Selecione o dia...

terça-feira, 11 de maio de 2010

Economias mundiais podem ser afetadas pela destruição dos ecossistemas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214273.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A economia mundial está ameaçada pela destruição dos ecossitemas do planeta, conclui o 3º Panorama Global de Biodiversidade (Global Biodiversity Outlook ou GBO-3, na sigla em inglês), relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado ontem (10/05/10). O documento aponta que vários ecossistemas podem estar próximos de sofrer mudanças irreversíveis de tal maneira que ficarão inúteis à humanidade.

Mercosul e União Europeia retomam negociações, anuncia embaixador

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214274.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em café da manhã com parlamentares da representação brasileira do Parlamento do Mercosul (Parlasul), ontem (10/05/10), em Montevidéu, o embaixador brasileiro junto ao Mercosul, Régis Arslanian, anunciou que foram oficialmente reiniciadas as negociações entre o bloco e a União Europeia. Os parlamentares brasileiros estão da capital uruguaia para reunião mensal do Parlasul.

Macadâmia ganha mercado e produtores investem em controle de qualidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214268.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] No Espírito Santo, os plantios de macadâmia foram iniciados no final da década de 80. De lá para cá, o Estado tornou-se o segundo maior produtor no país, atrás apenas de São Paulo. Cientes de sua importância para o mercado nacional, os capixabas passaram a investir em um acompanhamento de qualidade ainda mais efetivo da noz.

Conferência sobre defesa agropecuária discute rumos do agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214263.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Desenvolver políticas eficazes de defesa agropecuária, aprimorar os métodos de produção animal e vegetal e ampliar as exportações do país. Esses são alguns dos objetivos da II Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA). O evento que será realizado no período de 26 e 29 de maio, junto a SuperAgro Minas 2010, visa discutir com o meio acadêmico, órgãos e entidades (públicas e privadas) e sociedade, medidas para o desenvolvimento agropecuário brasileiro. Nesse sentido, serão abordadas políticas de incentivo que visam melhorar a qualidade dos produtos exportados e consumidos no país.

Associação dos Criadores de Alagoas lança site oficial durante a Expogenética

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214265.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Associação dos Criadores de Alagoas realiza a primeira Exposição Genética de Alagoas - Expogenética Alagoas -, de 12 a 16 de maio de 2010, no Parque José da Silva Nogueira (Parque da Pecuária), em Maceió (AL). O evento será aberto ao público e promete reunir mais de 1.000 animais de diversas raças e criadores de todo nordeste. A exposição também ofertará diversos serviços e oportunidades de negócios para agropecuaristas.

Projeto pioneiro de piscicultura capacita índios bororos em Mato Grosso

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214264.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um ritual milenar da cultura indígena que vinha sendo ameaçado recebeu um incentivo que pretende assegurar a sua perpetuação. A Aldeia Meruri, no município de General Carneiro (449 km de Cuiabá, no Mato Grosso), foi escolhida para sediar o projeto piloto de piscicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que teve o encerramento do primeiro ciclo no final do mês de abril de 2010.

Servidores do meio ambiente entregam cargos em sinal de protesto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214272.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os servidores federais do meio ambiente, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), fizeram ontem (10/05/10), em frente ao Parque Nacional da Água Mineral, em Brasília (DF), um protesto para pressionar o governo a negociar com a categoria. Eles entregaram os cargos comissionados e as funções fiscais ambientais.

Vale lança fundo de reflorestamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214250.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Vale, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fundação dos Economiários Federais (Funcef) e Petros vão constituir fundo de R$ 605 milhões. A meta é recuperar 450 mil hectares na Amazônia. Empresas buscam parceiros para acelerar projeto e já há interesse de árabes.

18º Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214235.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A 18ª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água será realizada entre os dias 8 e 13 de agosto de 2010, em Teresina (PI) sob o tema Novos caminhos para a agricultura conservacionista no Brasil. Especialistas brasileiros e estrangeiros debaterão temas como indicadores de sustentabilidade, transferência de tecnologia, integração lavoura-pecuária, sistemas agroecológicos, manejo de adubos orgânicos e balanço de carbono. Também estão previstas cinco palestras específicas, uma para cada região do Brasil, sobre a situação e as necessidades em relação ao solo e a água de cada uma delas.

Minibacia hidrográfica mostra como produzir com responsabilidade ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214234.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma maquete, instalada na Agrotins 2010, mostrou aos visitantes como produzir de forma sustentável. O protótipo é um exemplo para ser implantado em comunidades de agricultores familiares. A Agrotins é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Tocantins (Seagro), e aconteceu de 4 a 8 de maio de 2010, em Palmas (TO).

Pesquisar este blog