Selecione o dia...

terça-feira, 29 de junho de 2010

Mudança no modelo de produção pode tornar reserva legal rentável para proprietários rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214780.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O fruto da macaúba, espécie de palmeira nativa do oeste paulista, produz até dez vezes mais óleo do que a soja por hectare, sendo considera assim uma opção viável para a produção de biodiesel. Por esse motivo, a espécie foi escolhida por um projeto coordenado pela Universidade de São Paulo (USP) para recuperar áreas degradas de pastagem na região do Pontal do Paranapanema e prover sustento para as famílias da região.

Aldo Rebelo explica pontos do Código Florestal considerados controversos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214781.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Criticadas por ambientalistas e consideradas polêmicas pela própria liderança do governo na Câmara dos Deputados, propostas de mudanças no Código Florestal Brasileiro foram defendidas pelo relator, Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Ele rebate, por exemplo, um dos pontos controversos que seria a possibilidade de, com as alterações propostas, se ampliar o desmatamento no país.

Argentina prevê safra recorde de 100 milhões de toneladas de grãos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214775.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro de Agricultura da Argentina, Julián Domínguez, anunciou ontem (28/06/10) que a produção de grãos do país atingirá recorde de 100 milhões de toneladas. Segundo ele, a "supersafra" inclui também aumento da produção de trigo, o que deixa o país em condições de ampliar suas exportações do cereal para o Brasil, principal importador.

Lodo de esgoto pode substituir em 100% o uso adubo mineral na cana-de-açúcar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214767.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A utilização de lodo de esgoto na adubação de cana-de-açúcar pode substituir em 100% o uso do adubo mineral nitrogenado necessário para a cultura da planta. Além dos benefícios ambientais e ecológicos, a técnica pode aumentar a produtividade e diminuir custos. Essas são as conclusões da pesquisa coordenada pelo professor Cassio Hamilton Abreu Junior, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba.

G20 vai confirmar corte pela metade do déficit de países ricos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214779.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A declaração final do G20 (que reúne os países mais ricos do mundo e alguns emergentes) deve ter um tom equilibrado, atendendo aos desejos dos países desenvolvidos e também dos emergentes. Haverá elogios ao governo da China e à União Europeia. Os chineses devem ganhar um item à parte por terem valorizado, há uma semana, o yuan (moeda chinesa), evitando prejuízos ao comércio mundial. Já os europeus devem ser elogiados pela adoção dos ajustes fiscais em meio à crise econômica que atingiu o continente.

Operação Palmito Legal embarga fábricas clandestinas na Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214777.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Uma operação de fiscalização conjunta, que contou com a participação de agentes do Ibama de Ilhéus, da Delegacia de Proteção Ambiental (DPA) de Ilhéus, e da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária de Itabuna, resultou no embargo de duas fábricas clandestinas de beneficiamento e conserva de palmitos, no dia 16 de junho de 2010. Elas funcionavam em um bairro da cidade de Itabuna, região Sul da Bahia, sem licença ambiental, alvará sanitário e licença de localização municipal.

Fipecafi abre inscrições para curso online sobre derivativos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214776.htm
[ ECONOMIA # CURSOS ] A Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), entidade ligada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) abre inscrições para curso à distancia Derivativos.

Novo sistema de criptografia trará mais segurança à internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214766.htm
[ TECNOLOGIA # SOFTWARES ] Pesquisadores da USP de São Carlos e de Ribeirão Preto desenvolveram um novo sistema de criptografia que promete maior segurança às transações bancárias e no comércio via internet. "O sistema é inovador porque combina o método tradicional de criptografia com uma parametrização dinâmica obtida de sistemas caóticos. Até onde sabemos, é a primeira vez que esta abordagem foi feita. Com isso, conseguimos produzir um algoritmo computacional com melhorias na segurança e também na velocidade", afirma o professor Odemir Martinez Bruno, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC).

Pesquisa sobre clima pode auxiliar atividades do agronegócio paulista

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214715.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A investigação sobre a dinâmica climática é importante para o planejamento das atividades do agronegócio. Com o objetivo de fornecer informações a respeito, o engenheiro agrícola Gabriel Constantino Blain descreveu, estatisticamente, as séries temporais de precipitação pluvial e de temperatura do ar (máxima e mínima) do Estado de São Paulo nas últimas seis décadas.

Leilão virtual da Fazenda Laçada oferta 130 touros Nelore e 70 fêmeas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214771.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A Fazenda Laçada, com fazendas em Quirinópolis (GO) e Pium (TO), coloca à venda 130 touros Nelore avaliados e 70 fêmeas no seu 1º Leilão Virtual Provados da Laçada, no dia 16 de agosto de 2010, com transmissão pelo Canal do Boi, a partir das 20 horas. O criador Luiz Humberto Consoni Guimarães (Beto Guimarães) informa que os touros jovens da Laçada são provados em condições de campo em termos de fertilidade, adaptação, precocidade e demais atributos de eficiência produtiva e reprodutiva.

Pesquisar este blog