Selecione o dia...

sábado, 10 de julho de 2010

Seca derruba safra de grãos pelo mundo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214886.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A transição brusca do fenômeno climático El Niño para o La Niña está provocando uma forte seca em partes da Ásia, Oceania e Europa. A falta de chuvas afetou o desenvolvimento de lavouras importantes como trigo e arroz e tem impactado os preços no mercado internacional de grãos, informo reportagem do jornal Valor Econômico.

Livro reúne informações sobre 16 espécies frutíferas do Centro-Oeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214885.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] O que fruteiras como o pequi, o araçá, o murici e a gabiroba têm em comum? Essas e outras 12 espécies frutíferas de ocorrência nos biomas Cerrado e Pantanal foram selecionadas e reunidas no livro Frutas nativas da Região Centro-Oeste do Brasil, por apresentarem maior possibilidade de exploração sustentada, com base em seu potencial econômico, nutricional, social e ambiental, bem como pela perspectiva de fomentar seu uso pelo pequeno agricultor e por comunidades rurais.

Portos de Paranaguá e Antonina reabrem após juiz federal derrubar embargo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214880.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O porto de Paranaguá, no Paraná, um dos mais importantes para a exportação de grãos e açúcar do Brasil, retomou as operações ontem (09/07/10) após o juiz federal Marcos Josegrei da Silva invalidar a decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de embargá-lo, informou Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) em comunicado em sua página na internet.

Brasil busca concluir negociações com europeus sobre carne bovina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214878.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, viajou ontem (09/07/10) para Bruxelas (Bélgica) para tentar acelerar as negociações com a União Europeia (UE) para flexibilizar os critérios de exportação de carne bovina para o bloco econômico. Segundo ele, as questões principais que serão levadas pela missão de técnicos e empresários que o acompanha são a rastreabilidade do gado exportado e as exigências da cota Hilton, que tarifa diferentemente os cortes mais nobres.

Zoneamento de pastagens evita prejuízos e aponta as áreas aptas para plantio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214884.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Já estão disponíveis as primeiras recomendações para plantio de pastagens, especificamente para o capim Braquiária, em sistema de integração lavoura ? pecuária (ILP), com milho ou com sorgo, para os Estados de São Paulo e Minas Gerais. Este trabalho da Embrapa serve para orientar os interessados (pecuaristas, técnicos da extensão rural, áreas de crédito rural dos bancos, órgãos de fomento etc) no uso dessa forrageira, que agora podem saber quais as regiões aptas (por município) e, nessas áreas aptas, quais as melhores épocas para sua implantação (plantio) em diferentes tipos de solo.

Soja plantada no bioma Amazônia chega a 0,25% da área desmatada

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214883.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A área plantada com soja nos estados de Mato Grosso, do Pará e de Rondônia ? integrantes do bioma Amazônia - corresponde a 0,25% de toda a área desmatada nessa região. Segundo dados do Grupo de Trabalho Moratória da Soja 2009-2010, integrado pelos segmentos de indústrias processadoras, de exportadores e de organizações da sociedade civil, foram identificados o plantio do grão em 6.300 hectares dos 302.149 hectares monitorados. Os dados foram apresentados no dia 8 de julho de 2010, na capital paulista, durante a cerimônia de extensão da moratória.

Idec diz que empresas de telefonia não alertam sobre velocidade da banda larga

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214882.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) alerta aos usuários do serviço de banda larga que eles podem cancelar o serviço sem pagar multa, se não estiverem satisfeitos com a velocidade oferecida pelas operadoras. A orientação vale para as empresas Net (Virtua), Oi/Brasil Telecom (Velox) e Telefônica (Speedy), mesmo que esteja vigente o período de fidelização.

Código Florestal: Rabelo diz que copiou decreto do presidente da República

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214881.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] "Apenas copiei o decreto do presidente da República". A afirmação foi feita no dia 8 de julho de 2010 pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator da nova proposta do Código Florestal, ao rebater as críticas sobre as perdas que o governo vai ter com a anistia da dívida de produtores rurais que desmataram áreas florestais até julho de 2008.

Receita alerta consumidor sobre os riscos nas compras por meio eletrônico

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214879.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O crescente número de fraudes e de outras práticas ilícitas contra o consumidor levaram a Receita Federal a divulgar um alerta ao público que chama atenção para a necessidade de se conhecer primeiro a idoneidade da fonte comercial. As irregularidades vêm acontecendo no meio eletrônico, especialmente no comércio feito pela internet. De acordo com a Receita, os casos mais frequentes são a inexistência de vendedor, a não entrega do produto e a emissão de nota fiscal falsa.

Identificar agente de doença ajuda a melhorar cultivo de guaraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214876.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) firmaram parceria para identificar fitopatógenos que provocam doenças em cultivos de guaraná. Os cientistas da UFAM realizam o isolamento e a caracterização molecular de fungos e bactérias presentes nas folhas. Ao mesmo tempo, o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Microscopia Eletrônica Aplicada a Agricultura (Napmepa) detecta a presença de micovirus em alguns dos microorganismos isolados.

Pesquisar este blog