Selecione o dia...

sábado, 4 de setembro de 2010

Agropecuária é destaque no crescimento do PIB no segundo trimestre de 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215445.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A agropecuária foi o setor da economia que apresentou o maior crescimento no segundo trimestre de 2010, em relação ao trimestre anterior, com um aumento de 2,1%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria cresceu 1,9% e o setor de serviços, 1,2%.

Plantio direto, ILPF e reflorestamento são alternativas para efeitos do aquecimento

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215451.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Tema bastante explorado pelos meios de comunicação, o aquecimento global e seus efeitos na agricultura, também foi debatido durante o XXVIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo no painel Seca e calor e seus impactos na produção de milho e sorgo. Projeções e análises de modelos que mostram mudanças na geografia de produção das principais culturas agrícolas brasileiras foram apresentados, como a redução, em um futuro próximo, do número de municípios aptos a plantarem milho, segundo o Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos, e a migração das lavouras de café mais para o Sul do país.

Ministério da Agricultura intensifica ações na fronteira para controlar aftosa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215447.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O governo brasileiro desenvolveu parceria estratégica com países vizinhos para combater a febre aftosa na América do Sul. Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, do Ministèrio da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Francisco Jardim, a medida é vital para intensificar as ações conjuntas.

PIB do primeiro semestre de 2010 tem crescimento recorde de 8,9%

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215446.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A economia brasileira teve, no primeiro semestre de 2010, um crescimento recorde desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1996. Nos seis primeiros meses do ano, o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 8,9% em relação ao primeiro semestre de 2009.

Pesquisa por arroz resistente à seca prossege em Porangatu, Goiás

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215453.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Em Porangatu, Goiás, a pesquisa para desenvolver um arroz resistente à seca mostra resultados animadores. No início de setembro de 2010, começou a colheita das plantas experimentais, que se desenvolveram bem mesmo com baixas quantidades de água. A agrônoma Maria de Fátima Malheiros, da Estação Experimental da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (Seagro) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Goiás (Emater-GO), explica que, após a colheita, as espécimes serão analisadas e classficadas.

Evento internacional discute disposição de biossólidos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215452.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Pesquisadores nacionais e estrangeiros vão apresentar as principais novidades e dar recomendações quanto ao emprego do resíduo no VII Simpósio Interamericano de Biossólidos (VII SIBIO), a ser realizado de 26 a 28 de outubro de 2010 no Instituto Agronômico (IAC) de Campinas (SP). Além de uma visão geral sobre a disposição de biossólidos (lodo de esgoto), serão discutidos também temas específicos como Sistemas de Tratamento; Legislação, Uso Agrícola e novas opções de disposição.

Temperaturas mais altas na China podem reduzir colheitas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215450.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Baseados na previsão de aumento das temperaturas devido ao aquecimento global, cientistas chineses afirmaram que a quantidade de água disponível para a agricultura irá diminuir, reduzindo a produtividade das colheitas nos próximos anos.

Previsão de clima seco em 2011 mantém produtores rurais em alerta

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215449.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Diretamente prejudicados pelos estragos provocados pelas queimadas, que exigem anualmente investimentos na recuperação dos solos e das áreas de pastagem, as Federações da Agricultura e os produtores rurais das áreas mais atingidas já se preparam para enfrentar possível nova onda de estiagem no ano que vem. As estratégias vão desde intensificar as ações de conscientização para os riscos das queimadas não autorizadas até a orientação dos trabalhadores das fazendas para que atuem como brigadistas nas ações de combate aos focos de incêndio.

Agricultores fazem abaixo-assinado por cadastro da Previdência nos sindicatos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215448.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) lançou ontem (03/09/10), na Expointer 2010, em Esteio, um abaixo-assinado para que os sindicatos rurais do Sistema CNA passem a ser parceiros do INSS na implementação do cadastro de segurados especiais para fins de aposentadoria. Esse tipo de acordo está previsto em uma lei de 2008, com vistas a melhorar o acesso dos pequenos produtores à Previdência Social.

Conflitos agrários caem 31,7% no primeiro semestre de 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215444.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A atuação da Justiça, a forma como os meios de comunicação noticiam os fatos que envolvem os movimentos de luta por reforma agrária e as eleições são as principais causas, segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), que levaram à diminuição dos conflitos por terra em 2010. Levantamento divulgado no dia 1° de setembro pela organização mostra que o número de ocorrências em todo o país caiu de 325, no primeiro semestre de 2009, para 222 no mesmo período de 2010, uma redução de mais de 31,7%.

Pesquisar este blog