Selecione o dia...

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Copom eleva taxa básica de juros para 10,75% no terceiro reajuste de 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215011.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) elevou a taxa básica de juros (Selic) em 0,50 ponto percentual. Com isso, a taxa a vigorar pelos próximos 45 dias sobe de 10,25% para 10,75% ao ano. Foi o terceiro reajuste do ano para uma taxa que começou 2010 em 8,75%, o nível mais baixo desde a criação do Copom, em 1996.

Unica: acordo Brasil-UE-África incentiva "comoditização" dos biocombustíveis

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215008.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Iniciativa de Cooperação Trilateral Brasil-União Europeia-África, assinada no dia 14 de julho de 2010, abre um mercado estratégico para os biocombustíveis, em especial o etanol, colaborando para sua "comoditização". A afirmação é do diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Eduardo Leão de Sousa, que representou a entidade no 4º Encontro Empresarial Brasil-União Europeia, em Brasília (DF), onde foi firmado o acordo. A iniciativa será focada, em um primeiro momento, na cooperação com Moçambique.

Saúde alerta para os efeitos dos agrotóxicos no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215004.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Somente no ano passado, foram vendidas 725,6 mil toneladas dessas substâncias no país, movimentando US$ 6,62 bilhões, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag). Em 1987, o consumo não ultrapassava as 100 mil toneladas, como mostrava reportagem da revista Tema, que era editada pelo programa Radis da Fiocruz.

Manejar para mitigar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215002.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Evitar o desmatamento continua sendo a melhor estratégia para minimizar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) em regiões como o Estado de Mato Grosso, onde a fronteira agrícola avança sobre o Cerrado. Mas o manejo agrícola e o uso adequado do solo também podem contribuir consideravelmente para um futuro com menos emissões.

Brasil-UE: cooperação é caminho para economia global sustentável

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215007.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A cooperação com outros países é um caminho eficiente e estratégico para tornar a economia global mais sustentável. A avaliação veio do diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Eduardo Leão de Sousa, durante o 4º Encontro Empresarial Brasil-União Europeia, realizado no dia 14 de julho de 2010, em Brasília (DF). Segundo Sousa, o entendimento político e em torno de investimentos, além do comércio de produtos e serviços sustentáveis, são importantes peças neste processo.

Embrapa estuda extratos naturais para controle de parasitas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215006.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pesquisadores da Embrapa Rondônia iniciam neste semestre a segunda etapa de um projeto que envolve instituições de todo o Brasil na identificação de extratos vegetais para controle de parasitas de ruminantes. Depois de separar os fitoterápicos mais eficientes, os pesquisadores querem isolar os princípios ativos para o desenvolvimento de medicamentos sintéticos, baseados nos compostos naturais.

América Latina terá portal para divulgar software livre

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215005.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Deve ser lançado até setembro de 2010 um site para divulgar, debater e aperfeiçoar softwares livres desenvolvidos por instituições da América Latina e do Caribe. Entre os países que participarão do portal Software Público Internacional estão, além do Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela.

Andifes aprova novas leis de autonomia universitária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215003.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Regulamentação dos vínculos com as fundações, preferência para produtos brasileiros em licitações e institucionalização do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) foram algumas das conquistas das universidades federais no encontro como presidente Lula, ocorrido no 19 de julho de 2010 em Brasília (DF).

FMVZ lança boletim Socioeconomia & Ciência Animal com foco na suinocultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215001.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP) lançou a 23ª edição do boletim eletrônico Socioeconomia & Ciência Animal, que tem como objetivo divulgar pesquisas realizadas na área. Clique aqui para baixar a publicação (325 Kb - arquivo PDF).

Embrapa capacita técnicos em Boas Práticas de Fabricação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/214989.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Uma parceria entre a Prefeitura de Pereira Barreto, Embrapa e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) viabilizou um treinamento em Boas Práticas de Fabricação (BPF) para técnicos de 12 municípios da região noroeste de São Paulo. A capacitação tem o objetivo de qualificar os técnicos para identificar em pequenas e médias agroindústrias quais são os pontos críticos na fabricação de alimentos que podem resultar em prejuízos na produção ou colocar em risco a saúde do consumidor.

Pesquisar este blog