Selecione o dia...

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Entrevista: Os impactos da mudança do clima na produção agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214770.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O estudo Impactos da mudança do clima na produção agrícola partiu do atual zoneamento de riscos agrícolas do Brasil para prever o cenário que a agricultura brasileira viverá, em alguns anos, em decorrência do aquecimento global. O professor Hilton Silveira Pinto participou da pesquisa que revelou, por exemplo, que o nordeste vai sofrer tamanho impacto que passará a ser uma região árida, e não mais semiárida, causando intensa desertificação nesses estados. "O Ceará, por exemplo, perderá cerca de 80% da área agricultável, o que faz com que a própria alimentação e subsistência agrícola sejam um problema para o nordeste, causando migrações bastante grandes", apontou.

Soja terá certificação, sob críticas de indústrias e movimentos sociais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214769.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ao aprovar regras de sustentabilidade para a produção de soja, no dia 10 de junho de 2010, os membros da Mesa Redonda da Soja Responsável (RTRS, na sigla em inglês) desataram um dos nós que amarravam as negociações entre ONGs, agricultores e indústrias do setor. Durante a quinta conferência da organização, realizada em São Paulo (SP), companhias processadoras como Cargill e ADM votaram contra os princípios e critérios, mas, em posição minoritária, não puderam impedir a aprovação.

Cepea e o agronegócio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214765.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP), que analisam as exportações do agronegócio nacional, apresentam os Índices de Preços em dólar, de Volume, de Câmbio Efetivo das Exportações do setor e da Atratividade (câmbio real x preços em dólar) dessas operações no início de 2010.

Prêmio Chico Mendes tem inscrições abertas até 31 de agosto de 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214719.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Estão abertas as inscrições para a nona edição do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente. Até 31 de agosto de 2010, os interessados podem inscrever gratuitamente os trabalhos realizados e desenvolvidos em prol da conservação do meio ambiente na Amazônia Legal.

Syngenta investe em novas variedades de melão para a safra 2010-2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214768.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil está se consolidando globalmente como importante produtor de melões. A previsão do mercado é que a safra 2010-2011 registre aumento de 20% em relação à anterior. Atenta a essa tendência, a Syngenta está investindo em pesquisa para essa cultura com o objetivo de oferecer mais qualidade e resistência às doenças e pragas mais comuns.

Expo Itaguaí receberá 70 mil pessoas e mostrará UD de biofortificados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214752.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Cerca de 70 mil pessoas participarão da XVII Expo Itaguaí, de 1 a 5 de julho de 2010. O Parque de Exposições abrigará estandes para mostrar iniciativas ligadas a reciclagem de materiais para construção civil, produção de energia limpa e projetos de aquicultura, agricultura e pecuária sustentáveis. Este ano, um dos destaques é a instalação da Unidade Demonstrativa de Cultivos Biofortificados, resultado da parceria entre a Embrapa e a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Itaguaí.

Prêmio Produz Brasil 2010 está com inscrições abertas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214733.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As empresas dos mais diferentes segmentos do agronegócio podem ser reconhecidas por iniciativas positivas em termos de Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental, Investimento em Inovação e Tecnologia, Integração com Fornecedores e Parceiros e Força de Marca.

Simpósio no RS vai discutir alternativas para produção de biodiesel e etanol

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214763.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Soja, algodão, girassol e canola são as culturas indicadas para a produção de biodiesel e a cana-de-açúcar, para o etanol. Todas têm parecer favorável de implantação em diversas regiões do Rio Grande do Sul. O mercado é favorável, já que a demanda de consumo é crescente.

Análise Sensorial é tema de simpósio em São Paulo de 19 a 21 de agosto de 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214698.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O 6º Simpósio Ibero-Americano de Análise Sensorial (Sensiber) será realizado de 19 a 21 de agosto de 2010 no campus Santo Amaro do Centro Universitário Senac, na capital paulista. O evento será dividido em seis temas: Bases fisiológicas, químicas e psicológicas das ciências sensoriais, Aplicações das ciências sensoriais, Comportamento do consumidor e marketing, Técnicas estatísticas, Controle de qualidade sensorial e Perspectivas e tendências na área sensorial.

Pesquisar este blog