Selecione o dia...

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Contag defende melhoria das condições no campo para evitar êxodo de jovens

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215070.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ao contrário do que muitos pensam, a juventude rural brasileira não anseia em deixar o campo e seguir para os grandes centros urbanos, mas as condições impostas no interior do país forçam a saída desses jovens, de acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Ao participar da cerimônia de abertura do 2º Festival Nacional da Juventude Rural, a secretária de Jovens Trabalhadores Rurais da Contag, Maria Elenice Anastácio, lembrou que quase 8 milhões de jovens trabalham no campo ? 3 milhões deles permanecem analfabetos. Há problemas também na área de saúde, crédito, estradas e moradia.

Embrapa lança Núcleo Móvel de Tecnologias na Expoacre 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215066.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé. Seguindo o raciocínio deste ditado secular, a Embrapa Acre, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), idealizou o Núcleo Móvel de Transferência de Tecnologias Agroindustriais (Nutec Móvel), com o objetivo de atender as demandas tecnológicas das comunidades rurais mais distantes. A novidade será lançada na Exposição Agropecuária do Acre (Expoacre), principal evento agropecuário da região, que acontece entre 24 de julho e 1º de agosto de 2010, em Rio Branco (AC).

O Nordeste e as mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215063.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O primeiro quadrimestre de 2010 foi o mais quente já registrado, de acordo com dados de satélite da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), dos Estados Unidos. No Brasil, a situação não foi diferente. Entre 1980 e 2005, as temperaturas máximas medidas no Estado de Pernambuco, por exemplo, subiram 3ºC. Modelos climáticos apontam que, nesse ritmo, o número de dias ininterruptos de estiagem irá aumentar e envolver uma faixa que vai do norte do Nordeste do país até o Amapá, na região Amazônica.

Poder Público poderá transferir verbas para universidades comunitárias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215062.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7639/10, da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e outros, que regulamenta o funcionamento das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Ices). Essas entidades, que estão presentes na maioria dos estados brasileiros, oferecem cursos de graduação e pós-graduação e implementam programas de pesquisa e extensão com foco no desenvolvimento de comunidades fora dos grandes centros urbanos. Pela proposta, as Ices ficam autorizadas a receber diretamente recursos públicos para suas atividades.

Brasil se acostumou a ver o ambiente rural como lugar de atraso e de pobreza

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215069.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Ao participar da cerimônia de abertura do 2º Festival Nacional da Juventude Rural, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, afirmou ontem (27/07/10) que o país se acostumou a ver o ambiente rural como um lugar de atraso e de pobreza. Ele lembrou, entretanto, que somente o campo é capaz de garantir segurança alimentar no Brasil.

Deficiências nos setores de infraestrutura e educação são os desafios do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215068.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As deficiências do Brasil nos setores de infraestrutura e educação estão entre os principais "desafios" que o país precisa enfrentar para crescer de maneira sustentável, avalia um relatório da consultoria inglesa Economist Intelligence Unit (EIU) divulgado ontem (27/07/10). O estudo reuniu dados da própria consultoria, entrevistas com analistas e especialistas e um levantamento feito entre abril e maio com executivos de 536 companhias em 18 países.

Workshop: novas embalagens reduzem perdas de caqui e morango

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215067.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Tão importante quanto cuidar do solo é atentar para a redução de perdas na pós-colheita. Em Nova Friburgo (RJ), produtores de caqui e morango estão experimentando novas embalagens feitas de papelão e plástico para proteger os frutos de injúrias. Ao mesmo tempo, as novas embalagens permitem a criação de uma identidade visual, diferenciando os produtos nas prateleiras.

Palestra aborda desinfecção de água na produção de suínos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215065.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Nos dias 10 e 11 de agosto de 2010 acontece o III Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (III SBSS), na cidade de Chapecó, Santa Catarina. O evento irá promover debates e contará com palestras sobre as principais demandas e desafios do setor, bem como perspectivas do mercado e gestão da produção.

Produtor precisa retirar plantas vivas de soja e cumprir com o vazio sanitário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215064.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Após 30 dias de vigência do vazio sanitário, quando está proibido manter a presença de plantas vivas de soja no Estado ? a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) tem constatado plantas remanescentes (resteva). A Seab alerta aos produtores que essas plantas vivas de soja remanescentes da safra passada, podem ser hospedeiras do fungo da ferrugem asiática, os quais se mantêm vivos até a próxima safra, podendo causar prejuízos na lavoura. O vazio sanitário se prolonga até o dia 15 de setembro e a Seab pede ao produtor para que elimine totalmente os restos de cultura que ainda são encontrados em áreas rurais e urbanas.

Bahia sediará em agosto debate sobre lei nacional para defesa agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215061.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Bahia será a sede da discussão mais importante da história da defesa agropecuária do País, conforme decisão do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri), reunido no dia 26 de julho de 2010, no Rio de Janeiro (RJ).

Pesquisar este blog