Selecione o dia...

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Quem mais preserva no Brasil é o produtor rural, diz Wagner Rossi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215084.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, afirmou ontem (29/07/10) que é preciso compatibilizar o aumento da produção de alimentos no país com a preservação do meio ambiente. Segundo ele, o governo tem estimulado práticas de não agressão ao meio ambiente, mas é preciso "ter os pés no chão".

Dia de Campo na TV mostra o cultivo do algodão em consórcios agroecológicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215089.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O tema principal do Dia de Campo na TV é o cultivo agroecológico do algodão. O programa vai ao ar dia 30 de julho de 2010, pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9h30, com reprise às 15h. E no dia 1º de agosto, às 8h pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet). O algodão já foi a principal cultura do Semiárido brasileiro, e a partir da década de 80 a produção entrou em declínio devido a adversidades climáticas, à praga do bicudo, à concorrência com fibras sintéticas, entre outros.

Especialista britânico apresenta panorama global das culturas agrícolas geneticamente modificadas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215088.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] O presidente do ISAAA ? Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações Biotecnológicas Agrícolas, Clive James, apresenta palestra na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 45 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no dia 3 de agosto de 2010, às 10 horas, sobre o panorama global das culturas geneticamente modificadas (GM) e as perspectivas para o futuro. O ISAAA é uma organização sem fins lucrativos que incentiva o intercambio de conhecimentos sobre biotecnologia agrícola entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.

OIE diz que erradicação da aftosa no país depende de controle em países vizinhos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215083.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, disse no dia 28 de julho de 2010 que a conquista, pelo Brasil, do status de livre de aftosa, que atinge principalmente o rebanho bovino, depende do controle da doença em países vizinhos. Segundo ele, o país já tem mais de dois terços de seu território livre da doença com vacinação e é um "exemplo de política de controle eficaz de enfermidades", mas tem áreas de fronteira que ainda são de alto risco.

CMN prorroga para 30/06 de 2011 prazo para renegociação de crédito fundiário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215090.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Conselho Monetário Nacional (CMN) prorrogou para 30 de junho de 2011 o prazo para quitação dos financiamentos para compra de imóveis rurais com recursos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária. Os mutuários terão até 15 de junho de 2011 para atender os requisitos de adimplência, exigidos pela Lei 11.775/2008, e até o dia 30 do mesmo mês para pagar as parcelas vencidas de 2009 e de 2010 sem perda dos descontos previstos.

Consórcio milho com braquiária leva técnicos e agricultores a Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215087.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Técnicos e agricultores associados da Cocamar Cooperativa Agroindustrial de Maringá (PR) visitaram, nos dias 20 e 21 de julho de 2010, a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) e lavouras de consórcio de milho com braquiária nos municípios de Ponta Porã e Maracaju. Na Embrapa, eles assistiram a uma palestra ministrada pelo chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Guilherme Lafourcade Asmus, sobre nematóides e visitaram ensaios de população de braquiárias em consórcio com milho safrinha.

3º GeoPantanal prorroga submissão de trabalhos para 6 de agosto

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215086.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A comissão organizadora do 3º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal - GeoPantanal prorrogou, para até 6 de agosto de 2010, o prazo de submissão de artigos técnico-científicos para o evento, que ocorrerá de 16 a 20 de outubro, em Cáceres (MT).

Economia está em trajetória mais condizente com equilíbrio de longo prazo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215085.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A economia tem se deslocado para uma trajetória mais condizente com o equilíbrio de longo prazo, avalia o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). Para o comitê, esse deslocamento leva ao arrefecimento dos riscos de evolução da inflação. As informações estão na ata da última reunião do comitê, realizada nos dias 20 e 21 de julho de 2010.

Analfabetismo atinge 3 milhões de jovens trabalhadores rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215082.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Cerca de 40% das pessoas entre 16 e 32 anos que moram e trabalham no campo são analfabetas. O analfabetismo atinge 3 milhões dos quase 8 milhões de trabalhadores rurais do país nesta faixa etária, de acordo com a secretária de Jovens Trabalhadores Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Maria Elenice Anastácio. Se forem considerados os habitantes de pequenas cidades que sobrevivem da economia rural, os números podem ser ainda mais preocupantes.

Exportação de carne bovina processada para os EUA é adiada mais uma vez

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215081.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os frigoríficos brasileiros que exportavam carne bovina processada para os Estados Unidos devem esperar até o final de agosto de 2010 para retomar os embarques para lá. Segundo o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, as primeiras análises da quantidade de resíduos encontrada nas carnes será entregue às autoridades americanas no início do mês de agosto.

Pesquisar este blog