Selecione o dia...

sábado, 18 de setembro de 2010

Garantia-safra inicia pagamento a 393 mil agricultores familiares do NE e Minas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215594.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Começou ontem (17/09/10) o pagamento do benefício do Programa Garantia-Safra 2009/2010 da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Serão contemplados com o seguro 393.849 agricultores familiares de 351 municípios dos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco. O montante de pagamentos chega a R$ 59 milhões. O valor do benefício será pago diretamente ao agricultor em quatro parcelas de R$ 150, por meio de cartão eletrônico da Caixa Econômica Federal (CEF).

Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos lança novo portal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215590.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), acaba de lançar seu novo portal na internet. Com a reformulação, o portal explora o uso de novas tecnologias na apresentação de seus conteúdos, como previsão de tempo por meio do Google Earth ou a partir do Sistema de Informações Geográficas Aplicadas ao Meio Ambiente (Sigma).

Ministério seleciona projetos para a BioFach América Latina 2010

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215588.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulga Chamada para seleção de empreendimentos da agricultura familiar que participarão do estande do MDA na BioFach América Latina, edição de 2010. O evento acontece de 3 a 5 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP).

Reunião entre o Brasil e a Argélia destravam comércio de frango

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215587.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As exportações brasileiras de produtos de frango termoprocessados (cozidos) para Argélia devem deslanchar nos próximos meses. Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e empresas participaram, no dia 16 de setembro de 2010, em Argel, de uma audiência na Divisão de Serviços Veterinários do Ministério da Agricultura do país árabe para solucionar um impasse burocrático que impedia os embarques.

CNBB apela pelo voto ético, esclarecido e consciente nas eleições de outubro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215593.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota ontem (17/09/10) reiterando o apelo pelo "voto ético, esclarecido e consciente" nas eleições de outubro. Os bispos advertem ainda que é necessário superar "possíveis desencantos" com a política ao escolher "pessoas comprometidas". Os religiosos afirmam ainda que incentivam que todos assumam o papel de cidadãos que pensam em melhorar o Brasil.

Embrapa apresenta cultivares de feijão para colheita mecânica

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215592.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] Cerca de 30 produtores de sementes da Região Centro-Oeste conheceram ontem (17/09/10), durante uma reunião técnica realizada na Fazenda Sucupira (Brasília/DF), três cultivares de feijão desenvolvidas pela Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO). A BRS 9435 Cometa e a BRS Estilo ? grupo do carioca ? e a BRS Esplendor ? grupo do preto ? têm como principais características o alto potencial produtivo e a arquitetura de planta ereta.

Embrapa realiza sobre o cultivo do morango, pequenas frutas e frutas nativas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215591.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] Acontece de 21 a 23 de setembro de 2010, no auditório da sede Embrapa Clima Temperado, o V Simpósio Nacional do Morango e o IV Encontro sobre Pequenas Frutas e Frutas Nativas do Mercosul. Durante estes três dias de atividades serão abordados diversos temas como oportunidades de mercados, melhoramento genético, produção de mudas, aspectos fitossanitários, processamento, aspectos nutricionais e qualidade de frutos.

Anvisa suspende propaganda de suplemento alimentar Creatina

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215589.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou como medida de interesse sanitário a suspensão de todas as propagandas que possam induzir o consumidor a ingerir o alimento Creatina, de responsabilidade da empresa Probiótica Laboratórios Ltda.

Campo Grande poderá sediar Congresso Mundial da Carne em 2011

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215586.htm
[ ECONOMIA # EVENTOS ] A Capital de Mato Grosso do Sul pode ser o centro de encontro de visitantes do mundo todo interessados em discutir a pecuária em 2011. Será anunciada entre os dias 26 e 29 de setembro, durante o XVIII Congresso Mundial da Carne, em Buenos Aires, a próxima cidade anfitriã do evento e Campo Grande é a principal concorrente.

Aumento de consumo desafia agricultura orgânica brasileira

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215585.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os produtores de alimentos orgânicos brasileiros têm um desafio para os próximos anos: conseguir atender à demanda, que é bem maior que a oferta. Segundo o coordenador-geral de Diversificação Econômica do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), José Batista, a produção orgânica nacional vem crescendo mais de 20% ao ano e cerca de 70% dela é exportada para a Europa.

Pesquisar este blog