Selecione o dia...

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Governo decreta estado de emergência ambiental em 14 estados e no DF

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215511.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Ministério do Meio Ambiente (MMA) decretou ontem (07/09/10) estado de emergência ambiental em 14 estados e o Distrito Federal por causa do grande número de focos de queimadas. Estão na lista os estados: Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Pará, Piauí, Tocantins, Bahia, Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal.

Máquinas e equipamentos se adaptam a peculiaridades da agricultura familiar

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215491.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Em 2009, o pedido de um pequeno produtor de Caçador (SC) chegou ao diretor presidente da Imasa, Jalmar Martel, desenvolver um equipamento que possibilitasse o plantio direto de sementes de cebola. Jalmar aceitou o desafio. Hoje, a plantadeira, uma adaptação de uma das linhas de produtos da empresa de Ijuí (RS), já está em operação em Santa Catarina. E o pedido individual deu origem a um novo produto do portfólio da Imasa, que passou por seu primeiro teste público na Expointer 2010, realizada em Esteio (RS). "Trouxe a plantadeira para conhecer a opinião dos produtores e receber críticas que possibilitem melhorias", explica Jalmar.

Década da Água inspira novas reflexões sobre o tema

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215490.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Já estamos a mais da metade do período definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Década da Água. O decênio foi iniciado em 22 de março (Dia Mundial da Água), há cinco anos, com o objetivo de aprofundar as questões em torno do tema em todos os níveis.

Comunidade quilombola inaugura banco de sementes em parceria com Embrapa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215486.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A comunidade quilombola Jatobá II, localizada no município de Cabrobó (PE), inaugurou no dia 5 de setembro de 2010 um banco de sementes que atenderá cerca de cem famílias de agricultores quilombolas da região. A construção é uma das ações do Projeto Semente Crioula - Resistência Quilombola desenvolvido pela Secretaria Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Seppir) em parceria com a Embrapa e o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), por demanda de cinco comunidades localizadas no sertão pernambucano.

Etanol vive crise de meia-idade no Brasil, diz a revista britânica The Economist

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215493.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A edição da primeira semana de setembro de 2010 da revista britânica The Economist traz uma reportagem sobre os desafios da produção de etanol no Brasil, em meio às eleições, ao foco na exploração de petróleo no pré-sal e ao que o setor da cana-de-açúcar considera serem falhas regulatórias do governo.

Convênio libera R$ 220 milhões para programas de pesquisas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215489.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Carlos Alberto Aragão, assinou no dia 3 de setembro de 2010, em Belém (PA), com as Fundações Estaduais de Amparo a Pesquisa (FAPs), convênios que juntos totalizam R$ 220 milhões. O convênio foi firmado no Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Ensino Superior é ampliado em MT, Várzea Grande recebe duas instituições

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215488.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A visita do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, a Brasília (DF) no dia 6 de setembro de 2010 resultou na ampliação da oferta do Ensino Superior no Estado. A proposta do Governo do Estado de federalizar a unidade da Secitec de Diamantino e instalar um Instituto Federal de Ciência e Tecnologia em Várzea Grande foi aceita e definida com o ministro da Educação Fernando Haddad, durante audiência no MEC.

A Granja do Ano: Embrapa é destaque na pesquisa agropecuária

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215487.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Pelo 24º ano a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), recebeu o prêmio Destaque A Granja do Ano, concedido pela Revista A Granja, da editora Centaurus. A premiação recebida foi na categoria Pesquisa Agropecuária e a solenidade ocorreu no auditório da Frasul, no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS. Representando a Embrapa, recebeu o prêmio o chefe geral da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS), Lucas Garrido.

Estado do Paraná se fortalece como produtor de uva e de vinho

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215485.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Paraná é um estado marcado pela produção pulverizada de uva e de vinho, com destaque especial para as vinhas localizadas em municípios da Grande Curitiba e nas regiões norte e noroeste do estado. O vinho produzido no Paraná, com forte aroma de uva, é colonial e tradicional, obtido a partir de variedades de uvas americanas híbridas, vindas do Rio Grande do Sul e do próprio Paraná.

Momento é de consolidar educação a distância

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215484.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Do rádio à internet, são muitas as possibilidades de estudo a distância que permitem ao aprendiz flexibilidade de horário e local para aprendizagem, metodologias mais interessantes e perspectivas de ser visto de maneira diferenciada pelo mercado de trabalho. É o que observa o especialista em educação a distância (EAD) e coordenador técnico do Programa Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo, Waldomiro Loyolla. Para ele, vivemos um momento de consolidação e melhor aproveitamento dos avanços tecnológicos e metodológicos.

Pesquisar este blog