Selecione o dia...

sábado, 25 de setembro de 2010

Poucas pessoas são condenadas por crime de trabalho escravo no Brasil

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215665.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Poucas pessoas são condenadas à cadeia pelo crime de trabalho escravo, apesar de o país ter leis e ordenamentos jurídicos que garantem a punição criminal nesses casos. A constatação é do presidente da organização não governamental Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, e compartilhada por juristas que participaram ontem (24/09/10) de oficina sobre trabalho escravo organizada pela Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Maior capitalização da história faz Europa voltar olhos para Petrobras

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215664.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Até então pouco comentada na Europa, Petrobras fisga a atenção da imprensa alemã. Jornais apresentam a empresa brasileira responsável pela maior capitalização da história, e recomendam que o nome não seja esquecido. Embora os principais jornais alemães acompanhem o assunto, os especialistas em economia e energia mantêm certo distanciamento em relação à maior capitalização já vista na história ? 120,36 bilhões de reais anunciados no dia 23 de setembro de 2010 pela Petrobras.

Empate em 5 a 5 leva à suspensão do julgamento da Ficha Limpa

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215661.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Depois de 11 horas e 23 minutos de debates, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu suspender, por tempo indeterminado, o julgamento do processo em que é questionada a validade da Lei da Ficha Limpa. A suspensão foi a saída encontrada pelos dez ministros para o impasse diante do fato de que nenhuma das posições, a favor ou contra a aplicação da lei, saiu majoritária das discussões, restando um empate em 5 votos a 5.

Pragas iniciais da soja: os cuidados devem começar antes da semeadura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215657.htm
[ TECNOLOGIA # NOTICIAS ] A cultura da soja pode ser atacada por insetos-pragas desde a semeadura até a fase final de enchimento de grãos. O ataque começa com as pragas iniciais, seguido pelos insetos desfolhadores e brocas e, finalmente, pelos sugadores (percevejos, ácaros e mosca branca). O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), Crébio José Ávila, explica que as pragas iniciais são aquelas que ocorrem nos primeiros estádios de desenvolvimento da cultura, ou seja, até 25/30 dias após a emergência da cultura.

Diversidade e preços atrativos marcam feira de flores da Ceagesp

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215663.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] Considerada a maior do país e uma das maiores do mundo no gênero, a Feira de Flores da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) está ainda mais colorida com a chegada da Primavera. Durante a estação, 70% dos tipos de flores comercializados são mais propícios nesse período. "Neste ano, a falta de geadas contribuiu para o aumento da produção", informa o economista da central de abastecimento, Flávio Godas. Ele explica que o clima favorável deve propiciar mais variedades a preços atrativos.

Definidas regras para subvenção a produtores de cana do Nordeste

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215662.htm
[ ECONOMIA # NOTICIAS ] A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou, no dia 23 de setembro de 2010, o regulamento para subvenção aos produtores de cana-de-açúcar do Nordeste, safra 2009/2010. Podem receber o benefício agricultores e/ou cooperativas que tenham processado a cana em usinas da região, no período de 1º de agosto de 2009 a 31 de julho de 2010. O regulamento prevê o pagamento de R$ 5, por tonelada de cana entregue, com limite de 10 mil toneladas por produtor. A subvenção foi autorizada, em junho, pela Lei nº 12.249 (artigos 131 e 132).

Movimentos sociais protestam contra "golpismo midiático"

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215660.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Movimentos sociais e partidos políticos se reuniram na noite do dia 23 de setembro de 2010 para protestar contra a cobertura eleitoral feita pelos grandes veículos da mídia comercial. De acordo com os participantes do Ato contra o Golpismo Midiático, jornais e revistas desses conglomerados de comunicação social, com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro, estão agindo contra a candidatura do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência da República.

Bancários podem entrar em greve em todo o país a partir do dia 29

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215659.htm
[ POLITICA # NOTICIAS ] Os bancários podem entrar greve por tempo indeterminado em todo o país a partir do dia 29 de setembro de 2010 caso não haja um acordo com os patrões. A orientação do comando nacional de greve da categoria é a realização de assembleias, no próximo dia 28, a fim de discutir a viabilidade da paralisação já no dia seguinte. No dia 23, as negociações com os bancos públicos, Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Brasil (BB), não avançaram.

Pesquisadores irão discutir os efeitos do aumento da radiação UV na agricultura

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215658.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O evento que poderá abrir novas fronteiras de pesquisa de grande importância para o Brasil, em especial para a agricultura, está programado para ocorrer no período de 4 a 7 de outubro de 2010, Em São José dos Campos (SP). Em uma iniciativa inédita, a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP) e a Universidade do Vale do Paraíba (Univap), localizada em São José dos Campos (SP) realizam o Primeiro Simpósio Brasileiro sobre os Efeitos do Aumento da Radiação UV na Agricultura.

1º Fórum Paulista de Agroecologia

Leia esta matéria na íntegra em www.agrosoft.org.br/agropag/215656.htm
[ TECNOLOGIA # EVENTOS ] O 1º Fórum Paulista de Agroecologia será realizado entre os dias 13 e 15 de outubro de 2010 no campus de Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), rodovia Anhanguera, km 174.

Pesquisar este blog