Selecione o dia...

sábado, 8 de maio de 2010

Nota do MDA rebate críticas da CNA sobre agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214233.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgou nota no dia 6 de abril de 2010 sobre o estudo divulgado no dia anterior - leia abaixo a matéria - pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que questiona a importância econômica e social da agricultura familiar, segundo a nota do MDA, "em mais uma tentativa de desqualificação dos resultados do Censo Agropecuário 2006".

Software lançado pelo Sebrae/TO promete revolucionar pecuária de corte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214252.htm
[ ECONOMIA # SOFTWARES ] Depois de ter sido pioneiro no desenvolvimento de um software para gestão de apiários e de produção de cachaça de alambique, o Sebrae/TO anuncia o lançamento de um novo produto revolucionário. Trata-se do Gpec, software que faz os controles gerenciais da pecuária de corte, tanto em grandes quanto em pequenas propriedades produtoras.

Instituto de Laticínios Cândido Tostes comemora 75 anos no dia 14 de maio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214231.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), completa 75 anos no dia 14 de maio de 2010 e preparou programação especial para homenagear aqueles que contribuíram para que a instituição se tornasse referência no Brasil em ensino, pesquisa e difusão de tecnologia em leite e derivados.

Pesquisadores pedem rigor na implementação do Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214229.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O workshop sobre o Código Florestal, organizado pelo WWF-Brasil, Greenpeace e SOS Mata Atlântica, no dia 5 de maior de 2010, em São Paulo (SP), pode ter muitos reflexos nos próximos meses. O público-alvo, formado por jornalistas de diferentes editorias e veículos (inclusive internacionais), acompanhou as explicações de onze pesquisadores renomados e atuantes na área ambiental sobre a importância de lutar contra as alterações no Código Florestal. Na verdade, a tônica do dia pode ser resumida na necessidade de, antes de tudo, implementar efetivamente a legislação.

Países que compõem o GBEP definem indicadores para bioenergia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214251.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma iniciativa global começa a definir indicadores e critérios para o desenvolvimento do setor de biocombustíveis mundo afora. Representante do G8, grupo formado por Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, juntamente com alguns países em desenvolvimento, como Brasil e Sudão, se reuniram em Túnis, capital tunisiana, para estabelecer critérios de sustentabilidade que possam ser referência em políticas públicas para a área de bioenergia. A reunião correu nos dias 5 e 6 de maio de 2010.

Ministério entende que agricultura familiar faz parte do agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214243.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Toda a produção agropecuária faz parte do agronegócio, inclusive, a agricultura familiar. É dessa forma que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) enxerga a produção das pequenas propriedades rurais. A explicação foi ressaltada pelo secretário da Agricultura Familiar do ministério, Adoniram Peraci, durante abertura da palestra Inclusão Financeira na Agricultura Familiar - Desafios e Perspectivas da Agricultura Familiar 2010/2011, realizada no dia 6 de maior de 2010, na Semana Sebrae do Agronegócio, em Brasília (DF).

Café brasileiro poderá ser negociado na Bolsa de Nova York

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214242.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O diretor do Departamento de Café do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Robério Oliveira Silva, disse ontem (6/5/10) que o café passa por um processo de consulta para ter sua negociação feita também na Bolsa de Nova York. "A discussão em torno da entrada do café arábica cereja descascado, mais fino [na Bolsa de Nova York] se dá há uns dez anos. Agora, no entanto, houve interesse do comitê da Bolsa de Nova York, que percebe que o Brasil tem participação importante nesse mercado", afirmou Silva durante a apresentação da estimativa de safra do produto, de 47 milhões de sacas de 60 quilos.

Exportações de couro crescem 79,8% no primeiro quadrimestre do ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214241.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações brasileiras de couros somaram US$ 552 milhões no acumulado dos quatro meses deste ano, registrando um aumento de 79,8% em relação ao primeiro quadrimestre de 2009. O cálculo é do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), com base nos dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior.

Unimontes oferece 450 vagas em 6 cursos técnicos de Educação a Distância

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214230.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos gratuitos de educação profissional técnica de nível médio ? modalidade ensino a distância ? que serão oferecidos pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), através do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (E-TEC), em convênio com o Ministério da Educação.

Livro aborda uso de fósforo e cálcio na dieta animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214227.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Ao longo dos últimos 34 anos, o grupo de pesquisa liderado pela professora Dorinha Vitti, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP), produziu dezenas de estudos sobre a presença de fósforo e cálcio na alimentação animal. Os resultados dessas pesquisas serviram de base para a produção do livro Utilização e recomendações de fósforo e cálcio em animais domésticos (no original, Phosphorus and Calcium Utilization and Requirements in Farm Animals).

Editora Nobel lança nova edição do livro Aquicultura na Prática

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214218.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Editora Nobel acaba de lançar a nova edição de Aquicultura na prática, de Américo Menezes. Prefaciada por José Fritsch, Ministro da Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca, a quarta edição da obra, revista, ampliada e atualizada, apresenta aspectos importantes sobre a criação de peixes, moluscos, crustáceos e outros organismos aquáticos como atividade muito vantajosa, economicamente e socialmente, em constante crescimento no Brasil e no mundo.

Pesquisar este blog