Selecione o dia...

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Regiões Norte e Nordeste serão as mais afetadas por mudanças climáticas

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215636.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] As populações das regiões Norte e Nordeste serão as mais afetadas nas próximas décadas se houver agravamento das condições climáticas no Brasil, o que pode aprofundar as atuais desigualdades regionais e de renda. O diagnóstico consta do Boletim Regional, Urbano e Ambiental número 4, elaborado por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e feito com a participação de especialistas de diversos setores no país.

Controle biológico da broca-da-erva-mate é tema do Dia de Campo na TV

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215640.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] O Dia de Campo na TV vai falar sobre o Controle biológico da broca-da-erva-mate. O programa vai ao ar dia 24 de setembro de 2010, pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9h30, com reprise às 15 horas. E no 26 de setembro, às 8h pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica e internet).

Ambientalistas protocolam posições de candidatos sobre o Código Florestal

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215638.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Um grupo de organizações ambientalistas protocolou, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as respostas dos quatro principais candidatos à Presidência da República ? Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (P-SOL) ? a questões ligadas a mudanças no Código Florestal. Elas querem que os posicionamentos dos presidenciáveis sejam anexados aos seus respectivos programas de governos.

Baixa qualidade do leite compromete exportações brasileiras do setor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215637.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O Brasil é o sexto maior produtor mundial de leite, mas as taxas de exportação do produto são baixas, uma vez que a qualidade da produção não atinge padrões exigidos por países europeus e pelos Estados Unidos, por exemplo. Uma das propostas que tentam mudar esse cenário consiste no pagamento, por parte das indústrias, aos produtores que oferecem produtos de melhor qualidade. O assunto é um dos temas do IV Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, que começou ontem (22/09/10) e vai até amanhã (24), em Florianópolis (SC).

Aprovado zoneamento agrícola da mamona em seis estados

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215644.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Os municípios mais indicados para o cultivo da mamona nos estados do Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte estão indicados no zoneamento agrícola publicado no Diário Oficial da União de ontem, 22 de setembro de 2010. As orientações de plantio da oleaginosa estão disponíveis nas Portarias nº 321 a 326 - clique aqui para acessar a publicação.

Inscrições para missão comercial à China terminam dia 29 de setembro

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215643.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] O maior comprador dos produtos do agronegócio brasileiro realiza, de 10 a 12 de novembro de 2010, mais uma edição da feira de alimentos e bebidas Food and Hotel China (FHC 2010). O evento acontece em Xangai (China) e terá espaço brasileiro organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Empresários interessados em fazer parte da delegação podem se inscrever até o dia 29 de setembro.

TSE prorroga até dia 30 prazo para tirar 2ª via do título de eleitor

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215642.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] As pessoas que perderam o título de eleitor têm até o dia 30 de setembro de 2010 para solicitar a segunda via do documento. O prazo se encerrava hoje (23/09/10), mas foi prorrogado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O procedimento pode ser feito em qualquer cartório eleitoral, mesmo se o eleitor estiver fora de seu domicílio de votação.

Embrapa Caprinos e Ovinos adota compostagem para pequenos ruminantes

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215641.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A compostagem pra pequenos ruminantes adotada pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sebral/CE) é a primeira experiência no Brasil dessa prática. O processo, que possibilita a decomposição de carcaças de animais mortos, evitando riscos de contaminação ao solo e de disseminação de doenças, é a saída mais eficaz para o tratamento a resíduos de animais mortos.

Evento na Bahia debate biodiversidade e conservação de polinizadores

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215639.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] A ação benéfica de insetos no meio ambiente e na produtividade de culturas agrícolas é um assunto cada vez mais presente entre pesquisadores, produtores, professores, estudantes, apicultores e meliponicultores. Justamente para esse público está programado a realização da III Semana dos Polinizadores, de 5 a 8 de outubro de 2010, no Centro de Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA).

Brasil é destaque nas discussões da ONU sobre combate à pobreza e à fome

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215635.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] O Brasil é citado como exemplo nas principais discussões sobre combate à pobreza e à fome na 65ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA). Representantes dos Estados Unidos, da Espanha e da Nicarágua demonstraram interesse em negociar parcerias com o governo brasileiro. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, disse que o segredo da eficiência está na decisão política.

Pesquisar este blog