Selecione o dia...

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Earth Overshoot Day: Em 21 de agosto, excedemos o orçamento da natureza

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215325.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A humanidade levou menos de nove meses para esgotar seu orçamento ecológico anual, segundo dados da Global Footprint Network, uma organização de pesquisa ambiental com sede na Califórnia. A Global Footprint Network calcula o estoque da natureza sob a forma de biocapacidade ? o montante de recursos que o planeta regenera a cada ano ? e o compara à demanda humana: o montante necessário para produzir todos os recursos vivos que consumimos e absorver nossas emissões de dióxido de carbono. Seus dados revelam que a partir de 21 de agosto, a humanidade terá demandado todos os serviços ecológicos que a natureza pode oferecer em 2010, desde a filtragem de CO2 até a produção de matérias-primas para a alimentação.

Estudo registra cinco espécies de aves pela primeira vez no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215329.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] "Um dos maiores desafios deste século é evitar a extinção de milhares de espécies de organismos, que hoje se encontram ameaçados pela crescente expansão das atividades humanas no planeta", afirma o biólogo Edson Guilherme da Silva que, trabalhando tema da biodiversidade, defendeu a tese de doutorado intitulada "Avifauna do Estado do Acre: Composição, Distribuição Geográfica e Conservação".

Conseagri: Secretários querem recursos federais garantidos por lei

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215328.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A desburocratização do acesso aos recursos orçamentários para defesa sanitária nos estados brasileiros volta a ser discutida pelo Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri). Dessa vez o tema será pautado em reunião conjunta com o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Animal (Fonesa), cuja proposta é que o repasse dos recursos seja garantido por lei. A agenda acontece dia 25 de agosto de 2010 durante o Congresso Internacional de Produção Pecuária, em Salvador (BA).

Bahia quer introduzir fécula de mandioca na produção de pães e macarrão

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215327.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O secretário da Agricultura da Bahia, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, defendeu no dia 20 de agosto de 2010, na abertura da VI Expomandioca e I Feira Nacional da Mandioca, em Santo Antonio de Jesus (BA), que se junte esforços para a aprovação de uma lei que obrigue a introdução de fécula de mandioca na fabricação de pães e macarrão.

Expansão do ensino técnico leva cursos a todos os estados brasileiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215334.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Com o início das aulas do segundo semestre de 2010, todas as unidades da federação estão com oferta de ensino técnico federal. Das 214 novas unidades previstas nas duas fases do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, lançadas em 2005 e 2007, 180 já estão em funcionamento. Essas escolas geram 89 mil novas matrículas de cursos técnicos, de licenciaturas e de cursos superiores de tecnologia.

Doação por cartão de crédito é novidade na campanha eleitoral deste ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215333.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A principal novidade em relação ao financiamento de campanhas eleitorais em 2010 é a possibilidade de doação por meio de cartões de crédito e de débito. Esse tipo de contribuição, no entanto, é restrito à pessoa física com cartão emitido no Brasil. Para receber recursos por essa via, candidatos, partidos, diretórios partidários ou comitês financeiros devem abrir conta específica.

Congresso de pecuária apresenta inovações tecnológicas e científicas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215332.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O 1º Congresso Internacional da Produção Pecuária acontece de hoje (23) e 25 de agosto de 2010, no Bahia Othon Palace, em Salvador (BA). O evento é realizado pela Associação Baiana de Expositores (Abexpo), Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Remuneração do suinocultor tem o 12º reajuste em Santa Catarina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215331.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ano de 2010 está sendo positivo para os suinocultores. O 12° reajuste deste ano foi concedido no dia 20 de agosto pelas agroindústrias e o preço passa de R$ 2,10 para R$ 2,20 para animais em pé entregue aos frigoríficos, informou a Coopercentral Aurora ? maior compradora e abatedora de suínos de Santa Catarina.

Cooperação empresarial inédita: Rede une lojas agropecuárias de SC e PR

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215330.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A obtenção de 30% de economia nas compras das mercadorias junto às indústrias é um dos primeiros resultados da recém-instalada Rede Agroforça de Lojas Agropecuárias que reúne ?de forma consorciada e cooperativa ? empresas de Santa Catarina (SC) e do Paraná (PR). As lojas consorciadas na rede faturam cerca de 50 milhões de reais ao ano e sustentam 74 empregos diretos. Em 2011, a rede será ampliada para o Rio Grande do Sul. A instalação oficial da Agroforça ocorreu em solenidade no Clube Cultural e Recreativo Xanxerense, em Xanxerê (SC), na presença de 300 empresários, autoridades e convidados.

Abertas inscrições para oficina sobre o uso de GPS na agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215326.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O Grupo de Mecanização e Agricultura de Precisão (gMAP) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) realiza a 21ª edição da Oficina de aplicação de GPS de navegação na agricultura. Coordenada pelo professor José Paulo Molin, a oficina acontece dia 27 de novembro, das 8 às 17h30, no Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da Esalq. As inscrições já estão abertas.

Pesquisar este blog