Selecione o dia...

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Setor agropecuário pede renegociação de dívidas para acesso aos recursos da próxima safra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214581.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Parlamentares da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados e representantes do setor agropecuário estiveram reunidos com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, para discutir a renegociação de dívidas dos produtores rurais. Segundo o deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), que fez o pedido da audiência, as exigências feitas pelos bancos impedem que grande parte dos produtores acesse esses recursos atualmente, por ainda estarem pagando outros financiamentos.

Proposta de mudança do Código Florestal é apresentada na Câmara dos Deputados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214579.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O relator da proposta de alteração do Código Florestal, deputado Aldo Rebelo (PC do B/SP) apresentou no dia 8 de junho de 2010 seu parecer ao Projeto de Lei 1.876/99, que trata das alterações do texto hoje vigente, a lei 4.771/65. Depois duas horas e meia de leitura, ele mencionou os principais pontos do seu substitutivo, propondo a modernização da legislação para adequá-la à atual realidade do setor produtivo e buscando conciliar a produção de alimentos com a preservação do meio ambiente.

Integração lavoura-pecuária: a dobradinha perfeita

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214575.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Há dois anos a propriedade administrada pela família Nogaroli é uma Unidade de Validação de Tecnologia do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA), coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O que significa que o sistema de produção nos 350 hectares da propriedade, em Porto Amazonas, a 100 quilômetros de Curitiba (PR), tem sido gradativamente alterado de acordo com as orientações do PISA. Arrendada ao engenheiro florestal Rogério Nogaroli pela sua mãe, a produção que era exclusivamente de grãos cedeu espaço para a pecuária com a introdução de um lote inicial de 50 animais no sistema de terminação precoce. A idade máxima para abate é de 16 meses.

Estação Experimental da Epagri em Itajaí testa fruta exótica boliviana

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214571.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Estação Experimental da Epagri de Itajaí está fazendo testes com uma fruta exótica, o bacupari boliviano, no litoral de Santa Catarina e em regiões de média altitude. Pesquisas preliminares indicam que o bacupari boliviano, conhecido também como achachairu, tem larga vantagem em relação ao bacupari nativo.

CCJ aprova projeto que cria imposto sobre patrimônio superior a R$ 2 milhões

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214582.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou ontem (09/06/10) projeto de lei complementar que cria o chamado imposto sobre grandes fortunas. Pelo texto, o imposto incidirá sobre patrimônio superior a R$ 2 milhões. A alíquota do novo tributo deverá variar de 1% a 5% ao ano e não será permitida a dedução, no Imposto de Renda, dos valores recolhidos.

Trigo da Embrapa tem liderança no Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214580.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Excelentes sanidade, produtividade, adaptação e qualidade industrial voltadas para panificação têm garantido à parceria Embrapa com a Fundação Meridional a liderança no mercado de sementes de trigo do Paraná. Nos últimos seis anos, a participação da Embrapa e de seus parceiros neste mercado, saltou de 16% para 44%.

Famasul pede ao governo estadual flexibilização tributária sobre o milho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214578.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (Famasul) e a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) solicitaram ao governador do Estado, André Puccinelli, a flexibilização tributária sobre o milho, de modo a tornar atrativo aos cerealistas os leilões do produto realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Lei do Governo Federal contribui com projeto Minibibliotecas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214573.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Todas as escolas públicas e particulares do Brasil terão até dez anos para instalar espaços destinados a uma biblioteca. A medida ? que está valendo no País desde o dia 25 de maio de 2010, quando foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Lei 1.244 sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ? determina ainda que o acervo de livros deve ser composto de pelo menos um título por aluno matriculado, cabendo à instituição de ensino adaptar o material disponível às necessidades locais, a responsabilidade pela preservação, pela divulgação e pelo funcionamento das bibliotecas escolares.

Pesquisador da Embrapa viaja para para divulgar pesquisas com eucalipto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214572.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Dario Grattapaglia (foto ao lado), viajou no dia 7 de junho de 2010 para a Canberra, na Austrália, onde participa de Workshop sobre Biologia, Genética e Biotecnologia de Eucalyptus nos dias 10 e 11 de junho. O evento é organizado pelo Escritório de Regulação de Tecnologias Gênicas do Governo da Austrália - Office of the Gene Technology Regulator -, equivalente à CTNBio no Brasil.

Sistema de Seleção Unificada oferece 16 mil vagas em 35 universidades

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214570.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que entra no ar a partir das 8 horas de hoje (10/06/10), vai oferecer 16 mil vagas em 35 instituições públicas de ensino superior. Podem disputar uma dessas vagas estudantes que tenham participado em 2009 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Das 35 instituições participantes, 15 são universidades federais, 18 institutos federais e duas universidades estaduais. Oito delas aderiram pela primeira vez ao sistema.

Pesquisar este blog