Selecione o dia...

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Plano protecionista norte-americano poderá afetar exportações brasileiras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215403.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A adoção, pelo governo norte-americano, de medidas para coibir as importações que considera desleais e reforçar medidas protecionistas pode ter consequências para as exportações brasileiras e, consequentemente, para a economia do país. Essa é a avaliação do economista Rogério César de Souza, do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI).

Mel brasileiro quer conquistar mercado árabe a partir de 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215398.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os países árabes estão entre os novos mercados que os exportadores brasileiros de mel querem conquistar nos próximos anos. Em 2011, um grupo de apicultores planeja participar de feiras de alimentos nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita.

Ibama alerta proprietários rurais sobre prazo para entrega do ADA

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215397.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Coordenação de Monitoramento e Controle Florestal (Comon/DBFlo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) alerta os proprietários de imóveis rurais sobre o prazo para entrega do Ato Declaratório Ambiental (ADA), que se encerra em 30 de setembro de 2010.

Cientista brasileiro da Unicamp descobre como coletar energia do ar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215395.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Alimentar casas e fábricas com eletricidade coletada diretamente do ar pode ser possível: cientistas brasileiros resolveram um enigma científico que durava séculos sobre como a umidade na atmosfera torna-se eletricamente carregada, abrindo caminho para seu aproveitamento. Imagine dispositivos capazes de capturar a eletricidade do ar e usá-la para abastecer residências ou recarregar veículos elétricos, por exemplo.

Governo do Espírito Santo anuncia concurso para o Incaper

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215402.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), terá concurso público. Serão 75 vagas, sendo 42 para ensino superior e 33 para nível técnico. Os salários chegam a R$ 3.912. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Hartung, juntamente com o secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli e o presidente do Incaper, Evair de Melo, no Palácio Anchieta, em Vitória.

Pesquisadora da Embrapa alerta para os riscos do uso de sementes piratas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215401.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com a proximidade do período chuvoso e do início do plantio de determinadas culturas, a pesquisadora da Embrapa Cerrados, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Caroline Jácome Costa, faz um alerta ao produtor: a importância de se utilizar sementes certificadas. "A opção pelas sementes de qualidade superior deve ser o ponto de partida para a sustentabilidade do agronegócio. Semente pirata é um barato que sai caro. A utilização de sementes certificadas é uma questão de qualidade", afirma.

Planta para construção de frigoríficos da Seagri/Adab é referência no país

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215400.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A planta padrão para construção de frigoríficos desenvolvida pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), por intermédio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), tornou-se modelo para todo o país. A planta é para frigoríficos modulares, com capacidade para abate de 30 animais/dia, podendo chegar a 100.

Plano dará acesso dos agricultores familiares às novas tecnologias

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215399.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA) por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizaram o Workshop Nacional "Mais Alimentos" com o objetivo de avaliar as ações de parceria entre a SAF/MDA e a Embrapa. A iniciativa visou disponibilizar tecnologias apropriadas à agricultura familiar, dentro do Programa Mais Alimentos, para fortalecer estratégias de atuação integrada e subsidiar novas ações para 2011/2012.

Manual para educadores ensina a investigar a biodiversidade

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215396.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Incentivar o aprendizado sobre o meio ambiente e o valor de seus ecossistemas é uma prática que deve ser adotada em qualquer idade. O ensino desde cedo, a jovens e crianças, porém, ajuda a solidificar a consciência ecológica e a importância da conservação da natureza. Com esse propósito, o WWF-Brasil, em parceria com o Instituto Supereco e a ONG Conservação Internacional (CI-Brasil), produziu a publicação Investigando a Biodiversidade: Guia de apoio aos educadores do Brasil. A publicação está disponível gratuitamente na internet.

Extrato concentrado em pó é um dos primeiros resultados do estudo da viabilidade econômica do suco do sisal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215381.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A Embrapa Algodão, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Fibras Vegetais do Estado da Bahia (Sindifribras), vem conseguindo avanços importantes no estudo da viabilidade econômica do uso do suco do sisal para a produção de inseticidas. Um dos primeiros resultados obtidos foi a estabilização do suco, evitando que ele entre em processo de fermentação. ?Sem nenhum tratamento, o suco começa a fermentar cerca de cinco horas após a extração e nós conseguimos mantê-lo estável por até 30 dias?, explica Everaldo Medeiros, um dos pesquisadores da Embrapa Algodão envolvidos no projeto.

Pesquisar este blog