Selecione o dia...

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Especialistas tentam explicar recentes eventos climáticos extremos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215468.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] As notícias relacionadas ao clima ocupam as manchetes há várias semanas: as chuvas torrenciais no Paquistão, deslizamentos na China, frio extremo no Peru, incêndios florestais na Rússia e o inverno seco no Brasil, elevando o risco de queimadas no país. Os cientistas não são unânimes ao relacionar esses eventos com as mudanças climáticas. E os acadêmicos buscam explicações: em meados de agosto de 2010, foi apresentada uma nova teoria que estabelece uma conexão entre as baixas temperaturas e a falta de atividade do sol.

FAO convoca líderes mundiais para debater segurança alimentar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215472.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Preocupada com o elevado preço mundial dos alimentos e com a segurança alimentar, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) convocou uma reunião extraordinária com os líderes de todos os países da instituição para discutir a questão no dia 24 de setembro de 2010. Paralelamente, foi organizado um grupo de 15 especialistas para elaborar alternativas para a alta dos preços e para garantir a segurança alimentar.

Mundo digital abre as portas do conhecimento e do empreendedorismo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215470.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Quer aprender, resolver um velho problema, ampliar conhecimento, melhorar o desempenho profissional ou de uma atividade econômica, inovar, criar um negócio, desenvolver um produto com chances comerciais em escala global e concorrer com megaempresas? Então se aventure na internet e aproveite as amplas possibilidades oferecidas no mundo digital, em sua maioria gratuitas. A Agência Sebrae de Notícias publica uma série de matérias sobre o tema educação a distância falando de como esta ferramenta pode ajudar o empresário em seus negócio.

Merenda escolar abre mercado para pequenas propriedades em MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215469.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Onze quilômetros separam a propriedade de Adão Soares do Amaral, na saída de Campo Grande (MS), dos alunos da escola estadual Arthur Vasconcelos Dias, no bairro Estrela do Sul, onde ele levou pela primeira vez uma remessa de alimentos para a merenda escolar. Este é mais novo canal de comercialização conquistado pelo produtor, que tem crescido na atividade desde que iniciou há cerca de dois anos mesmo sem entender de hortas. Seu negócio era com as estradas brasileiras: foi caminhoneiro por muitos anos. "Estava cansado da profissão, queria acompanhar o crescimento dos meus netos, minha família", relembra Amaral.

Fundo Florestal cadastra potenciais fornecedores de capacitação técnica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215473.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF) disponibilizou, a partir do dia 1º de setembro de 2010, formulário para cadastramento de potenciais fornecedores de serviços de capacitação e assistência técnica florestal. Os cadastrados receberão informações sobre como participar das licitações para fornecimento de cursos de manejo florestal comunitário na Amazônia e na Caatinga e de restauração florestal da Mata Atlântica na região Nordeste. A contratação faz parte do processo de financiamento promovido pelo FNDF, para 2010, por meio de quatro chamadas de projetos.

Cartilhas facilitam o entendimento do Orçamento da União

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215471.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O cidadão que quiser entender de forma simplificada o Orçamento Federal de 2011 já pode procurar o documento Orçamento Federal ao Alcance de Todos na página do Ministério do Planejamento na internet. Nele são apresentadas, de forma sintética, as programações mais relevantes que governo pretende executar no ano que vem. Para as crianças, a Secretaria de Orçamento Federal (SOF) tem a cartilha do orçamento público Sofinha e sua turma.

Governo de Mato Grosso confirma anúncio da descoberta de fosfato

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215467.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Diferente do que alguns veículos de comunicação estão publicando, o anúncio do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, sobre a presença de minério de ferro e de fosfato, na serra de Caeté, no município de Mirassol do Oeste, foi baseado no relatório elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Além dos técnicos da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia, que trabalharam durante um ano na região pesquisando a incidência de minerais na área, o representante da CPRM, Waldemar Abreu, chefe do projeto também acompanhou o anúncio no dia 1º de setembro de 2010, e esteve a disposição da imprensa para entrevistas.

Cartilha da UnB ensina técnicas para prevenir erosão e inundações

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215466.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Programa de Pós-graduação em Geotecnia da Universidade de Brasília (UnB) lançou a Cartilha Infiltração, material didático para ensinar aos alunos do ensino médio como evitar a erosão da terra. "As crianças vão repassar para os pais o que aprenderem", afirma José Camapum, professor do Departamento de Engenharia Civil e autor da cartilha. "Essa educação não formal foi essencial na conscientização sobre o respeito à faixa de pedestres em Brasília, por exemplo".

FMVZ da USP divulga boletim sobre socioeconomia e ciência animal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215465.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Laboratório de Análises Econômicas e Ciência Animal (LAE) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São paulo (USP), no campus de Pirassununga, lançou uma nova edição do Boletim Socioeconomia & Ciência Animal. Entre outros destaques, o boletim traz a divulgação de concursos para a área.

Boletim UFMG traz reportagem especial sobre macaúba

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215464.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Tudo nele é aproveitável: casca, polpa, castanha e amêndoa. O óleo do fruto da macaúba possui aplicações na indústria alimentícia, na geração de combustível e na produção de cosméticos, fármacos, resinas e lubrificantes. De grande potencial econômico, essa palmeira nativa do cerrado é objeto de estudos desenvolvidos em laboratório do Departamento de Engenharia Química da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Pesquisar este blog