Selecione o dia...

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Governo anuncia medias de estímulo às exportações; empresários aprovam

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214220.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Depois de negociações que se estenderam desde o fim de 2009, os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior lançaram ontem (5/5/10) um pacote de estímulo às exportações. A principal medida é a maior agilidade na devolução dos créditos do Programa de Integração Social (PIS), da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos exportadores.

Esalq cria destilador de água a energia solar economicamente viável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214211.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os destiladores convencionais, usados em laboratórios de análises químicas, chegam a consumir até 48 litros de água para se obter 1 litro com índice satisfatório de pureza. Buscando encontrar alternativas para o gasto excessivo, tanto de água como de energia elétrica, o professor Marcos Yassuo Kamogawa, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, desenvolveu um destilador que produz água de alta pureza com baixo custo de produção e é ambientalmente correto.

Câmara aprova projeto Ficha Limpa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214209.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados aprovou no dia 4 de abril à noite o projeto de lei de iniciativa popular que institui a chamada Ficha Limpa para os cidadãos se candidatarem a cargos eletivos. A proposta foi aprovada por 388 votos a favor. Apenas um deputado, Marcelo Melo (PMDB-GO), votou contra o projeto, mas o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), disse que deve ter sido um engano o voto do parlamentar, uma vez que ele é um dos maiores defensores do projeto.

União Europeia aprova retomada das negociações com Mercosul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214208.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Comissão da União Europeia, depois de seis anos de paralisia, aprovou no dia 4 de abril de 2010 a retomada das negociações de acordos de livre comércio com o Mercosul. O anúncio oficial deve ser feito nos próximos dias 17 e 18, em Madri, na Espanha. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, adiantou que as negociações não devem ser concluídas até o final deste ano.

Embrapa participa da Agrotins 2010 com apresentação de 90 tecnologias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214215.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Contando com a participação de 20 Unidades, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) este ano traz para a Feira Agrotecnológica de Palmas ? Agrotins 2010 cerca de 90 tecnologias apresentadas em diferentes modalidades: vitrine de tecnologias, estande, palestra, clínica tecnológica e mini-curso, que promovem o "manejo e uso sustentável da água e do solo na agropecuária", temática da décima edição do evento.

Agricultura familiar é tema do novo Informe Agropecuário da Epamig

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214214.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A agricultura familiar assume, ao longo dos anos, papel fundamental no equilíbrio da economia local e na manutenção da população no campo, por meio da produção de alimentos e geração de emprego e renda. É responsável pelo fornecimento de alimentos básicos para a população brasileira, sendo: 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34%do arroz, 21% do trigo e 16% da soja.

Câmara aprova 7,72% para aposentadorias e fim do fator previdenciário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214213.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 4 de abril de 2010, 7,72% de reajuste para as aposentadorias da Previdência Social acima de um salário mínimo. O índice foi incluído na Medida Provisória 475/09 por meio de emenda do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) e corresponde à inflação acumulada pelo INPC mais 80% da variação do PIB de 2008 para 2009. Os deputados aprovaram também, por 323 votos a 80 e 2 abstenções, a emenda do líder do PPS, Fernando Coruja (SC), que acaba com o fator previdenciário a partir de 1º de janeiro de 2011. A MP segue para o Senado Federal.

Ministério do Desenvolvimento Agrário prorroga prazo de seleção para projetos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214212.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) prorrogou até o dia 15 de maio de 2010 o prazo para participar da seleção para a Chamada para Projetos de Agroindústria e para a Chamada para Fomento a Projetos de Diversificação Econômica e Agregação de Valor na Agricultura Familiar.

Professor defende pecuária mais eficiente para reduzir desmatamento no país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214207.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O professor Gerd Sparovek, da Universidade de São Paulo (USP), disse que é preciso aumentar a eficiência do modelo de produção da pecuária no país para reduzir o desmatamento. Segundo ele, a criação de gado deve se tornar mais intensiva, com produção em áreas menores, o que seria possível com a utilização de pastos melhores.

Presidente da Embrapa defende expansão da extensão rural no país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214206.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes, defendeu a necessidade da expansão da extensão rural. Segundo ele, é preciso que institutos de Assistência Técnica e Expansão Rural (Emater), cooperativas, sindicatos e universidades atuem na disseminação das experiências promovidas na área agrícola.

Pesquisar este blog