Selecione o dia...

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

OMS decreta fim da pandemia de gripe H1N1, mas mantém alerta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215207.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou ontem (10/08/10) o fim do alerta de pandemia de influenza A (H1N1). Os especialistas advertiram que o mundo entra agora na fase de pós-pandemia. A mudança de status foi causada por uma série de análises sobre riscos de contaminação feitas em vários países. A advertência é que o vírus Influenza H1N1 assume o comportamento da gripe sazonal e que não foi extinto.

Receita Federal reduz prazo de entrega do Imposto Territorial Rural de 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215212.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Receita Federal fixou através de Instrução Normativa, o período de 1º de setembro a 30 de setembro de 2010, para ser apresentada pela Internet a Declaração do Imposto Territorial Rural - ITR 2010. Serão apenas 21 dias úteis para declarar e quem não o fizer estará impedido de obter a Certidão Negativa de Débitos, documento indispensável para registro de uma compra ou venda de propriedade rural e na obtenção de financiamento agrícola.

Justiça proíbe venda de carvão nativo de Mato Grosso do Sul para siderúrgicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215208.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Justiça Federal determinou a suspensão da venda de carvão vegetal nativo, lenha vegetal ou matéria-prima florestal produzida em Mato Grosso do Sul para siderúrgicas de todo o país com mais de dez anos de funcionamento. A decisão atende a pedido do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do estado.

Tecnologia e fatores naturais dão sabor típico à manga e uva do São Francisco

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215204.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Responsáveis por um terço da exportação brasileira de frutas, os produtores do Vale do Submédio São Francisco se preparam para aperfeiçoar ainda mais a produção. Nos próximos meses as frutas comercializadas receberão o selo de Indicação Geográfica, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A garantia valerá tanto para o mercado externo quanto o nacional, mas a expectativa é que a aceitação internacional seja maior, segundo os produtores da área de 127 mil km² localizada no Semi-Árido do Nordeste do Brasil, a oeste do estado de Pernambuco e norte da Bahia.

"Sem a participação do setor privado, teremos um apagão portuário", diz a senadora Kátia Abreu

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215211.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Senadora da República pelo Estado do Tocantins, Kátia Abreu, é presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), entidade que reúne 27 federações estaduais, 2.142 sindicatos rurais e mais de 1 milhão de produtores sindicalizados. Na liderança do agronegócio brasileiro - setor que representa 24% do PIB, emprega 37% da força de trabalho e gera 36% das exportações - a senadora defende a reestruturação do crédito rural brasileiro e considera indispensável o avanço do Brasil em infraestrutura de transportes, especialmente nos setores portuário e hidroviário.

Pesquisa desenvolve sensor de toxidade da torta de mamona para uso em ração

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215210.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Algodão, em parceria com o Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), está desenvolvendo um sensor para controle de qualidade da torta de mamona para uso de ração animal. O objetivo é possibilitar a verificação da toxidade do produto que, apesar de altamente protéico, se não for devidamente tratado pode causar a morte do animal.

Cultivar de amora-preta da Embrapa recebe premiação internacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215209.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A cultivar de amora-preta (blackberry) Tupy recebeu a premiação durante a realização do Congresso de Sociedade Americana de Horticultura, que ocorreu em Palm Desert, na Califórnia, Estados Unidos. A medalha de premiação é conferida a cultivares que se destacaram no mundo e foi indicada por um pesquisador americano do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, da sigla em inglês), de Oregon e avaliada por uma comissão da American Pomological Society.

Vinho gaúcho certificado conquista mercado internacional

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215205.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A concorrência é acirrada e de peso no mercado mundial de vinhos: os produtos da região de Bordeaux e de Champagne, na França, e do Porto, em Portugal, possuem tradição e milhões de consumidores espalhados por todos os continentes. Mesmo disputando com pesos pesados, o vinho brasileiro produzido na Serra Gaúcha tem sido vendido a sete países, inclusive alguns da Europa.

Falta de políticas deixa trabalhadoras rurais mais vulneráveis à violência

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215206.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A falta de políticas públicas para o campo resulta em uma maior vulnerabilidade das trabalhadoras rurais em relação à violência contra a mulher. A avaliação é da secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Carmem Foro.

CNA alerta que aumento das importações de lácteos prejudica a pecuária de leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215203.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O déficit na balança comercial de lácteos chegou a US$ 70,5 milhões no acumulado do primeiro semestre de 2010. É um valor 38,1% superior ao saldo negativo de US$ 51,1 milhões acumulado nos primeiros seis meses de 2009. A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, alerta para o fato que marcou o primeiro semestre deste ano na pecuária leiteira: o aumento das importações de leite UHT (leite ?de caixinha?) e de soro de leite, principalmente do Uruguai.

Pesquisar este blog