Selecione o dia...

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mercosul e UE começam negociações para acordo de livre comércio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214785.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Negociadores do Mercosul e da União Europeia começaram ontem (29/06/10), na capital argentina, a primeira rodada de negociações desde que os dois blocos decidiram retomar as conversas sobre um acordo de livre comércio. O anúncio oficial que resultou no encontro em Buenos Aires foi feito no dia 17 de maio pelo primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, durante a 6ª Cúpula União Europeia, Mercosul e Caribe, realizada em Madri. A Espanha ocupa, atualmente, a presidência rotativa do bloco europeu.

Aldo Rabelo anuncia mudanças em parecer sobre Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214788.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O relator do Projeto de Lei 1876/99, que reforma o Código Florestal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), anunciou ontem (29/06/10) mudanças que fará em seu parecer para incorporar sugestões apresentadas por parlamentares e pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol). Entre as mudanças, ele explicou que vai tornar mais claro em seu texto que a hipótese de dispensa de reserva legal para pequenas propriedades, prevista em seu relatório, valerá apenas para propriedade com até 4 módulos rurais.

Estudo disponível na internet mostra força das exportações do agronegócio mineiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214784.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A receita das exportações do agronegócio mineiro, nos últimos sete anos, quase triplicou, com um aumento de US$ 2,0 bilhões para US$ 5,6 bilhões, garantindo para Minas Gerais a quinta posição entre os Estados exportadores, logo após São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Paraná. Estes dados constam do estudo Panorama do Comércio Exterior do Agronegócio de Minas Gerais 2010 - clique aqui para baixar o estudo, lançado ontem (28/06/10), em Belo Horizonte (MG). O trabalho, em segunda edição, foi editado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de MInas Gerais (Seapa) e Central Exportaminas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).

Inscrições abertas para a 5ª edição do curso virtual sobre agroecoturismo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214778.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Centro de Educação e Capacitação à Distância (CECADI), o Portal Educativo da OEA, com coordenação do Programa Hemisférico em agroturismo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), realizam, a partir do dia 24 de agosto de 2010, a 5ª edição do Curso Virtual Agroecoturismo: elementos básicos para implementar um projeto de turismo inovador.

Aprovado zoneamento para milho em 16 estados e no DF

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214786.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As regras do zoneamento agrícola para o milho em 16 estados e no Distrito Federal foram publicadas no dia 28 de junho de 2010, no Diário Oficial da União (DOU), conforme as Portarias N° 156 a 172. Os estados contemplados são Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

94 mil famílias do semiárido baiano ganham mais 20 mil cisternas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214783.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cerca de 20 mil cisternas serão construídas em 110 municípios do semiárido baiano, por meio do convênio do Governo do Estado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), celebrado ontem (28/06/10) no Hotel Fiesta, em Salvador. No total, são 18.720 cisternas destinadas ao consumo humano e 1.230 para a produção agrícola. A ação do projeto Água e Cidadania visa beneficiar mais de 94 mil famílias.

Pecuaristas e governo da Bahia anunciam grande exposição agropecuária em agosto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214782.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Está confirmada para acontecer nos dias 7 a 15 de agosto de 2010, no Parque de Exposições de Salvador, um dos maiores eventos da agropecuária da Bahia, agora organizado pelas associações dos criadores das principais raças de cavalos, bovinos, caprinos e ovinos do Estado. A decisão foi tomada durante reunião entre o secretário estadual da Agricultura e os presidentes das associações de criadores.

Phibro disponibiliza melhoradores de performance para aves e suínos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214773.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os consumidores querem alimentos mais saudáveis e produzidos de acordo com os conceitos de sustentabilidade. Essa realidade exige o uso de modernas tecnologias nas granjas de aves e suínos, capazes de proporcionar melhoria no desempenho dos animais sem elevação de custos e gerar frangos, ovos e carne suína de qualidade. O melhorador de performance Stafac, desenvolvido pela Phibro, oferece ao avicultor e o suinocultor um aumento de produtividade dos lotes, além de ganhos em eficiência alimentar.

1º Congresso das Engenharias, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso recebe trabalhos até 19 de julho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214764.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizará no período de 22 a 25 de setembro de 2010, em Sinop, o 1º Congresso de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso e também a 4ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. As inscrições estão abertas e os interessados em submeter trabalhos para publicação devem fazê-lo até o dia 19 de julho.

Velho Chico ganha espécie ameaçada de extinção

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214727.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Rio São Francisco vai receber cerca de dez mil microalevinos de um peixe natural de suas águas, mas que está em processo de extinção: o surubim (também conhecido como pintado), de difícil reprodução em cativeiro. O sucesso da iniciativa deve-se ao Projeto Surubim, realizado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), por meio da Bahia Pesca, que visa repovoar a bacia do São Francisco com a espécie. O início do peixamento do Velho Chico aconteceu ontem (29/06/10), na cidade de Santana (a 813 quilômetros de Salvador), e fará parte das comemorações do Dia do Pescador na Bahia.

Pesquisar este blog