Selecione o dia...

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Instituto do Semiárido pesquisa boi resistente ao aquecimento global

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215584.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Instituto do Semiárido (Insa) tem em sua unidade experimental, no município de Campina Grande, na Paraíba, um pequeno rebanho com 102 bois de uma raça chamada Pé Duro. O nome não é apenas exótico e os animais não estão ali por acaso. Os bichos, que estão em estudo pelo Insa, se desenvolvem bem em terras de seca - inclusive em função da pata de casco duro, própria para o semiárido - e podem colaborar na formação de rebanhos mais adaptados ao mundo com aquecimento global.

Dia de Campo na TV chega à Venezuela

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215577.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A partir do mês de setembro de 2010, o programa Dia de Campo na TV, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai, mais uma vez, ultrapassar as fronteiras do Brasil. Depois do acordo de veiculação firmado entre a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e o canal argentino Sembrando Satelital, as reportagens serão veiculadas também no programa educativo Agrotendencia TV, da Venezuela, primeiro canal agropecuário daquele país.

Começam inscrições para seleção de chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215575.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Estão abertas as inscrições de candidatos ao cargo de Chefe-Geral da Embrapa Milho e Sorgo. O prazo se encerra no dia 14 de outubro de 2010. Podem participar do processo de seleção empregados da Embrapa e também profissionais de fora da instituição que atendam aos requisitos mínimos previstos na nova norma de recrutamento e avaliação de candidatos a chefes e gerentes gerais e no edital específico da Unidade.

Ministério da Agricultura simplifica importação de produtos veterinários

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215574.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os procedimentos para importação de produtos de uso veterinário e os destinados à alimentação animal estão mais simples. A Instrução Normativa nº 29 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicada no dia 15 de setembro de 2010, desburocratiza o processo, mantendo as exigências de segurança e garantia da rastreabilidade (procedência) dos produtos, como medicamentos, rações, kits de diagnóstico e material para pesquisa.

Solos do Acre apresentam características ímpares, dizem especialistas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215583.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Os especialistas em solos que estão participando da 9ª Reunião Brasileira de Classificação e Correlação dos Solos (RCC), realizada no Acre até o dia 17 de setembro de 2010, afirmam que determinadas regiões do Estado apresentam características ímpares na composição do solo. Os mais peculiares estão entre os municípios de Tarauacá a Sena Madureira, onde as obras da BR-364 encontram dificuldades devido ao solo. Os participantes realizam avaliações em campo neste trecho nos dias 15 e 16 de setembro.

Cáceres sedia 3º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215582.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] De 16 a 20 de outubro de 2010, será realizado em Cáceres, Mato Grosso, o 3º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal - GeoPantanal. O objetivo é promover o encontro e ampliar o conhecimento de profissionais das comunidades acadêmico-científicas e de estudantes interessados na área de geotecnologias, além de avaliar suas aplicações nos estudos do Pantanal e de regiões úmidas.

Governo estuda com empresários nova regulação do setor ferroviário

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215581.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O secretário executivo do Ministério dos Transportes, Mauro Barbosa da Silva, disse ontem (16/09/10) que o governo está conversando com representantes do setor ferroviário para discutir mudanças no marco regulatório do transporte ferroviário. Segundo ele, o decreto já está pronto e poderá ser encaminhado à Casa Civil nas próximas semanas.

Estiagem que atinge Paraná preocupa setor agrícola

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215580.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A estiagem que atinge o Paraná há alguns meses ? o maior produtor de grãos do país, com uma participação de 31,84 milhões de toneladas ? preocupa o setor agrícola em relação ao plantio da safra de verão 2010/11.

Audiência pública vai debater problemas causados pelos javalis em MS

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215579.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As perdas nas lavouras causadas pelos javalis em Mato Grosso do Sul e as ameaças com o crescimento desordenado do animal serão debatidos em audiência pública marcada para o dia 23 de setembro de 2010, às 14h, na Assembléia Legislativa de MS. A audiência é um desdobramento da reunião realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do MS (Famasul) no último dia 10, em Rio Brilhante, região mais atingida pelo ataque dos animais.

Lula incentiva o consumo da carne suína

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215576.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Sempre que possível, a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) participa do esforço da cadeia produtiva para divulgar as qualidades da carne suína. Durante a Expointer 2010, no dia 3 de setembro, a Unidade fez parte da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e presenciou uma degustação do presidente em uma barraca que vendia salame colonial. "O presidente Lula aprecia bastante a carne suína e sempre que pode expõe isso publicamente", disse o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini.

Pesquisar este blog