Selecione o dia...

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Grito dos Excluídos vai às ruas do Rio reivindicar limite da propriedade da terra

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215480.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A 16ª edição do Grito dos Excluídos ocorre hoje (07/09/10) no centro do Rio, paralelamente ao desfile em comemoração à independência do Brasil. O lema da mobilização este ano é Onde Estão os Nossos Direitos? e a bandeira principal é a participação popular na luta para garantir e ampliar esses direitos. No estado do Rio, haverá manifestações também em Campos dos Goytacazes, Volta Redonda e na região serrana. De acordo com o representante do estado na articulação nacional do Grito dos Excluídos, Tobias Faria, no encerramento da manifestação haverá atividades culturais, como poesias, grupos teatrais e bandas de música. Ele afirma que, apesar da descentralização do Grito dos Excluídos, a luta pela terra será a principal reivindicação neste ano.

Latinoamericanos elaboram propostas de normas de proteção fitossanitária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215483.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Durante uma semana de diálogo e análise, 18 países de América Latina estabeleceram um consenso sobre os parâmetros que deverão ter as novas Normas Internacionais para Medidas Fitossanitárias propostas pela Convenção Internacional de Proteção Fitossanitária (CIPF). O encontro aconteceu de 30 de agosto a 3 de setembro de 2010, na Costa Rica.

Brasil supera Estados Unidos em ranking de países prioritários para investimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215479.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil superou os Estados Unidos e ocupa agora o terceiro lugar em um ranking de países prioritários para investimentos estrangeiros no período entre 2010 e 2012. A conclusão é do levantamento Investimentos Diretos Estrangeiros (IDE) elaborado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU).

Tecnologias da Embrapa ajudam a evitar uso do fogo na agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215476.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A época de maior estiagem em algumas regiões do Brasil acontece entre os meses de agosto e setembro. Este período é marcado pela intensificação das queimadas e pela espessa nuvem de fumaça que cobre as cidades. Além dos danos causados à natureza, as queimadas prejudicam a saúde porque afetam a qualidade do ar e provocam doenças respiratórias. No início de agosto de 2010, o governo do Acre decretou estado de alerta ambiental, devido ao elevado número de queimadas no stado. Encontrar alternativas ao uso do fogo na agropecuária tem sido um desafio para instituições de pesquisa e fomento do País. Com esta preocupação, há vários anos a Embrapa atua no desenvolvimento de soluções tecnológicas acessíveis ao pequeno produtor, para evitar o fogo nas atividades agrícolas e pecuárias da região.

Concurso público vai abrir 186 novas vagas na Fepagro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215482.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius visitou, no dia 5 de setembro de 2010, a casa da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) no Parque Assis Brasil, em Esteio, durante a 33ª Expointer. A chefe do Executivo participou do ato de assinatura do edital para realização de concurso público com 186 vagas. Assinaram o contrato o diretor-presidente da Fepagro, Benami Bacaltchuk, e o diretor-presidente da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), Wambert Gomes Di Lor.

Mercosul quer definir ações para a integração industrial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215481.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A estratégia de integração econômica do Brasil, da Argentina, do Paraguai e Uruguai é assunto de uma reunião conjunta dos ministros da Indústria, Comércio e Turismo dos quatro países. Na dia 9 de setembro de 2010, em Brasília, eles debaterão o tema e finalizarão as propostas para por em prática uma série de ações. As informações são da agência oficial de notícias da Argentina, a Telam.

Receita libera dia 9 o quarto lote de restituições do Imposto de Renda 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215478.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O quarto lote de restituições da declaração do Imposto de Renda de 2010, que a Receita Federal libera no dia 9 de setembro, às 9h, para consulta, terá 1.092.555 restituições no valor total de R$ 940.692.731,06. A correção dos valores no lote chega a 4,29%.

Embrapa Gado de Corte lança edital para seleção de chefe-geral

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215477.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Estarão abertas a partir do dia 20 de setembro a 19 de outubro de 2010, as inscrições para o processo de recrutamento e avaliação de candidatos ao cargo de chefe-geral da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Embrapa Café comemora 11 anos com novo site na Internet

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215475.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Como parte das comemorações dos 11 anos da Embrapa Café, a Unidade inaugurou seu novo site institucional com conteúdo atualizado e recursos interativos. A percepção da necessidade de reformulação do veículo de comunicação começou durante os trabalhos de elaboração do I Plano Diretor da Unidade (I PDU). Finalizado o documento, os empregados, em reuniões técnicas, discutiram e propuseram alterações que resultaram na nova configuração. As mudanças incluem conteúdo, arquitetura da informação e usabilidade e alinhamento com a identidade visual do Portal da Empresa.

Fungos do solo influenciam desenvolvimento do amendoim forrageiro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215474.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Quais os tipos, a frequência e a quantidade de fungos encontrados no solo de áreas plantadas com amendoim forrageiro? Como estes microorganismos interferem no crescimento e na variabilidade genética desta leguminosa? A resposta para estas e outras perguntas estão reunidas em uma pesquisa coordenada pela Embrapa Acre, apresentada recentemente pelo engenheiro agrônomo José Marlo Araújo de Azevedo, para conclusão do curso de mestrado em Produção Vegetal da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Pesquisar este blog