Selecione o dia...

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Brasil deve continuar crescendo na produção de alimentos, diz Rossi

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215154.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] "Hoje, o Brasil é primeiro produtor mundial em muitas culturas agrícolas tradicionais, como café, açúcar e suco de laranja, mas passou a ser importante no mercado de grãos e, sobretudo, de carne, que apresenta perspectivas positivas de crescimento para os próximos anos". A afirmação é do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, que participou de encontro sobre Agricultura para o Novo Ciclo de Desenvolvimento, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República, ontem (04/08/10).

Regulamentação da política sobre biocombustíveis prevê incentivo à concorrência e à certificação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215150.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal encaminhou ontem (04/08/10) à Mesa Diretora da Casa um projeto de lei que regulamenta a Política Nacional para os Biocombustíveis. A proposta reúne uma série de projetos em tramitação no Senado e também acolhe sugestões de representantes de vários segmentos do setor apresentadas em audiências públicas realizadas em 2009.

UFMG desenvolve pesquisas para permitir a transposição segura de peixes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215125.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Brasil possui mais de 1.700 hidrelétricas em operação, muitas das quais em Minas Gerais. Ao mesmo tempo em que dão resposta à crescente demanda por produção de energia elétrica, as usinas provocam mudanças ambientais que afetam a dinâmica populacional de peixes, sobretudo daqueles de comportamento migratório, os mais importantes para o consumo humano.

Ministério suspende comercialização de carnes de frango por excesso de água

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215149.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A quantidade de água além do permitido por lei levou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) suspender a comercialização de carnes de aves in natura congeladas e resfriadas das empresas Rigor Alimentos Ltda, de São Paulo, Cooperativa Agroindustrial Consolata (Copacol), do Paraná, e BRF Brasil Foods, de Santa Catarina.

Política Nacional de Resíduos Sólidos é sancionada pelo presidente Lula

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215156.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no dia 2 de agosto de 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos e determinou que seja regulamentada em um prazo máximo de 90 dias. A nova lei proíbe os lixões e determina que as indústrias sejam responsáveis pela destinação dos resíduos. Para isso oferece instrumentos como à possibilidade de consórcios entre municípios, estados e empresas privadas, em parcerias que podem ser inclusive de microrregiões. Serão destinados R$ 1,5 bilhão para financiamentos de soluções, em 2011. Outra ênfase da lei é a inclusão social, com a previsão de orçamento também para organizações de catadores.

Padrão internacional de contabilidade vai beneficiar micro e pequenas empresas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215155.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O padrão internacional de normas contábeis que as companhias brasileiras terão que adotar em 2010 vai beneficiar as micro e pequenas empresas, na avaliação do vice-presidente da área técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Nelson Mitimasa. A padronização das normas, além de dar maior transparência à movimentação das empresas, poderá ser facilmente entendida pelos investidores. A mudança, segundo Mitimasa, pode representar mais facilidade na obtenção de crédito e atração de investimentos.

Exportação brasileira de soja em grão deve atingir 29,8 milhões de toneladas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215153.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O atendimento ao mercado chinês deve ser o principal motivo para a expansão das exportações brasileiras de soja de fevereiro de 2010 a janeiro de 2011. A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) elevou a estimativa das vendas externas da soja em grão no período para 29,8 milhões de toneladas, com crescimento de 6,3%. Nos doze meses anteriores, elas estavam em 28,04 milhões de toneladas. A elevação da estimativa ocorreu pela segunda vez em menos de um mês. Antes era de 29,5 milhões de toneladas.

MEC confirma vazamento de dados de quase 12 milhões de inscritos no Enem

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215152.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério da Educação Paulo Hadda confirmou ontem (04/08/10) o vazamento de dados de 11,7 milhões de estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2007 e 2009. Informações como o nome completo do aluno, o número da inscrição, a carteira de identidade, o CPF e o nome completo da mãe do candidato ficaram com acesso livre na tarde do dia 3 de agosto.

Novas técnicas recuperam cacaueiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215129.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Durante muitos anos do século 19, o cacau foi um dos principais produtos agrícolas do Brasil, cultivado principalmente no sul da Bahia. O País chegou a ser o segundo maior produtor mundial a abastecer mercados importadores. Para promover o desenvolvimento, estimular a competitividade e sustentabilidade da cadeia, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) criou em 1957 a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). A atuação da instituição centra-se no apoio aos seis estados produtores: Bahia, Espírito Santo, Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso.

Acordo irá monitorar exploração madeireira em florestas públicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215126.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), assinaram um acordo de cooperação técnica para o monitoramento da exploração madeireira em florestas públicas. O objetivo principal da parceria é permitir o controle e o acompanhamento da extração de madeira nas áreas de concessão florestal. Para detectar a exploração seletiva de madeira, o Inpe desenvolveu o Detex, sistema para análise e monitoramento da cobertura florestal baseado em imagens de satélites.

Pesquisar este blog