Selecione o dia...

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Estudo comprova que plantas crescem menos com aquecimento global

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215360.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O aquecimento global não tem feito as plantas crescerem mais, como se estimava, mas sim menos. Segundo um estudo publicado na revista Science, a produtividade dos vegetais tem decaído em todo o mundo. Até então, achava-se que as temperaturas constantemente mais elevadas estariam estimulando o crescimento das plantas, mas a nova pesquisa, feita com dados de satélites da Nasa, a agência espacial norte-americana, aponta o contrário.

Sebrae disponibiliza R$ 1,7 milhão para Indicações Geográficas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215361.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Para fortalecer as Indicações Geográficas no Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai liberar R$ 1,7 milhão. Os recursos financiarão projetos de produtores que têm o registro ou o pedido depositado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

Governo estuda apoiar agricultores em operações de mercado futuro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215358.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Ministério da Fazenda, um dos responsáveis pela regulamentação de políticas agrícolas, estuda a viabilidade de subsidiar parte do prêmio que os agricultores têm de pagar para garantir o preço de seus produtos em operações de mercado futuro. Segundo o secretário adjunto de Política Econômica do ministério, Gilson Bittencourt, o tema começa a ser tratado como mais um mecanismo de garantia de preços aos produtores.

Trabalho escravo pode ameaçar exportações agrícolas do Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215357.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Durante o curso Trabalho Escravo ? Aspectos Trabalhista e Penal, realizado ontem (25/08/10), em Brasília (DF), o ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, ressaltou que o trabalho escravo no país é uma questão que vai além dos direitos humanos e reflete na economia, ameaçando até as exportações. O ministro afirmou também que a não solução do problema é uma de suas "frustrações pessoais" na Secretaria.

Fundo de catástrofe será sancionado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215364.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovará hoje (26/08/10), às 9 horas, a lei complementar que autoriza a participação da União no fundo destinado à cobertura suplementar dos riscos do seguro rural, conhecido como fundo de catástrofe. O evento será no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

Bahia inicia ações visando exportar carne bovina para a União Europeia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215363.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Secretaria da Agricultura através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), iniciará em setembro de 2010 dois inquéritos soroepidemiológicos para vigilância da febre aftosa. O trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência da vacinação contra a doença e certificar os índices de imunização dos animais obtidos na Bahia, visando a exportação da carne bovina ao mercado europeu.

Senado pode criar agência para regular venda de terras a estrangeiros

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215362.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] No momento em que o governo brasileiro anuncia a imposição de limites mais rígidos na compra de terras rurais por estrangeiros, aguarda votação na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal a criação da Agência Reguladora Territorial Rural, destinada a fiscalizar, monitorar, controlar e autorizar transações comerciais de imóveis agrários em todo o Brasil.

Rastreabilidade do tambaqui expande piscicultura em Rondônia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215356.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A piscicultura no estado de Rondônia se expandiu significativamente nos últimos cinco anos. Em 2005, um diagnóstico apontou que a produção total do estado era de 5,5 milhões de alevinos. Em 2010, apenas um produtor do município de Pimenta Bueno é responsável por colocar no mercado esse mesmo montante. A qualidade também registra sensível melhora devido ao projeto de Rastreabilidade do Tambaqui de Rondônia.

Faeg faz webconferência sobre leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215355.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Amanhã (27/08/2010), às 14h30, será realizada uma webconferência pelo site da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) com o presidente da Comissão de Pecuária de Leite da Faeg, Antônio Silva Pinto, e o gerente de estudos técnicos e econômicos da entidade, Edson Alves Novaes. Os produtores rurais e demais interessados vão se informar sobre o mercado de leite no Estado, preços pagos aos produtores, consumidores e das últimas informações da comissão.

Manaus sedia o 61º Congresso Nacional de Botânica de 5 a 10 de setembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215359.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O 61º Congresso Nacional de Botânica (CNBot) será realizado de 5 a 10 de setembro de 2010, em Manaus (AM). O evento reunirá dezenas de palestrantes do Brasil e do exterior, em debates com o tema central Diversidade vegetal brasileira: conhecimento, conservação e uso. Haverá palestras, minicursos, simpósios e mesas-redondas, além de lançamentos de livros.

Pesquisar este blog