Selecione o dia...

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Justiça rastreará terras compradas por empresas controladas por estrangeiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214937.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os cartórios de registro de imóveis precisarão informar aos tribunais de Justiça todas as terras que forem compradas por empresas brasileiras controladas por estrangeiros. A decisão é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que também determinou que as informações sejam prestadas a cada três meses. O dado mais recente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) aponta que mais de 4 milhões de hectares (cerca de três vezes o tamanho da cidade de São Paulo) estão sob posse de pessoas físicas ou jurídicas estrangeiras. Entretanto, o número não engloba as terras que se encaixam na modalidade que passará a ser rastreada pela Justiça a partir de agora.

União Europeia tenta abrir caminho para plantação de transgênicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214934.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os países da União Europeia (UE) terão independência para legislar sobre o cultivo de organismos geneticamente modificados. O projeto da nova lei de transgênicos foi apresentado pela Comissão Europeia no dia 13 de julho de 2010 em Bruxelas, e ainda depende de aprovação dos países-membros e do Parlamento Europeu.

Sistema que permite rescisões de contrato de trabalho pela internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214932.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apresentou ontem (14/07/10) o sistema HomologNet, que permitirá aos empregadores rescindir contratos de trabalho pela internet. O sistema foi lançado em fase de experiência e poderá ser obrigatório a partir de 2011. Diversas ferramentas serão acrescentadas para permitir, por exemplo, o acesso de sindicatos às informações mediante uso de certificação digital.

Livro apresenta os avanços dos Sistemas de Informações Geográficas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214929.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Nos últimos 20 anos, o uso dos Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) tornou-se corriqueiro nas instituições de ensino, gerenciamento e gestão, além de hoje ser indispensável para o planejamento de atividades em empresas de eletricidade, água e esgoto, telecomunicações e concessionárias de estradas, pois auxilia na compreensão e gestão do espaço terrestre. Por sua aplicação multidisciplinar, esses sistemas podem ser usados por pessoas de diferentes formações e para variadas finalidades.

Debatedores apontam alternativas para subvenções ao setor agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214936.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em audiência pública realizada no dia 13 de julho de 2010 na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, o editor da Revista Agroanalysis da Fundação Getulio Vargas (FGV), Luiz Antonio Pinazza, concordou com a necessidade de conceder subvenções econômicas ao setor agrícola, mas questionou os critérios propostos no Projeto de Lei 5424/09, debatido na reunião. De autoria do deputado Carlos Melles (DEM-MG), a proposta prevê o pagamento de subsídio anual ao produtor rural no valor de R$ 500 por hectare explorado.

Pequenos fabricantes de bebida pedem fim de taxa de fiscalização

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214935.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Em debate da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, no dia 13 de julho de 2010, representantes de pequenos e médios fabricantes de bebidas pediram a suspensão da cobrança de R$ 0,03 por unidade produzida no setor. A taxa de fiscalização, cobrada pela Receita Federal, é usada para ressarcir a Casa da Moeda, responsável pela produção do selo holográfico que permite o monitoramento em tempo real da produção, circulação e exposição das bebidas nos pontos de venda.

Instituto Nacional de Meteorologia alerta para continuidade de frio no Sul

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214933.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que o frio intenso deve continuar no Sul do país, principalmente durante as madrugadas, quando devem ocorrer geadas. Segundo o meteorologista Flávio Varone, do 8º Distrito Meteorológico do Inmet, em Porto Alegre, na madrugada de ontem (14/07/10) foi registrada a menor temperatura do ano, de -5,7º Celsius (C), no município de General Carneiro, no sul do Paraná.

Primeira central brasileira de negócios em Tecnologia da Informação é do Paraná

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214931.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Onze inovadoras empresas de pequeno porte, todas integrantes do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação de Londrina e Região, no Paraná, apostaram em uma nova possibilidade de atuação no mercado e constituíram, no final de maio de 2010, a primeira central de negócios do setor de Tecnologia da Informação do País. A fundação da Central de Inovação, Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos (Cintec) seguiu a metodologia desenvolvida pelo Sebrae.

Livro aborda efeitos das mudanças climáticas na produção de hortaliças

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214930.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] Os efeitos das alterações do clima na produção de hortaliças e as maneiras de atenuar esse processo são os principais focos da publicação lançada este mês pelas Unidades da Embrapa em Brasília, Hortaliças e Informação Tecnológica. O pesquisador Ítalo Moraes Rocha Guedes, editor técnico do livro Mudanças Climáticas Globais e a Produção de Hortaliças, explica que a iniciativa teve o objetivo de reunir informações, até então esparsas, sobre o tema.

UFPel oferece Curso de Processamento de Sêmen e Inseminação Artificial em Aves

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214928.htm
[ TECNOLOGIA # CURSOS ] O Laboratório de Biotécnicas da Reprodução de Aves do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Instituto de Biologia (IB) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, de 16 a 20 de agosto de 2010, o I Curso Teórico-Prático de Processamento de Sêmen e Inseminação Artificial em Aves. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de julho.

Pesquisar este blog