Selecione o dia...

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Exportação de carne bovina cresce 53% e de frango 23% em maio de 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214524.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações brasileiras de carne bovina apresentaram crescimento expressivo de 53% em maio de 2010, na comparação com o mesmo período do ano passado. A receita obtida com as vendas externas somou US$ 358,8 milhões no mês passado, ante US$ 234,4 milhões em maio de 2009, de acordo com dados divulgados há pouco pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Em relação a abril de 2010, as exportações de carne bovina aumentaram 19,5%.

Proposta corrige lei e amplia garantia de arrendatários de terras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214521.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7038/10, do Senado Federal, que tem o objetivo de corrigir uma troca de palavras no Estatuto da Terra (Lei 4.504/64). Segundo o autor do projeto, senador Osmar Dias (PDT-PR), a Lei 11.443, de 2007, que fez alterações nas regras de arrendamento rural do Estatuto da Terra, trocou a palavra "arrendador" por "arrendatário" no seguinte trecho:

Bahia aumenta a área plantada com graviola e já é o maior produtor mundial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214493.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] De acordo com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o estado conquistou o status de maior produtor mundial de graviola e já ocupa 800 hectares do sul baiano, distribuídos entre os municípios de Una, Valença, Gandu, Ilhéus, Wenceslau Guimarães e Tancredo Neves. A Bahia produz oito mil toneladas por ano. A maior parte da produção pertence a agricultores familiares e o cultivo da fruta vem se consolidando como uma alternativa na diversificação agrícola. Os ótimos preços e a boa produtividade da fruta têm incentivado os produtores rurais a aumentar a área cultivada. Às margens da BR 415, próximo ao município de Itabuna, no sul da Bahia, está a fazenda Doce da Mata com 600 pés plantados e com uma produção de vinte toneladas por ano. A propriedade é considerada modelo por causa da organização, da boa produtividade e da qualidade do produto.

Inscrições abertas para o Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214507.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Estão abertas as inscrições para o Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, que será realizado no dia 15 de junho de 2010, véspera da abertura da Expocafé 2010, que tem no simpósio uma das novidades desta edição. O simpósio será realizado na Fazenda Experimental de Três Pontas, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), no Sul de Minas, mesmo local da feira.

Segundo turno da SuperAgro começa com julgamentos e leilões de equídeos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214522.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O segundo turno 50ª Exposição Estadual Agropecuária, um dos eventos da SuperAgro Minas, teve início no dia 2 de junho de 2010, com julgamentos de equídeos das raças pônei, campolina e jumentos pêga. Os torneios estão sendo realizados no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG).

Câmara aprova ampliação da Ferrovia Norte-Sul até o Rio Grande do Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214520.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou no dia 1º de junho de 2010 o Projeto de Lei 5479/09, do deputado Professor Ruy Pauletti (PSDB-RS), que acrescenta um trecho de 1.740 km à Ferrovia Norte-Sul. Atualmente, a ferrovia tem 2.760 quilômetros de extensão ? começa em Belém (PA) e termina em Panorama (SP), passando por Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

CBA lança campanha para aumentar o consumo do mel no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214518.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) lançou a campanha nacional Meu dia pede mel para incentivar o consumo do produto como alimento e não como medicamento. De acordo com o médico-veterinário e chefe da Cidade das Abelhas da Epagri Walter Miguel, o mel, alimento natural, fonte de energia e sais minerais, deve fazer parte da dieta alimentar de toda a família, lembrando que se recomenda o consumo de mel para crianças a partir de um ano de idade.

Ribeirão Preto sedia o Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214510.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Congresso Brasileiro Agricultura de Precisão será realizado de 27 a 29 de setembro de 2010, em Ribeirão Preto (SP). O evento é organizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA). Os organizadores esperam reunir estudiosos, pesquisadores, extensionistas, fornecedores e usuários das diferentes técnicas envolvidas no amplo leque da agricultura de precisão.

Consórcio de culturas beneficia agricultor familiar que planta mamona em Minas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214508.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Agricultores familiares de Claro dos Poções, no Norte de Minas, estão provando que é possível conciliar o plantio de oleaginosa para a fabricação de biocombustíveis com o cultivo de culturas básicas praticadas em suas propriedades. Nas comunidades rurais de Candeias, Brejão, Riachinho, Leite e São José, Boa Sorte, Cassianópolis, Barra do Rio Traíras, Água Boa e Quebra Ovo, entre outras; muitas famílias, 15 delas cadastradas no Projeto de Biocombustíveis da Petrobras, estão plantando mamonas em consórcio com feijão, milho, quiabo e abóbora.

Simpósio Estadual de Agroenergia já está com inscrições abertas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214486.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Estão abertas as inscrições para o Simpósio Estadual de Agroenergia, que será realizado de 10 a 12 de agosto de 2010, na Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS). Em paralelo acontece a 3ª Reunião Técnica de Agroenergia, 10ª Reunião Técnica da Mandioca e 2ª da Batata-Doce. Os eventos são promovidos pela Embrapa Clima Temperado, Emater/RS-Ascar, Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), e objetivam discutir a relevância da agroenergia como plataforma para a agricultura e industria gaúcha.

Pesquisar este blog