Selecione o dia...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Produtores temem mais restrição à agropecuária com Política Nacional de Mudanças Climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215562.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Engessado pelas várias exigências impostas pela legislação ambiental que está em vigor, o setor agropecuário teme mais restrições ao uso das propriedades para a produção com a Política Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC), transformada em lei no fim de 2009. Um dos pontos que preocupa a atividade é referente às metas de redução de gases de efeito estufa.

Camex reduz a zero tarifa de importação de algodão até maio de 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215561.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou ontem (14/09/10) a redução a zero da tarifa de importação de algodão de países de fora do Mercosul. A tarifa atual é de 10%. O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, disse que a redução valerá de outubro deste ano a maio de 2011, período de entressafra, para o limite de 250 mil toneladas do produto.

Embrapa Pesca e Aquicultura completa um ano com muitos desafios

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215558.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Após um ano de sua criação, a Embrapa Pesca e Aquicultura ainda tem muitos desafios pela frente, mas as perspectivas de desenvolvimento do setor são animadoras. "A Unidade da Embrapa, localizada em Palmas, no estado do Tocantins, mas com missão nacional, é a responsável por capitanear os processos de geração e disponibilização de soluções tecnológicas para garantir o crescimento da pesca e aquicultura no país, visando atendimento dos mercados nacional e internacional", esclarece Carlos Magno Campos da Rocha, Chefe Geral da Unidade.

Relatório da ONU aponta impunidade de quem explora trabalho escravo no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215555.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece a atuação do governo brasileiro no combate ao trabalho escravo, especialmente empreendido pelos grupos de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O documento, no entanto, aponta a necessidade de melhorar a atuação dos três níveis de governo, principalmente dos municípios, e recomenda a alteração da legislação para aumentar a pena de quem explora e faz a intermediação do trabalho escravo.

Baixa qualidade pode encerrar 75 programas de mestrado ou doutorado

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215563.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Setenta e cinco programas de pós-graduação do país (2% do total), totalizando 85 cursos de mestrado ou doutorado, devem ser encerrados por serem de baixa qualidade. Foi o que apontou a avaliação trienal (2007-2010) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgada ontem (14/09/10). Foram avaliados 2.718 programas de pós-graduação que correspondem a 4.099 cursos sendo 2.436 de mestrado, 1.420 doutorados e 243 mestrados profissionais.

Entrega do Ato Declaratório Ambiental (ADA) vai até dia 30 de setembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215560.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Produtores rurais que mantêm Áreas de Preservação Permanente (APP) ou Áreas de Reserva Legal podem obter isenção do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), bem como de outras áreas de interesse ambiental. Para ter direito à isenção tributária das áreas ambientais, é preciso anexar, obrigatoriamente, à Declaração de ITR o Ato Declaratório Ambiental (ADA), documento de cadastro das áreas do imóvel rural junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O prazo para entrega do ITR e do ADA, que são anuais, termina no dia 30 de setembro de 2010.

Sistema agropecuário sustentável já produz resultados em território sergipano

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215559.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Cerca de 30 agricultores de dez comunidades do Território da Cidadania Sertão Ocidental Sergipano puderam ver de perto os primeiros resultados das experiências feitas dentro do SAS (Sistema Agropecuário Sustentável), pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE). Eles se reuniram no dia 9 de setembro de 2010 na cidade de Tobias Barreto, a 130 quilômetros de Aracaju, com técnicos da Área de Negócios para Transferência (ANT) da Embrapa Tabuleiros Costeiros, além de representantes de associações e movimentos sociais ligados ao campo e representantes da prefeitura do município e do governo estadual.

Número de cursos de mestrado e doutorado cresceu 20% em três anos

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215557.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O número de cursos de mestrado e doutorado cresceu 20% no Brasil nos últimos três anos. É o que aponta a avaliação trienal (2007-2010) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgada ontem (14/09/10). O maior crescimento foi na Região Norte, com um incremento de 35% nos últimos três anos.

Brasil lidera ranking que mede progresso no combate à pobreza

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215556.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil lidera o ranking que mede o progresso de países em desenvolvimento na luta contra a pobreza. O ranking é da organização não governamental (ONG) ActionAid. Os novos dados foram divulgados ontem (14/09/10) no relatório Who?s Really Fighting Hunger? (Quem Realmente Está Combatendo a Pobreza?), em que a ONG analisa os esforços em 28 países para combater o problema. As informações são da BBC Brasil.

Brasil é exemplo de bom uso econômico de recursos naturais, diz Banco Mundial

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215554.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil é exemplo para o uso de recursos naturais a favor do crescimento econômico, segundo avaliação do economista do Banco Mundial (Bird), John Nash, que divulgou no dia 13 de setembro de 2010 um estudo sobre o assunto.

Pesquisar este blog