Selecione o dia...

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Regras da UE impedem crescimento das exportações de carne para o bloco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214941.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A inclusão de mais fazendas na lista de propriedades que podem exportar carne para a União Europeia (UE) não deve causar alterações significativas no volume comercializado com o bloco, avalia o analista da consultoria Safras & Mercado, Paulo Molinari. Segundo ele, apesar de a comissão brasileira ter conseguido avançar nas negociações com os europeus, uma mudança substancial só ocorrerá se as regras da UE para importação forem flexibilizadas.

Estudo britânico mostra que exploração ilegal de madeira caiu na última década

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214945.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A exploração ilegal de madeira caiu significativamente na última década. Em três dos principais fornecedores de madeira do mundo ? Brasil, Camarões e Indonésia ?, a queda foi de até 75%. Com a redução, uma área de 17 milhões de hectares de floresta, equivalente ao Reino Unido, deixou de ser desmatada ilegalmente e pelo menos 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa não foram lançadas na atmosfera.

Reconhecimento dos órgãos sanitários brasileiros pela UE é um grande avanço

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214942.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), considera a possibilidade de o próprio governo federal passar a indicar e habilitar as fazendas aptas para exportar carne bovina à União Europeia (UE). Seria um reconhecimento ao trabalho desenvolvido no país pelos órgãos de vigilância sanitária, além de um grande avanço nas negociações com o bloco europeu. Atualmente, cabe aos membros da Comunidade Europeia visitar e selecionar as fazendas aptas para exportação de carnes.

MundoGeo promove Seminário sobre georreferenciamento e certificação de imóveis rurais em setembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214938.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Com a mudança da Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais, publicada em 2010 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), haverá maior eficácia na elaboração de um abrangente banco de dados da estrutura fundiária brasileira. O Portal MundoGeo e a Revista InfoGNSS vão colocar este assunto no centro das discussões, durante o Seminário GeoCertificação de Imóveis Rurais, que acontece no dia 23 de setembro, no Centro de Eventos Panamby-Cenesp, em São Paulo (SP).

Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do MST cancela votação de relatório final

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214947.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A reunião do dia 14 de julho de 2010 da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre supostas irregularidades no repasse de recursos públicos ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi cancelada por falta de quórum. Os deputados e senadores deveriam discutir e votar o relatório do deputado Jilmar Tatto (PT-SP), apresentado no dia 7 de julho. Segundo o texto, não houve qualquer desvio de verbas na execução de convênios entre a União e o MST.

Comissão da Câmara quer que o Incra adie a certificação de imóveis rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214946.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, deputado Silas Brasileiro (PMDB-MG), informou no dia 14 de julho de 2010 que será encaminhado documento ao presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para que considere a possibilidade de adiar a certificação obrigatória dos imóveis rurais com menos de 500 hectares que forem vendidos, desmembrados, remembrados ou parcelados.

Geração de empregos e arrecadação de impostos batem recorde em junho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214944.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil gerou 212.952 mil empregos com carteira assinada em junho de 2010, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem (15/07/10) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). É o segundo melhor resultado para o mês desde o início da série histórica (1992), abaixo apenas do registrado em junho de 2008, quando 309.442 vagas foram criadas. Em maio deste ano, foram gerados 298 mil empregos.

Vendas do Brasil para árabes crescem mais de 16% no primeiro semestre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214943.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As vendas do Brasil para os países árabes fecharam o primeiro semestre de 2010 em alta de 16,12%, com receita de US$ 5 bilhões, ante US$ 4,3 bilhões exportados em igual período de 2009. Esse desempenho mostra uma expressiva evolução dos negócios, com ritmo de crescimento acima dos 4% verificados na comparação dos primeiros semestres de 2009 e 2008.

3° Simpósio de Geotecnologias no Pantanal recebe artigos até 30 de julho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214940.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Profissionais que trabalham com temas relacionados ao bioma Pantanal têm até o dia 30 de julho de 2010 para enviar as propostas que serão divulgadas durante o 3º GeoPantanal. Coordenado pela Embrapa Informática Agropecuária, o simpósio será realizado de 18 a 20 de outubro, em Cáceres (MT), e a programação inclui mesas-redondas e palestras de especialistas nacionais e estrangeiros.

Lançada versão em inglês e espanhol da cartilha de produção sustentável da Palma

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214939.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Foi lançada a versão em inglês (3,5 Mb - PDF) e espanhol (3,6 Mb - PDF) da cartilha do Programa de Produção Sustentável da Palma de Óleo no Brasil. A publicação pode ser acessada na página do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no ícone Cana-de-Açúcar e Agroenergia. A versão em português está disponível neste link (7,5 Mb - PDF).

Pesquisar este blog