Selecione o dia...

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Exportações aumentam em todas as regiões, com destaque para o Nordeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215260.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As exportações brasileiras tiveram crescimento acentuado em todas as regiões do país, de janeiro a julho de 2010, comparado a igual período do ano passado, mas a maior expansão percentual verificou-se no Nordeste, uma região tradicionalmente de poucas vendas externas. Nos 145 dias úteis até final de julho, os nove estados da região exportaram produtos no valor de US$ 8,8 bilhões. Foi um aumento de 43% sobre os US$ 6,1 bilhões registrados no mesmo período de 2009.

Projeto cria programa de produção sustentável de azeite de dendê

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215262.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7326/10, do Executivo, que cria o Programa de Produção Sustentável de Óleo de Palma e estabelece diretrizes para o zoneamento agroecológico para essa cultura. O programa disciplina a expansão da produção de óleo de palma (azeite de dendê) e propõe instrumentos para garantir que isso seja feito em bases ambientais e sociais sustentáveis.

Produtores querem ajuste fiscal para manter a competitividade paranaense

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215258.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores de carne, aves, suínos e leite querem a revisão da legislação tributária para poderem manter a competitividade dos produtos paranaenses nos mercados nacional e internacional. A pauta de reivindicações foi entregue ao governador Orlando Pessuti no dia 11 de agosto de 2010 por representantes da categoria. "O governo estudará medidas para restabelecer o equilíbrio e a competitividade do setor agroindustrial do Paraná em relação a outros mercados", afirmou.

Livro Fundamentos da Agricultura Biodinâmica tem nova edição

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215254.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] A Editora Antroposófica, em parceria com as Edições Micael e a Associação Biodinâmica (ABD), está reeditando, após minuciosa revisão técnica elaborada por colaboradores da ABD, o livro Fundamentos de Agricultura Biodinâmica de Rudolf Steiner. As Edições Micael editaram também a cartilha Agricultura Biodinâmica, no intuito de torná-la mais acessível para o público da agricultura familiar. Isso é mais um exemplo de como as parcerias tornam possível a disponibilidade de textos essenciais das iniciativas antroposóficas.

Projeto de Lei da Câmara exige auditoria em empresa que emite selo ambiental

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215264.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 7700/10, do deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), que torna obrigatória a realização de auditoria externa, independente e periódica, em entidades que emitam certificações ambientais, selos de qualidade ou selos verdes. A auditoria deverá ser realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) ou por pessoa jurídica de direito privado credenciada por ele.

Projeto da Câmara dá desconto para pagar financiamento rural no Norte

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215263.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa proposta para estimular a liquidação ou renegociação de operações de crédito rural contratadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). A medida consta do Projeto de Lei 7397/10, do deputado Lira Maia (DEM-PA), que concede descontos para a quitação de empréstimos feitos por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Extrativismo Vegetal (Prodex); do Programa de Apoio à Pequena Produção Familiar Organizada (Prorural); e do FNO-Especial.

Reunião Técnica da Mandioca define prioridades para pesquisa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215259.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A apresentação dos resultados de pesquisa com mandioca encerrou a jornada de paineis do último dia de trabalhos da 10ª Reunião Técnica da Mandioca e 2ª Reunião Técnica da Batata-Doce, realizados durante a terceira edição do Simpósio Estadual de Agroenergia, em Pelotas (RS). O evento, promovido pela Embrapa Clima Temperado, Emater/RS-Ascar, Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), aconteceu de 10 a 12 de agosto de 2010, e reuniu 380 pessoas, entre pesquisadores, técnicos e estudantes.

Indústrias de calcário agrícola serão destaque na Expominerais

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215257.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A utilização de calcário na agricultura como corretivo do solo é um dos grandes destaques da mineração brasileira. Somente em 2007 foram consumidas 22,2 milhões de toneladas de material, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal). Para as questões relativas ao setor acontece de 25 a 29 de agosto de 2010 no Expo Unimed Curitiba, o evento paralelo da Expominerais ? Feira da Indústria Mineral, a 9ª Reunião Nacional de Produtores de Calcário Agrícola (Repronac).

Bahia terá fábrica da Brasfrut para industrializar laranjas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215256.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Bahia vai ganhar, no município de Rio Real, maior produtor de citros do Estado, uma fábrica para industrializar laranjas. O compromisso foi assumido no dia 12 de agosto de 2010 pelos diretores da Brasfrut - Frutos do Brasil Ltda, Reinaldo Vinicius e André Ornelas, durante reunião com o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles.

Extremo Sul da Bahia terá primeiro campo experimental de café Conilon

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215255.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Extremo Sul, única região produtora de café conilon no estado e responsável pela posição de destaque da Bahia no ranking nacional de produção, deverá sediar ainda este ano a primeira estação experimental especializada. Para viabilizar a implantação da unidade, foi assinado no dia 13 de agosto de 2010, durante o primeiro dia da 3ª Festa do Café Conilon, um protocolo de intenções.

Pesquisar este blog