Selecione o dia...

sábado, 19 de junho de 2010

Conferência Internacional de Nanotecnologia reúne especialistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214673.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Começa no dia 21 a Conferência Internacional sobre Aplicações de Nanotecnologia na Alimentação e na Agricultura. O evento será realizado no Hotel Colina Verde, em São Pedro (SP) até o dia 25 de junho de 2010, período no qual especialistas de diversas partes do mundo vão discutir, pela primeira vez, os impactos da nanotecnologia em produtos envolvendo alimentos e agricultura. Mais de 200 participantes já confirmaram a presença, entre eles, Günter Oberdörster da Universidade de Rochester, Estados Unidos, que é um dos mais importantes nomes em nanotoxicologia atualmente.

TSE diz que Ficha Limpa vale para condenados antes da lei

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214670.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu no dia 17 de junho de 2010 que a Ficha Limpa vale para quem foi condenado antes da lei entrar em vigor, no dia 4 de junho. A maioria dos ministros, por 6 votos a 1, acompanhou o voto do relator, ministro Arnaldo Versiani, que ressaltou que a inelegibilidade não é uma pena, e sim uma condição que deve ser verificada no momento de registro da candidatura.

Marfrig compra multinacional Keystone Foods por US$ 1,26 bi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214665.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Marfrig Alimentos, quarta produtora mundial de carne bovina e segunda exportadora de carne de frango, anunciou a aquisição do multinacional americana Keystone Foods, fornecedora mundial de redes como McDonalds e Subway, por US$ 1,260 bilhão. Marfrig informou em comunicado enviado no dia 17 de junho de 2010 à Bolsa de Valores de São Paulo que chegou a um acordo com o grupo Lindsay Goldberg LLC para adquirir 100% das ações de Keystone Foods. A empresa adquirida, com matriz na Pensilvânia (EUA) e considerada a maior processadora americana de proteína animal, opera em vários países como produtora, comercializadora e distribuidora de alimentos a base de carnes de bovinos, suínos, frango e peixe, e é uma importante fornecedora do setor de restaurantes e comidas rápidas.

Laboratório do IMA é credenciado para realizar diagnóstico de febre aftosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214632.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Laboratório de Saúde Animal (LSA) do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) foi credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para realizar o diagnóstico sorológico de trânsito para febre aftosa em animais susceptíveis. A conquista ocorreu na última semana de maio de 2010 e o LSA é o segundo do país a conseguir este status.

Assentamento aguarda certificação de comércio justo para exportar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214672.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os 36 integrantes da Cooperativa de Produtores de Novos Pingos (Coopingos), localizada no município de Açu, há 55 km de Mossoró, no Rio Grande do Norte, estão na expectativa de adquirir o selo internacional fair trade (comércio justo), fato que abrirá portas do mercado externo com perspectiva de ganho real nas vendas de até 30%. A previsão é de que nos próximos meses de 2010 o grupo já esteja exportando.

Exportadores terão devolução acelerada de crédito de PIS/Cofins e IPI

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214671.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A partir de julho de 2010, as empresas exportadoras poderão pedir a devolução acelerada de crédito de PIS/Cofins e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre as vendas para o exterior feitas no segundo trimestre do mesmo ano (abril a junho). O Ministério da Fazenda publicou na edição do dia 17 de junho de 2010 do Diário Oficial portaria que regulamenta o benefício, principal medida anunciada no pacote de estímulo à exportação, lançado em maio.

Kátia Abreu: "Situação do ensino no campo é lamentável?

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214666.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, fez, no Plenário do Senado, um relato sobre o ensino no campo do Brasil. Baseada no Estudo Nacional das Escolas Rurais, pesquisa encomendada pela entidade junto ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), divulgada no fim de maio de 2010.

Comissão aprova selo que identifica produtos da agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214664.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou no dia 16 de junho de 2010, proposta que cria o Selo da Produção da Agricultura Familiar, para identificar a procedência dos produtos certificados. O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Milton Vieira (DEM-SP), ao Projeto de Lei 4903/09, do deputado Dr. Talmir (PV-SP).

Estudo mostra que análise do clima pode reduzir efeitos negativos na agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214663.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Um estudo realizado pelo engenheiro agrícola Gabriel Constantino Blain, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, descreveu, estatisticamente, as séries temporais de precipitação pluvial (PRE), temperatura do ar máxima e mínima do Estado de São Paulo nas últimas seis décadas. A pesquisa de doutorado, apresentada ao programa de pós-graduação em Física do Ambiente Agrícola, considerou escalas anual, mensal e absoluta, determinando as respectivas probabilidades de ocorrência, possíveis periodicidades, tendências e variações climáticas.

Inpa lança edital de mestrado em agricultura no Trópico Úmido

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214657.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A Coordenação de Capacitação e o Programa de Pós-Graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) inscreve para o processo de seleção do Curso de Mestrado em Agricultura no Trópico Úmido (PPG-ATU). O período letivo começa em agosto de 2010. O Programa oferece quatro vagas, sendo três para candidatos brasileiros ou naturalizados, que residam pelo menos há cinco anos no Amazonas, e uma vaga para candidatos residentes ou não no estado.

Pesquisar este blog