Selecione o dia...

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Projeto Educampo leva capacitação gerencial e técnica a produtores rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214744.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores da Região Central de Minas Gerais completam dois anos de parceria com o Sebrae no estado por meio do Projeto Educampo e já contabilizam resultados, entre eles, mudanças no manejo do rebanho leiteiro, que trouxeram aumento de produtividade e melhoria dos aspectos reprodutivos dos animais. Com o projeto, as propriedades rurais reduziram o custo operacional efetivo (COE) do leite em 5%, caindo de 81,3% para 77,41%, o que trouxe incremento de 33% na margem bruta do litro de leite produzido.

Mato Grosso quer ser também o maior no segmento da avicultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214742.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Mato Grosso cresce em ritmo chinês e um dos segmentos da indústria que mais acompanham essa tendência e tem atraído investidores é a avicultura. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação do Estado de Mato Grosso (Siamt), Wilmar Franzner, a grande procura pelo Estado tem explicação: é devido à grande produção de matéria-prima para ração. Franzner destaca que um dos entraves desse segmento é a falta de mão-de-obra.

Pesquisador norte-americano aponta direções para regulamentação da nanotecnologia na agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214740.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No segundo dia da Conferência Internacional sobre aplicação da Nanotecnologia na Alimentação e Agricultura os temas discutidos foram em torno da segurança alimentar, regulamentação de pesquisas envolvendo a nanotecnologia na agricultura e a primeira mesa-redonda das três que a Organização das Nações Unidas para Agricultura e a Alimentação (FAO) está realizando durante o evento.

Trabalhos para 3° GeoPantanal podem ser submetidos até 31 de julho de 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214714.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O prazo para submissão de trabalhos completos 3° Simpósio de Geotecnologias no Pantanal - 3° GeoPantanal - encerra-se em 31 de julho de 2010. O formulário está disponível aqui. O evento, promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Embrapa Informática Agropecuária, será realizado em Cáceres (MT), entre os dias 16 e 20 de outubro de 2010.

Comissão da Câmara aprova proposta que regulamenta produção de cachaça

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214743.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados aprovou no dia 22 de junho de 2010 proposta que regulamenta a produção, a comercialização e a fiscalização de aguardente de cana e cachaça. Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Leandro Sampaio (PPS-RJ), aos projetos de lei 1187/07 e 4547/08, que tramitam em conjunto.

Unica rebate estudo que sugere expansão da cana sobre vegetação nativa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214741.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Argumentos apresentados em um recente estudo do Instituto Internacional de Investigação sobre Políticas Alimentares (IFPRI, sigla em Inglês para Internacional Food Policy Research Institute), foram rebatidos pela assessora sênior do presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) para assuntos internacionais, Géraldine Kutas, durante evento organizado em Brasilia pelo próprio IFPRI em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no dia 2 de junho de 2010.

Diretor do BC aconselha cautela sobre as mudanças no câmbio chinês

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214739.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A flexibilização cambial anunciada pelo governo chinês é uma boa notícia, a princípio, mas é preciso aguardar os desdobramentos para fazer uma análise mais acurada. A advertência foi feita ontem (24/06/10) pelo diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Aldo Mendes.

Conab fará leilão de estoques públicos de feijão dia 30 de junho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214738.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com o objetivo de ajustar a oferta e reduzir o preço do feijão, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará duas operações de leilão dos estoques públicos no dia 30 de junho de 2010. Na primeira delas, serão ofertadas 20 mil toneladas de feijão comum em cores. Na outra, serão comercializadas 4,8 toneladas de feijão anão misturado abaixo do padrão.

Simepar lança boletim climático com previsão de inverno seco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214722.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O inverno começou às 8h28 do dia 21 de junho de 2010. De acordo com as informações dos técnicos do Instituto Tecnológico Simepar, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), o inverno deste ano será seco e com possibilidade de quedas bruscas nas temperaturas, intercaladas com dias de temperaturas mais amenas.

Agricultura quilombola no Vale do Ribeira contribuiu para paisagem florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214721.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] As práticas de agricultura utilizadas numa comunidade quilombola do Vale do Ribeira, em São Paulo, foram objeto de uma pesquisa realizada no Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP). Segundo a bióloga Lucia Chamlian Munari, o principal objetivo do estudo foi compreender como o sistema de agricultura de corte e queima, também conhecido como coivara, contribuiu para a formação da paisagem florestal na comunidade de remanescente do quilombo de São Pedro, localizada na cidade de Eldorado, no Vale do Ribeira.

Pesquisar este blog