Selecione o dia...

quinta-feira, 17 de junho de 2010

FAO prevê que o Brasil será o maior produtor agrícola do mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214644.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil terá a maior produção agrícola do mundo na próxima década. É o que prevê o relatório anual Perspectivas Agrícolas 2010-2019, publicado no dia 15 de junho de 2010 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Mudanças no Código Florestal podem ser desastre para capital paulista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214648.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A proposta de alteração do Código Florestal, em discussão no Congresso Nacional, pode ser um "desastre" para a expansão urbana de São Paulo, avaliou o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Nobre, que participou de um debate, no dia 15 de junho de 2010, durante o lançamento do estudo Vulnerabilidades das Megacidades Brasileiras às Mudanças Climáticas: Região Metropolitana de São Paulo.

7º Concurso de Qualidade dos Cafés de MG premiará produção sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214646.htm
[ ECONOMIA # CONCURSOS ] A valorização da produção sustentável terá destaque no 7º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. O regulamento, divulgado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), prevê, além dos prêmios para as três melhores amostras em cada categoria (categorias natural e cereja descascado), homenagem aos cafeicultores com o melhor café produzido com sustentabilidade, também nas duas categorias.

Epamig notifica ocorrência de praga exótica em oliveiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214633.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) registraram a primeira constatação da espécie de ácaro Oxycenus maxwelli em oliveiras no Brasil. "Trata-se do primeiro relato da ocorrência do ácaro em mudas de oliveira em território brasileiro", afirma o pesquisador Paulo Rebelles Reis, responsável pela pesquisa, ao lado do fitotecnista Adelson Francisco de Oliveira, também da Epamig.

Kofi Annan estará entre os palestrantes do AgroManagement 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214651.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Nomes de peso já confirmaram participação no AgroManagement 2010 ? I Fórum de Gestão e Liderança do Agronegócio, entre eles, o Ex-Secretário Geral das Nações Unidas e vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2001, Kofi Annan. O líder mundial, que é hoje Presidente do Conselho da Aliança pela Revolução Verde na África, vem ao Brasil para debater o tema Agronegócio como Ferramenta para o combate à fome e à pobreza mundial.

Unipasto: setor forrageiro contribui para a sustentabilidade da agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214649.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Ancorada em atividades que garantem proteção ao meio ambiente, a Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras Tropicais (Unipasto) manifesta total apoio ao tema central da Feicorte 2010: a sustentabilidade como forma de conscientizar e esclarecer a sociedade sobre os benefícios atuais dos sistemas de produção agropecuários, principalmente relacionados às questões ambientais.

Europa realiza a Semana Veterinária da UE com foco na rastreabilidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214647.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Doença das vacas loucas, febre aftosa, gripe suína, gripe aviária: uma longa série de epidemias e alertas que afectou as explorações agrícolas da Europa nas últimas duas décadas, às vezes com efeitos devastadores. Estas crises chamaram a atenção para a importância da rastreabilidade, ou seja, a possibilidade de rastrear os alimentos durante todas as fases de produção, transformação e distribuição. Todavia, muitos dos consumidores ainda desconhecem as vantagens da legislação da União Europeia (UE) na matéria, que a indústria alimentar considera muitas vezes exagerada.

Nova edição da Revista Cooperação Técnica RIB disponível na internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214645.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Representação do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil já disponibilizou, na internet, a 13ª Edição da Revista Cooperação Técnica RIB. A publicação é editada pela RIB que traz em suas páginas as principais ações do Instituto no que tange a cooperação técnica para o desenvolvimento da agricultura e meio rural.

Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes da UFPel abre inscrições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214643.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] Encontram-se abertas até o dia 31 de julho de 2010 as inscrições ao exame de seleção para o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes da centenária Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), nível de Mestrado acadêmico e Doutorado. Para inscrever-se, o candidato deverá possuir curso superior em Agronomia ou áreas correlatas. O curso oferece um número máximo de 12 vagas para mestrado e 10 vagas para doutorado.

Camex define hoje eventual prorrogação de retaliação aos Estados Unidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214652.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Sem avançar nas negociações com os Estados Unidos em relação à retaliação comercial por causa dos subsídios aos produtores norte-americanos de algodão, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) se reúne hoje (17/06/10) à tarde. Na reunião, os representantes dos sete ministérios ? incluindo Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Relações Exteriores e Agricultura ? definem se o prazo para a aplicação das retaliações deve ser ampliado para depois do dia 21 ou se elas serão aplicadas a partir deste mês de junho.

Pesquisar este blog