Selecione o dia...

sábado, 11 de setembro de 2010

Certificação avança no Brasil e é essencial na cadeia produtiva de orgânicos e de não-transgênicos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215524.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O cultivo de produtos agrícolas orgânicos e de não-transgênicos se desenvolve no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste, como um pequeno nicho produtivo capaz de alcançar preços mais elevados em mercados exigentes como o europeu e o japonês. Insumos, tecnologias, conhecimento e respeito às normas nacionais e internacionais caracterizam o negócio diferenciado dessa cadeia produtiva, responsável por pequena parte da alimentação humana e animal no País.

Zona Tampão na Bahia será extinta no dia 17 deste mês

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215513.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Zona Tampão, na divisa da Bahia com o Piauí e Pernambuco, já tem data para acabar. No dia 17 de setembro de 2010, em solenidade marcada para acontecer no município de Formosa do Rio Preto, na região Oeste do Estado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) vai declarar extinta a Zona Tampão na Bahia.

Pesquisa Ipea: famílias brasileiras estão otimistas com a economia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215512.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os brasileiros estão otimistas em relação à situação socioeconômica do País, afirma o Índice de Expectativas das Famílias (IEF), constatado em pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizada em 3.810 domicílios de 214 municípios de toda a federação e apresentada no dia 31 de agosto de 2010, no Rio de Janeiro.

Os novos rumos da BRS Piatã

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215505.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Até meados de 2012 o projeto Comunicação e Transferência de Tecnologia para o Capim BRS Piatã - Cultivar protegida de Brachiaria brizantha segue adiante. Os resultados obtidos, como o Informativo Piatã, que está na sexta edição do seu terceiro ano e o Blog BRS Piatã, canal interativo de comunicação, foram itens que embasaram a prorrogação da proposta, liderada pelo pesquisador José Alexandre Agiova da Costa da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS).

Brasileiro terá cartão de identidade único em dezembro deste ano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215523.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As carteiras de identidades passarão a ser substituídas, a partir de dezembro de 2010, pelo Registro de Identificação do Cidadão (RIC). Trata-se de um número único de registro de identidade civil, disponível por meio de um cartão magnético com a impressão digital, que promete por um fim à necessidade de o brasileiro portar vários documentos.

Massey Ferguson prepara duas colheitadeiras para o Mais Alimentos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215510.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Com a inclusão das colheitadeiras no Programa Mais Alimentos, a Massey Ferguson já prepara a oferta de dois modelos prontos para atender a demanda no segmento. Inicialmente, a marca disponibiliza no mercado, as colheitadeiras MF 32 e MF 5650. Os modelos, que são produzidos em Santa Rosa, no interior do Rio Grande do Sul, já deixam a fábrica com o selo do programa de incentivo à agricultura familiar. As características que destacam os dois produtos são o baixo custo de manutenção, garantia de 24 meses para componentes vitais específicos e simplicidade de operação.

Planta obtida por melhoramento é protegida na lei do cultivar, mas pesquisadores querem patente

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215509.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Para o Brasil, ainda são incertos os impactos de uma decisão do Escritório de Patentes Europeu (EPO, na sigla em inglês) sobre a patenteabilidade de processos de melhoramento convencional de plantas que envolvam etapas consideradas tecnicamente inovadoras. A questão é importante pela presença muito expressiva da agricultura no PIB nacional, fruto de desenvolvimento tecnológico promovido especialmente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e por outras instituições como o Instituto Agronômico (IAC) de Campinas, a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Rede Interuniversitária para Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (Ridesa), o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e outras.

Especialista fala do uso sustentável de resíduos orgânicos em solos agrícolas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215506.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O uso sustentável dos resíduos orgânicos como fertilizantes será o tema da palestra do professor Nicola Senesi, do Departamento de Biologia e Química Agroflorestal e Ambiental da Universidade de Bari, Itália, durante o II Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais (Sigera), que ocorrerá de 15 a 17 de março de 2011, na cidade de Foz do Iguaçu (PR). O professor Senesi tem larga experiência no assunto e é considerado um pesquisador muito respeitado na área, com várias publicações científicas envolvendo o tema.

Embrapa e instituições chinesas articulam evento técnico-científico para 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215504.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Os agronegócios da China e do Brasil deverão se encontrar em Juiz de Fora (MG) em julho de 2011. Trata-se do Sino-Brazilian Dayring, evento que está sendo organizado pela Embrapa Gado de Leite em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) e a Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (CAAS).

CNA participa de Seminário sobre Leite

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215503.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Hoje, 11 de setembro de 2010, o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim, estará palestrando sobre mercado futuro de leite no I Seminário do Leite na Região Tocantina.

Pesquisar este blog