Selecione o dia...

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Embalagens impulsionam Certificação FSC no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214625.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A marca do Conselho de Manejo Florestal (FSC), até alguns anos pouco conhecida no país, já faz parte da vida de milhões de brasileiros. Atualmente, é comum observar o selo FSC em embalagens de suco e leite, contas de telefone, publicações, extratos bancários e faturas de cartão de crédito.

Iapar lança variedade híbrida de café resistente à ferrugem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214620.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lançou, no dia 10 de junho de 2010, durante o Programa de Interiorização do Governo em Londrina, o café IPR 107. "Os benefícios também são ambientais, tendo em vista que essa variedade tem maior resistência à ferrugem, reduzindo a necessidade da aplicação de agrotóxicos", disse o secretário da Agricultura e Abastecimento, Ericson Chandoha.

Mais Alimentos financia equipamentos para processamento de frutas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214618.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Pronaf Mais Alimentos, a partir de agora, também passará a financiar equipamentos para processamento de frutas. Um acordo entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers) vai garantir desconto médio de 15% em relação aos preços de mercado desses produtos.

Comissão Europeia divulga regras para certificação de biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214616.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão Europeia (CE) divulgou no dia 10 de junho de 2010 uma série de regras que produtores e distribuidores de biocombustíveis deverão seguir para que seu produto receba a certificação de sustentabilidade do bloco. As exigências serão válidas tanto para os combustíveis biológicos produzidos nos países europeus como para os importados e entram em vigor em dezembro deste ano, juntamente com a chamada Diretiva de Energias Renováveis, que determina que esse tipo de energia deverá responder por 20% da matriz energética da União Europeia (UE) em 2020 e por 10% do consumo de seu setor de transportes.

Importadora brasileira leva frutas de Mossoró para mercado europeu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214624.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A empresa brasileira RBR Trading Fresh Fruit é responsável por distribuir o melão amarelo e a melancia produzidos no Rio Grande do Norte para doze países da Europa. Com escritório no Brasil e na Holanda, a RBR é especializada em exportação de frutas frescas do Brasil. Operando com amplitude global, disponibiliza soluções logísticas, além de prover serviços de assessoria e consultoria comercial. A expectativa da empresa para 2010 é de exportar seis mil toneladas de melão e melancia.

Embrapa Instrumentação Agropecuária abre inscrições para seleção de candidatos a chefe geral

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214623.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As inscrições para o processo de recrutamento e avaliação de candidatos ao cargo de chefe geral da Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos/SP) estarão abertas no período de 15 de junho a 14 de julho de 2010. A inscrição deverá ser feita exclusivamente via internet no endereço www.embrapa.br/selecaochefe, por meio de formulário eletrônico. Após o preenchimento deverá ser enviado ao endereço eletrônico selecao.chefe@embrapa.br.

Inscrições abertas para o Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214619.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Os promotores de eventos que desejam participar da edição 2011 do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras têm até 30 de julho de 2010 para se cadastrar. As inscrições começaram no dia 1 de junho. A participação é gratuita. O calendário é traduzido para o inglês e espanhol. O custo de impressão e distribuição não é repassado para as promotoras.

CNPq lança Edital Universal 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214617.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou Edital Universal 2010 com investimento de R$ 120 milhões em projetos de todas as áreas do conhecimento. O prazo para as inscrições já está aberto e segue até o dia 5 de julho. As propostas devem ser envidas exclusivamente pela Plataforma Carlos Chagas.

Colheita mecanizada de cana-de-açúcar resulta em duplo ganho ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214612.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A colheita mecanizada da cana-de-açúcar possibilita duplo ganho ambiental com menor emissão de gases de efeito estufa e melhoria da qualidade do solo. A recomendação é feita num artigo publicado por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba. Além de destacar a importância de sistemas agrícolas conservacionistas na produção de bioetanol, o artigo da revista científica Global Change Biology Bioenergy descreve o balanço completo de carbono do etanol de cana-de-açúcar no Brasil.

Clube illy do Café lança blog e estréia nas redes sociais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214598.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Blog Clube illy do Café, lançado recentemente, traz um novo espaço dedicado à discussão dos mais variados assuntos que giram em torno do universo do café. O Blog apresenta diversas seções para reunir os mais diferentes assuntos, notícias e matérias que envolvem a produção e o consumo. Essa nova ferramenta vai estreitar ainda mais a relação da illycaffè com seus fornecedores e com o mercado do café.

Pesquisar este blog