Selecione o dia...

sábado, 28 de agosto de 2010

Mundo deveria aprender com Brasil a evitar crise de alimentos, diz Economist

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215384.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A revista britânica The Economist traz em sua última edição um editorial e um longo artigo sobre a agricultura no Brasil onde enumera os avanços feitos no cultivo de alimentos no país nas últimas décadas e diz que o mundo "deveria aprender com o Brasil" maneiras de evitar uma crise de alimentos.

UFLA comemora 102 anos com presença do ministro da Educação

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215382.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Universidade Federal de Lavras (UFLA) prepara-se para comemorar seu 102º aniversário de fundação e vários eventos estão programados com o intuito de celebrar mais um ano de conquistas e realizações. Para abrir as festividades, no dia 30 de agosto de 2010, às 15 horas, no Salão de Convenções, haverá uma sessão solene dos Conselhos Superiores que marcará a abertura das comemorações e a outorga do título de Professor Honoris causa ao ministro da Educação, professor Fernando Haddad.

Brasil apoia medidas da ONU para banir substâncias químicas poluentes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215380.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Desde o dia 26 de agosto de 2010 o Brasil reforça o banimento de nove substâncias químicas classificadas como poluentes orgânicos persistentes, conhecidas internacionalmente pela sigla POP, contidas em agrotóxicos e produtos antichamas. O anúncio mundial das substâncias que passam a integrar a nova lista de banimento, divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi realizado durante teleconferência entre representantes do governo brasileiro, no Rio, e integrantes da Convenção de Estocolmo sobre Contaminantes Persistentes da ONU, em Genebra, Suíça.

Diário Oficial publica lei que cria fundo para cobertura de riscos do seguro rural

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215377.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Diário Oficial da União (DOU) publicou ontem (27/08/10) a Lei Complementar que autoriza a participação da União no Fundo de Catástrofe. A criação do fundo atende à reivindicação dos setores agropecuário e securitário para proteger as operações de seguro rural, caso as lavouras sejam afetadas por catástrofes climáticas como secas, geadas, enchentes, pragas e doenças.

Proposta da Câmara obriga laudo técnico para registro de agrotóxicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215383.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7490/10, do deputado Beto Faro (PT-PA), que obriga a emissão de laudo técnico para que seja autorizado o registro de agrotóxicos nos órgãos oficiais.

Transporte da produção agrícola é o maior desafio do novo governo, diz SNA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215379.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O principal desafio que o próximo governo terá de enfrentar no setor agrícola são os gargalos de transporte da produção. A afirmação foi feita no dia 26 de agosto de 2010 à Agência Brasil pelo novo presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Antônio Alvarenga.

Site vai permitir ao eleitor saber o que pensam candidatos ao Senado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215378.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Organizações não governamentais de combate à corrupção lançaram no dia 26 de agosto de 2010 um site para ajudar a orientar o eleitor nas próximas eleições. A plataforma permitirá ao cidadão saber as opiniões dos candidatos de seu estado sobre questões polêmicas.

Artigo de pesquisador da Embrapa sustenta proposta da Firjan dirigida a candidatos ao Governo do Rio

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215370.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O pesquisador André Yves Cribb, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, escreveu um artigo estabelecendo conexão entre turismo, qualidade e segurança dos alimentos. A fundamentação fez com que a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) o incorporasse por inteiro no documento Rio Gastronomia que acaba de ser encaminhado aos candidatos ao Governo do Estado do Rio de Janeiro como forma de subsidiar as políticas para o desenvolvimento agroindustrial e turístico da região.

Livro desvenda utilização de embalagens para hortaliças e fruta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215368.htm
[ TECNOLOGIA # LIVROS ] As embalagens estão presentes em toda a cadeia produtiva de frutas e hortaliças, desde a colheita até a comercialização, e são elas um dos principais fatores para o índice de perdas entre 20% e 30% observado no País. Com o propósito de reduzir esse percentual e melhorar a qualidade dos produtos que chegam ao consumidor, a Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) lançou o livro Embalagens para comercialização de frutas e hortaliças no Brasil.

Amorim: América do Sul precisa de um grande bloco para enfrentar mercado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215376.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse ontem (27/08/10) que a América do Sul precisa ter um bloco econômico forte para enfrentar o mercado global neste século. Durante comemoração dos 50 anos da Associação Latinoamericana de Integração (Aladi), no Rio de Janeiro, o chanceler disse que um grande bloco sul-americano será importante para dar mais força ao Brasil no cenário internacional.

Pesquisar este blog