Selecione o dia...

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Relatório de Kátia Abreu para o Estatuto do Produtor Rural pode ser votado amanhã

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214347.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em reunião amanhã (18/05/10), às 9h30, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal deverá examinar, em caráter terminativo, o substitutivo ao projeto de lei que institui o Estatuto do Produtor Rural - PLS 325/06 -, do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).

Chuvas favorecem safra de trigo e milho no Estado do Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214343.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As recentes chuvas que atingiram o Paraná estão favorecendo não só o plantio, mas também as colheitas regulares da safra de grãos 2009/2010 no estado, estimada em 31,32 milhões de toneladas ? 20% do total da produção nacional. "Não tivemos registro de chuvas nos primeiros 15 dias de abril e isso já preocupava a agricultura que tinha que semear o trigo. Podemos dizer que a chegada da chuva salvou também plantações de milho safrinha", explicou à Agência Brasil o agrônomo Otmar Hubner, do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab).

Decreto do governo federal prioriza micro e pequenas empresas de TI nas licitações

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214342.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O decreto 7174, publicado no dia 12 de maio de 2010 no Diário Oficial da União (DOU), regulamenta a contratação de bens e serviços de informática e automação pela administração pública federal, direta ou indireta, pelas fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público e pelas demais organizações sob o controle direto ou indireto da União. As micro e pequenas empresas de Tecnologia da Informação (TI) terão prioridade nas licitações públicas, segundo o decreto.

Embrapa abre inscrições para curso sobre micropropagação de plantas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214306.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas/BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, abriu 30 vagas para o 7º Curso de Micropropagação de Plantas que vai acontecer de 2 a 6 de agosto de 2010. Destinado a pesquisadores, professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação, o treinamento é coordenado pelos pesquisadores Tatiana Góes Junghans, Antônio da Silva Souza, Fernanda Vidigal Duarte Souza e Janay Almeida dos Santos-Serejo.

Prefeitos empreendedores criarão rede de mobilização nacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214346.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Difundir a cultura da gestão pública empreendedora em todos os municípios brasileiros, desenvolvendo políticas locais e sustentáveis de apoio. É com esta missão que será lançada no dia 19 de maio de 2010, em Brasília (DF), a Rede de Prefeitos Empreendedores. Um convênio entre a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Sebrae está ajudando na construção da rede.

Servidores da área ambiental ficam em greve até publicação da decisão do STJ

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214345.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Associação dos Servidores do Instituto do Meio Ambiente (Asibama) afirma que vai manter a greve dos servidores que atuam na fiscalização e no licenciamento ambiental até que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) publique oficialmente o acórdão. Segundo o STJ, essas atividades (fiscalização e licenciamento) devem voltar imediatamente e integralmente, sob pena de multa diária de R$ 100 mil às entidades coordenadoras da greve.

Governo apoiará comercialização de 12 milhões de toneladas de milho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214344.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará o primeiro leilão de apoio à comercialização do milho safra 2009/2010, no dia 25 de maio de 2010. Na operação, que será feita por meio de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP), a oferta será de 1 milhão de toneladas do cereal. Segundo o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, depois serão realizados mais 11 leilões semanais, todos com o mesmo volume de milho.

Com o fim da chuva, é época de dar início ao plantio de maracujá no Cerrado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214319.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] No final da época de chuvas, inicia-se o melhor período para o plantio do maracujá no Cerrado. A recomendação é de Fábio Faleiro, pesquisador da Embrapa Cerrados, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). "O período que se iniciou em abril e vai até maio é época interessante para o plantio, pois as mudas no campo sofrerão menos ocorrência de doenças", afirma.

Prosa Rural mostra que praga de eucalipto já tem controle biológico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214309.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O eucalipto, espécie madeireira originária da Austrália e das Ilhas da Oceania, é uma excelente fonte para produção de papel e celulose que traz muitos ganhos para o Brasil. No entanto, essa cultura é ameaçada por diversas pragas, doenças e plantas daninhas. No Brasil, entre as pragas naturais que a atacam destacam-se, principalmente, as formigas cortadeiras, os besouros e as lagartas desfolhadoras. E, recentemente, tornou-se mais preocupante a chegada ao país de uma nova praga que ataca o eucalipto: o psilídeo-de-concha.

Agricultores Familiares participam da Bio Brazil Fair 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214301.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A Bienal do Ibirapuera será transformada em um grande mercado de produtos orgânicos, de 20 a 23 de maio de 2010, em São Paulo (SP), com a realização da 6ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, a Bio Brazil Fair 2010. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por intermédio das secretarias de Agricultura Familiar (SAF) e Desenvolvimento Territorial (SDT), apoiam por mais um ano a participação de empreendimentos da agricultura familiar na feira.

Pesquisar este blog