uma parceria com a Associação Paulista dos Produtores de Cachaça de Alambique (APPCA) para criar um selo de qualidade para o setor. "Nossa intenção é que todos os associados da entidade que tiverem os seus produtos dentro das normas do projeto recebam o Selo de Qualidade Cachaça Paulista", explica Roselaine Oliveira Pedro, gestora da cadeia de cachaça do Sebrae em São Paulo.

Pesquisa identifica fungo associado ao café de boa qualidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214183.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma pesquisa coordenada pela pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a agrônoma Sara Maria Chalfoun, verificou que um dos micro-organismos encontrados no café, ao contrário dos demais, está associado a bebidas de boa qualidade. Trata-se do fungo Cladosporium cladosporioides, que ganhou o "apelido" de "fungo do bem".

Pesquisar este blog