Selecione o dia...

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Estimativa da safra 2009/2010 cai, mas ainda deve ser recorde

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214875.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Problemas climáticos na Bahia e em outros estados do Nordeste reduziram em 168,4 mil toneladas a estimativa do décimo levantamento da safra de grãos 2009/2010, em relação aos números divulgados em junho de 2010, estabelecendo uma nova previsão de 146,75 milhões de toneladas. Mesmo assim, o volume consolida um novo recorde, superando os 144,1 milhões de toneladas da safra 2007/2008. A projeção foi divulgada ontem (08/07/10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Petrobras recebe licença do Ibama para alcoolduto entre Minas e São Paulo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214873.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu Licença Prévia (LP) para implantação do Sistema de Escoamento Dutoviário de Etanol. A licença concedida atesta a viabilidade ambiental do sistema, passo indispensável para o início das obras. O projeto está sendo conduzido pela PMCC Projetos de Transporte de Álcool S.A, uma parceria entre a Petrobras, Mitsui&Co.LTD e Camargo Corrêa.

WWF-Brasil avalia retrocesso na legislação ambiental brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214872.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O WWF-Brasil classificou como um retrocesso a aprovação do substitutivo apresentado pelo deputado Aldo Rebelo ao Código Florestal Brasileiro. Para o WWF-Brasil as mudanças resultaram de pouquíssimo debate e, se aprovadas no Plenário da Câmara dos Deputados como estão, arruinarão todo o esforço que o Governo Brasileiro vem fazendo para a conservação das florestas no Brasil.

Unesp de Botucatu abre 12 vagas para professores titulares

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214871.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, abriu processo seletivo para o provimento de 12 vagas para professor para atuar em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (MS-6).

Produtores de manga de Jaíba querem alcançar a certificação Global Gap

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214874.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O produtor rural Darcy Glória saiu de Belo Horizonte para Jaíba (MG), no início da década de 1990, para abrir um posto de gasolina. Em 2001, mudou de ramo: adquiriu um lote, fez um empréstimo no banco e plantou banana, limão e manga. Com o tempo, desistiu da banana e passou a dedicar-se à produção qualificada de manga e limão. Atual presidente da Associação de Produtores de Limão do Jaíba (Aslim), Darcy é dono de uma plantação de mais de 50 hectares, na qual produz, anualmente, 870 toneladas de limão e aproximadamente 600 toneladas de manga.

Unicamp sedia 29ª Semana de Engenharia de Alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214870.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] De 18 a 24 de julho de 2010, a Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizará a 29ª edição da Semana de Engenharia de Alimentos (Semalim), em Campinas (SP). O evento, organizado pelos alunos da faculdade, objetiva promover cursos de excelência sobre diversas áreas da engenharia, ciência e tecnologia de alimentos, bem como orientar os estudantes em sua vida profissional e aproximá-los das tendências do mercado.

Biodiversidade brasileira vale centenas de bilhões de libras, diz secretário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214869.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] "Nosso País tem proporções continentais e é rico em recursos naturais. Precisamos saber aproveitar a capacidade para se desenvolver e preservar a biodiversidade, que vale bilhões de libras", afirmou o secretário de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Barreto de Castro. Ele participou no dia 5 de julho de 2010, em Brasília (DF), do projeto de pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômica Aplicadas (Ipea) Valorização Biotenológica da Biodiversidade Brasileira.

Agricultura familiar e assentamentos terão assistência técnica credenciada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214868.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Cedraf) aprovou a criação de uma câmara técnica que vai analisar e encaminhar as solicitações de credenciamento por parte de entidades interessadas em prestar serviços de assistência técnica e extensão rural para a agricultura familiar e assentamentos no Paraná. Essa decisão representa uma adequação das entidades paranaenses à nova legislação federal que muda o sistema de prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para a agricultura familiar e assentamentos em todo o País.

Paraná vai propor até setembro técnicas para reverter mau uso do solo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214867.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) vai emitir até setembro de 2010, quando se inicia o plantio da safra de verão 2010/11, uma resolução propondo técnicas para reverter o mau uso do solo no Paraná. Segundo o secretário Erikson Camargo Chandoha, nos últimos tempos tem-se agravado o processo de plantio direto com a eliminação dos sistemas de terraceamento, causando o aumento da erosão dos solos agrícolas.

Expofrigo promete conquistar o setor que engloba toda a cadeia produtiva de carnes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214866.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] Um evento dinâmico que objetiva retratar o que há de melhor no mercado de carnes, de forma a superar todas as expectativas de uma feira setorizada. Assim pode ser resumida a Expofrigo, uma feira de negócios inovadora que será realizada nos dias 18, 19 e 20 de agosto de 2010, e que foi cuidadosamente elaborada para apresentar novas tecnologias e tendências acerca da cadeia produtiva de carnes em todas as suas etapas: desde a genética até o prato do consumidor.

Pesquisar este blog