Selecione o dia...

sábado, 29 de maio de 2010

Pesquisa traça perfil do consumo de alimentos na próxima década

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214463.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O alimento da próxima década será mais saboroso, saudável, de preparo fácil e rápido, de qualidade assegurada, sustentável e ético. O consumidor buscará comida que traga os mais amplos benefícios a preço mais acessível. Haverá maior complexidade no rol de produtos para se alinhar às cinco macrotendências globais da alimentação: Sensorialidade e Prazer, Saudabilidade e Bem-Estar, Conveniência e Praticidade, Confiabilidade e Qualidade e Sustentabilidade e Ética. Um produto que agregue todos os benefícios é o que procura a indústria alimentícia que já oferece alimentos mesclando as tendências.

Embrapa estuda espécie florestal nativa da Ásia como opção ao pinus e eucalipto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214454.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Uma espécie florestal relativamente nova no Brasil pode vir a ser adotada para reflorestamento de áreas desmatadas no país e servir como opção a outras madeiras usadas no plantio, como o eucalipto e o pinus. Trata-se da teca, que é objeto de pesquisas na Embrapa Florestas. O chefe de pesquisas da unidade da Embrapa, Ivar Wendling, disse no dia 26 de maio de 2010 à Agência Brasil que a teca, nativa da Ásia, chegou ao país há 15 anos e está crescendo de importância devido às demandas do setor florestal.

Cientistas da USP criticam propostas de mudanças no Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214450.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cientistas criticaram na Câmara dos Deputados, em debate com a Frente Parlamentar Ambientalista realizado no dia 26 de maio de 2010, as propostas de mudanças no Código Florestal (Lei 4.771/65) em análise na Casa. O doutor em ecologia de paisagens e professor da Universidade de São Paulo (USP) Jean Paul Metzger apresentou um estudo científico sobre pontos em análise na possível reformulação do código. Ao contrário do que propõe o setor do agronegócio, ele defendeu, por exemplo, o aumento da largura das áreas de proteção permanente (APPs) ao longo de rios dos atuais 30 metros para, pelo menos, 100 metros.

Engenharia Madeireira da UFPel lança revista semestral

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214446.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem um novo periódico à disposição da comunidade científica. Vinculada ao curso de Engenharia Industrial Madeireira, a revista Ciência da Madeira tem como objetivo publicar artigos originais referentes a quaisquer tecnologias da área florestal e madeireira. A revista apresenta periodicidade semestral. Dessa forma, no mês de maio de 2010 foi publicado o primeiro volume.

Fascículo sobre Arranjo Produtivo Local é disponibilizado na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214453.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Quem quiser saber mais sobre Arranjo Produtivo Local (APL) poderá obter as informações online, através de um fascículo disponibilizado na internet por meio do site da Biblioteca Sebrae - clique aqui para baixar o arquivo (256 Kb - arquivo PDF). O produto, elaborado em Minas Gerais e reeditado em 2009 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tem como objetivo divulgar informações básicas a respeito do APL e esclarecer dúvidas sobre o programa.

Agricultores mineiros de Nova União criam Central de Negócios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214452.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores de banana de Nova União, na região Central de Minas Gerais, estão aumentando as vendas para atacadistas e varejistas de Belo Horizonte. Mesmo com a proximidade da capital, os agricultores tinham dificuldades para vender nas Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas). A falta de padronização do produto e a pouca articulação do grupo causavam o problema. Há cerca de dois anos, com o apoio do Sebrae-MG, 11 produtores criaram a Central de Negócios de Nova União. Em 2009, eles aumentaram em 10% o faturamento em relação a 2008. Este ano, a meta é crescer mais 15%.

Países ricos doarão 4 bilhões de dólares para combater desmatamento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214451.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os países ricos vão disponibilizar cerca de 4 bilhões de dólares para combater o desmatamento. O montante, que ultrapassa em 500 milhões o valor prometido na Conferência de Copenhague, foi anunciado no dia 27 de maio de 2010 em Oslo, na Noruega, durante um encontro sobre proteção do clima que reuniu 52 países.

Comissão da Câmara aprova dedução no IR de doações a universidades públicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214449.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou no dia 26 de maio de 2010 o Projeto de Lei 4847/09, do deputado Dimas Ramalho (PPS-SP), que permite ao contribuinte, pessoa jurídica ou física, deduzir do imposto de renda metade das doações feitas a entidades públicas de ensino superior. Segundo a proposta, as doações de pessoas jurídicas, somadas às contribuições para atividades culturais e audiovisuais, não poderão reduzir em mais de 4% o imposto devido.

São Paulo sedia em junho o congresso internacional Madeira 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214448.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Nos dias 22 e 23 de junho de 2010 será realizado o 5º Congresso Internacional do Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e Geração de Energia - Madeira 2010 -, em São Paulo (SP). O evento conta com a participação de pesquisadores, estudantes e representantes de instituições governamentais e da iniciativa privada, a fim de debater questões que envolvem a indústria de base florestal e de geração de energia.

Mestrado em Ciências Agrárias da UFMG abre inscrições para nova turma

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214447.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Estão abertas até 21 de junho de 2010 as inscrições para seleção de nova turma para o mestrado em Ciências Agrárias, oferecido pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus regional de Montes Claros da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). São cinco vagas para ingresso no segundo semestre deste ano, em quatro linhas de pesquisa: Produção Animal Sustentável; Manejo Ecológico da Produção Agrícola; Uso, Manejo e Conservação da Biodiversidade em Ecossistemas Naturais e Agrícolas; e Desenvolvimento Rural.

Pesquisar este blog