Selecione o dia...

terça-feira, 13 de julho de 2010

Selic deve fechar 2010 em 12% ao ano, estimam analistas de mercado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214920.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A projeção de analistas do mercado financeiro para a taxa básica de juros, a Selic, ao final de 2010 caiu de 12,13% para 12% ao ano, segundo o boletim Focus, divulgado ontem (12/07/10) pelo Banco Central (BC). Para o fim de 2011, foi mantida em 11,75% ao ano a estimativa para a taxa Selic. Atualmente, a taxa básica está em 10,25% ao ano e a expectativa dos analistas é que na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, marcada para os dias 20 e 21 de julho, a Selic seja ajustada para 11% ao ano.

Site do Programa Agrinho leva educação e informação ao público infantil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214914.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A página do Programa Agrinho na Internet faz sucesso. Na avaliação da consultora pedagógica Patrícia Lupion Torres, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) o grande ganho é a possibilidade de avaliação e acompanhamento das atividades propostas e como estão sendo desenvolvidas no interior do Paraná. "Podemos avaliar constantemente o Programa, os materiais e as ações em campo".

Projetos podem prejudicar biodiversidade agrícola, dizem especialistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214909.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados podem prejudicar os produtores e a biodiversidade da agricultura brasileira, segundo especialistas do setor. O assunto foi debatido no dia 8 de julho de 2010 em audiência pública das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Projeto Brazilian Fruit: ações há 12 anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214907.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Para promover as frutas brasileiras e seus derivados no mercado internacional, o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), desenvolve, desde 1998, o projeto Brazilian Fruit, que atualmente conta com a participação de 127 empresas produtoras, exportadoras e agroindústrias, espalhadas por todo o país.

Gaúchos reagem à "golpe" que estrangula Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214915.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Mudas de árvores nativas foram carregadas em um caixão, coberto por coroas de flores, simbolizando a morte de todo o patrimônio natural do Brasil. A representação do funeral do Código Florestal - Lei 4.771/65 -, em Porto Alegre (RS), realizada no dia 11 de julho de 2010, no Parque da Redenção, foi acompanhada por dezenas de pessoas, que criticam as mudanças na legislação ambiental brasileira, aprovadas no dia 6 de julho, por Comissão Especial na Câmara dos Deputados. O parecer do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) foi aprovado por 13 votos contra cinco.

Produtores orgânicos do Paraná terão acesso à exportação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214913.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Além de um selo de certificação orgânica (leia abaixo), que é emitido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), instituição vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, os agricultores paranaenses que se dedicam à produção de alimentos orgânicos em breve contarão com uma novidade. Trata-se de um grande espaço destinado à comercialização regional, nacional e internacional de seus produtos, e ainda o rastreamento da produção, desde sua origem até o consumidor final.

Curso de zooterapia abre inscrições em Pirassununga até 31 de julho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214912.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] A terceira edição do Curso de atividade, educação e terapia assistida por animais acontece no final de semana dos dias 31 de julho e 1º de agosto de 2010, no campus da USP em Pirassununga. O curso aborda temas como Histórico e Conceitos Básicos de Interação homem/animal na Zooterapia, EAA e projetos educacionais desenvolvidos na Ong Zooterapia e Ong ATEAC, Saúde e seleção de cães e Trabalho de Zooterapia em Hospitais: Protocolo.

Senado aprova a PEC Cerrado e Caatinga

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214911.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os biomas Cerrado e Caatinga podem se tornar patrimônio nacional, como a Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira. A emenda à Constituição conhecida como PEC Cerrado e Caatinga - PEC 51/2003 - que poderá conferir o título aos dois biomas, bem como assegurar que a utilização dos mesmos seja feita dentro de condições que assegurem a preservação de seus ecossistemas e recursos naturais - foi aprovada no dia 7 de julho de 2010 pelo Senado Federal.

Comissão rejeita selo de qualidade ambiental para produtos de origem animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214910.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados rejeitou no dia 7 de julho de 2010 a criação de um selo de qualidade ambiental para produtos de origem animal. A medida consta do Projeto de Lei 5973/09, do deputado Antônio Roberto (PV-MG), e prevê que o selo seria um atestado de que o animal usado na produção foi criado em condições adequadas do ponto de vista ambiental.

Aumento na produção de trigo eleva safra de grãos no Paraná para 31,42 milhões t

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214908.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A perspectiva de aumento na produção de trigo está contribuindo para o Paraná consolidar sua posição de maior produtor de grãos no País em 2010. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no dia 8 de julho de 2010 pesquisa de safra, referente ao mês de junho, prevendo uma produção de 31,42 milhões de toneladas no Paraná, volume que corresponde a 21,5% da produção nacional.

Curso de plantas medicinais oferece nova alternativa de renda ao pequeno produtor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214906.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] De geração a geração, as plantas medicinais ou fitoterápicas vem sendo utilizadas pela população brasileira. São os "chazinhos". Muitos dos ingredientes desses "chazinhos" foram industrializados e hoje estão em prateleiras de farmácias, mas são em mercados e ervanários, ou simplesmente no fundo do quintal que a população se abastece. E se automedica sem ter a exata noção do que a erva ou planta medicinal pode ocasionar. De qualquer maneira, de forma rudimentar ou sofisticada, o uso e comercialização dessa alternativa classificada como "medicina popular" se espalhou pelo País, gerando hoje um mercado de alguns milhões de reais.

Pesquisar este blog