Selecione o dia...

sábado, 31 de julho de 2010

Países árabes testam videiras da Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215100.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Cultivares de videiras desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estão em testes no Egito e no Marrocos. A Embrapa começou, em abril de 2010, a enviar material propagativo de videiras, pessegueiros e amoreiras para empresas de seis países e uma delas, a espanhola Special New Fruit Licencing Mediterraneo, está testando o plantio dos produtos no Egito e Marrocos, além de na sua sede, a Espanha.

Senadores discutem produção de vinho, indústria veterinária e seguro rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215097.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal terá reunião no dia 3 de agosto de 2010, a partir das 9h30, para votar, em decisão terminativa, dois projetos: um que beneficia a vinicultura e outro que diz respeito à indústria veterinária. Consta também da pauta proposição que dará um suporte maior ao seguro rural, com a participação da União como cotista em fundo para cobertura suplementar de riscos do setor.

Faep publica boletim com matéria especial sobre a suinocultura no PR

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215096.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Boletim Informativo do Sistema Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) publica, na edição de nº 1.107, matéria especial Uma radiografia da suinocultura paranaense que faz levantamento dos custos de produção no oeste e sudoeste do Estado. A publicação está disponível aqui para download (1,96 MB - arquivo PDF).

Visitantes do Sustentar 2010 vão conhecer pesquisas da Embrapa no Pantanal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215091.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] De 25 a 29 de agosto de 2010, a Embrapa Pantanal estará mostrando a um público estimado de 100 mil visitantes as pesquisas que desenvolve em relação à sustentabilidade, especialmente sobre a prática da pecuária sustentável no ecossistema. A Unidade estará participando do Sustentar 2010, a maior feira especializada em sustentabilidade, do interior de São Paulo. O evento é anual, está em sua terceira edição e acontece no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), em Campinas (SP).

Projeto da Câmara dos Deputados cria consórcio de empregadores rurais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215099.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7169/10, do deputado Nelson Goetten (PR-SC), que institui o consórcio de empregadores rurais ? uma união de produtores (pessoas físicas) com a finalidade única de contratar e gerenciar mão de obra rural. Os produtores poderão obter vantagens tributárias e, assim, responder solidariamente pelas obrigações trabalhistas e previdenciárias decorrentes da contratação de um grupo de trabalhadores.

Ibama e Porto de Paranaguá assinam acordo para regularização ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215098.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deu mais 30 dias para que a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) comece a apresentar os estudos ambientais para regularização ambiental dos terminais que, no começo de julho, foram fechados pelo órgão ambiental e reabertos por decisão judicial.

Frente fria intensa provocará chuva e ventos fortes no Centro-Sul do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215095.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Desde a noite de ontem (30/07/10) a aproximação de uma frente fria causará temporais no extremo sul do Rio Grande do Sul (RS), principalmente na fronteira com o Uruguai. Estes temporais virão acompanhados de rajadas de vento, descargas elétricas e, ocasional, queda de granizo.

Sítio Modelo terá novidades em técnicas de cultivo na Agrifam 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215094.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Sítio Modelo, um dos espaços mais cobiçados pelos pequenos agricultores na Agrifam, Feira da Agricultura Familiar e Trabalho Rural, apresentará na edição de 2010 novidades em técnicas de cultivo e produtos voltados especificamente para implantação neste setor, que representa 10% do PIB nacional e produz 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Mantendo o objetivo de mostrar ao pequeno agricultor melhores condições de atuação na propriedade, o Sítio Modelo em 2010 contará com 11 parcerias, dentre instituições de pesquisa, universidades e empresas do setor agropecuário.

Estudo da UFMG destaca duas espécies de leguminosas com maior potencial para adubação verde no Norte de Minas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215093.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Avaliar o potencial de espécies de leguminosas como adubos verdes nas condições apresentadas pelo Norte de Minas, região coberta com 63% de área de Cerrado, foi o objetivo da pesquisa que deu origem à dissertação de mestrado defendida por Rômulo Fredson Duarte, dia 8 de julho de 2010, dentro do programa de Mestrado em Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

320 mil agricultores familiares já podem realizar operações de crédito na Bahia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215092.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Visando otimizar o acesso dos agricultores familiares junto às linhas de crédito rural, a Bahia intensificou suas atividades de emissão de Declarações de Aptidão (DAP), e atingiu, em 2010, com o apoio da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), mais de 55 mil declarações emitidas, totalizando 320 mil Dap`s em menos de quatro anos. A meta é atingir 400 mil declarações emitidas até dezembro deste ano.

Pesquisar este blog