Selecione o dia...

sexta-feira, 7 de maio de 2010

IBGE estima safra recorde de 146,5 milhões de toneladas de grãos em 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214224.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A produção brasileira de grãos deve totalizar este ano 146,5 milhões de toneladas, um recorde histórico, com aumento de 9,4% em relação à safra obtida em 2009 ? 133,9 milhões de toneladas. O resultado deve ser 0,4% superior ao recorde de 2008, de 145,9 milhões de toneladas. Em 2010, o Paraná deverá superar Mato Grosso e voltar a ser o principal produtor de cereais, leguminosas e oleaginosas do país.

Agricultores brasileiros deixam terras no Paraguai depois de ameaças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214226.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cerca de 500 famílias de agricultores brasileiros que viviam no Paraguai deixaram suas propriedades para viver em acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) montado à beira da Rodovia BR-163, entre os municípios de Itaquiraí e Naviraí, em Mato Grosso do Sul. Segundo a BBC Brasil, eles querem recomeçar a vida depois de conseguir terras no Brasil.

Certificação garante renda maior aos pequenos e médios produtores rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214225.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtores de pequeno e médio portes do agronegócio brasileiro estão conseguindo, com a certificação de qualidade e origem, agregar valor aos gêneros que ofertam ao mercado. Os produtos certificados chegam a custar até 50% a mais do que os que não têm esse selo de qualidade, "apesar deles serem iguais aos [produtos] não certificados", disse o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Alberto Santos. Ele foi um dos participantes da Semana Sebrae do Agronegócio 2010, em Brasília (DF).

Agricultoras produzem artesanato com taboa e conquistam mercado exigente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214219.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A taboa é uma planta aquática que está espalhada em todo o mundo. Ela cresce em locais úmidos como brejos, manguezais, várzeas e chega até a ser considerada um inço. Mas, no sul de Santa Catarina, a planta sai dos banhados e nas mãos das agriculturas transforma-se em artesanato diversificado e de qualidade. São bolsas, cestas, chapéus, chinelos, além de peças para decorar a casa.

Presidente da Famato encerra Enipec 2010 mobilizando o setor rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214223.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, encerrou a sexta edição do Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária - Enipec 2010 - conclamando os produtores rurais e, principalmente, os dirigentes dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso a se mobilizarem para a votação do novo Código Florestal Brasileiro. "Não sei a data, mas convoco os senhores a se prepararem para irem a Brasília, pois ficar reclamando em Juína, em Cuiabá ou Canarana não adianta. Precisamos nos impor", afirmou.

Dia de Campo na TV mostra tecnologia aplicada ao coqueiro gigante

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214222.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Esta semana o Dia de Campo na TV apresenta o tema Revitalização da cultura do coqueiro gigante no Brasil. O programa vai ao ar hoje, 7 de maio de 2010, pelo Canal Rural (NET/SKY e internet) a partir das 9h30 (com reprise às 15h30) e no dia 9 de maio, às 8h pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet).

ETH Bionergia confirma etanol-duto ligando Mato Grosso a São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214217.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Confirmada a construção de etanol-duto que ligará Alto Taquari (MT) à Santos (SP). Em reunião com o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso, Pedro Nadaf, realizada no dia 4 de maio de 2010, em São Paulo (SP), o presidente da ETH Bionergia, José Carlos Grubisich anunciou que os estudos do traçado devem ficar prontos dentro de 180 dias. "Em dois anos toda a obra estará pronta. O investimento será de R$ 2 bilhões e o etanol-duto terá ao todo 1.2 mil quilômetros".

Incra adota metas para assistência técnica em 11 assentamentos no RS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214199.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma reunião realizada no final do mês de abril de 2010, em São Gabriel (RS), formalizou o início das atividades da Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos (Coptec) na região. A entidade prestará Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates) para 734 famílias de 11 assentamentos situados em Alegrete, Manoel Viana, Santa Margarida do Sul, São Francisco de Assis e São Gabriel. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Rio Grande do Sul investirá mais de R$ 640 mil neste contrato, vigente por um ano.

Qualificação do boia-fria da colheita da cana pode evitar problemas sociais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214221.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Daqui a quatro anos, a mão de obra utilizada hoje na colheita da cana-de-açúcar deverá ser praticamente extinta, substituída pela colheitadeira mecânica. Em um dia, a máquina pode produzir, em média, o equivalente ao trabalho de quase cem cortadores.

Artigo mostra o aproveitamento racional da silagem biológica de pescado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214216.htm
[ TECNOLOGIA # ARTIGOS ] O artigo Silagem Biológica de Pescado, da pesquisadora Thaís Moron Machado do Instituto de Pesca da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgão que reúne os institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), apresenta detalhes da técnica de produção e aproveitamento da silagem biológica de pescado.

Pesquisar este blog